Dúvidas, Teclado Melhor, Tocar Melhor

    Autor Mensagem
    Tuomas Hol
    Veterano
    # set/08


    E aí galera, sou novo aqui no forum, mas já manjo um pouco o funcionamento deste recinto.

    Estou precisando de uma ajuda de vocês, éo seguinte:
    Tenho um teclado Yamaha PSR300 das antigas, e o som que eu curto é fica no symphonic e power metal, então gostaria de saber quais os teclados seriam os mais indicados pra mim, desde o mais baratos até o mais caro.

    E mais uma coisa eu toco guitarra à um tempo e sei um pouco de partitura e tals, e por exemplo se a guitarra tá em uma base de D5 (power chord), quais acordes eu poderia usar, por exemplo:
    D, Dm7, Dm...?

    Por enquanto é só tudo isso.
    Obrigado

    ROTTA
    Veterano
    # set/08 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Tuomas Hol
    e por exemplo se a guitarra tá em uma base de D5 (power chord), quais acordes eu poderia usar, por exemplo:

    Se o tom da música é D, você usa a escala de D. Simples assim...
    Agora se o tom é outro, F por exemplo, o power chord provavelmente é um Dm.

    Abraços.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Tuomas Hol
    o som que eu curto é fica no symphonic e power metal

    Disseram uma vez aqui no fórum "Pra metal, Korg não tem igual!(rendeu uma letra completa e até as cifras, mas ninguém foi cara-de-pau o suficiente pra gravar rsrs...)
    Acho que é essa a marca pra vc.

    Pra vc acho que seriam interessantes esses:
    X50 - fácil de carregar e mais barato. Achei na net por R$ 2.990,00 (aqui)

    TR - tem de 61, 76 e 88 teclas e é bem mais mais completo. R$ 4.235 o de 61, R$ 4.730 o de 76 eR$ 7.135 (todos aqui)

    M3 - Esse é coisa séria, som incrível e muito poderoso. Não achei vendendo, mas a última vez que tinha visto tava em torno de 10 mil

    OASYS - Esse faz tudo. TUDO mesmo. É o top da Korg: se o TR fosse um Corsa, o M3 seria um Vectra e o OASYS seria um Airbus A380. Mas não custa sonhar, né? :) Esse tá uns 22, 23 mil...

    Se tiver começando agora, pode tb ver um usado, sempre sai mais em conta.

    Outra opção que pode ser interessante tb é comprar um módulo e ligar no seu teclado via MIDI. Depois vc troca o teclado por um controlador sério e vai ter um instrumento bom. Nesse caso o que vc vai perder é a praticidade de ter tudo num "pacote" só, ter que montar e desmontar tudo toda vez que for tocar.

    Espero ter ajudado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    E mais uma coisa eu toco guitarra à um tempo e sei um pouco de partitura e tals, e por exemplo se a guitarra tá em uma base de D5 (power chord), quais acordes eu poderia usar, por exemplo:
    D, Dm7, Dm...?


    se a dúvida é como tocar no teclado toca D5 mesmo, senão fica com cara de harmonia de sertanejo

    -----------------------

    ou vê o tom, campo harmonico
    se a música é em C esse D5 dá pra substituir por Dm
    se por exemplo é em G esse D5 é um D (ré maior)
    mas cada caso é um caso

    Edher
    Veterano
    # set/08
    · votar


    http://www.kurzweilmusicsystems.com/Product.php?product=43
    teclados bom tambem são esses ai eu acho uma das melhores marcas tem Kurzweil K2661, K2600X, e o K2600 (antigo teclado de Mrº Jordan Rudess) são bons cara.

    Artref
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu fiz parte do incrível coro "Korg pra metal mata a pau" e etc, hahaha.

    Ótimo post do tecladoprofusao, eu gostaria de acrescentar:

    X50: Ótimo custo benefício, mesma engine sonora do Tr e já quase comprei um novo por 2650, pagando em din din.

    TR: Mesmo som do X50, mas o resto tem mais qualidade e tem sequencer. Dá pra conseguir o de 61 teclas por menos de 4mil se pagar no dinheiro.

    Triton: Já antigo porém ainda dá um ótimo som e possui mais recursos de efeitos que o TR. O de 61 teclas só é bom negócio se for por uns...3000, sei lá.

    Triton LE: Um Tr mais antigo e com menos coisas, atualmente não vale mais a pena, pois até mesmo o substituto, o TR, está saindo de linha. Menos de 500 reais que o Tr de mesmo número de teclas, senão não vale!

    Triton Extreme: Um puta teclado, muito melhor que os outros acima, porém caro e difícil de achar. Vai cair muito de preço com a chegada do M50, acho que agora não vale a pena pegar, melhor esperar o M50. Preço justo: de 4800 a 5500 no de 61 (tá muito bem pago), de 5500 a 6500 no de 76 e no de 88 uns 8500, no máximo.

    M50: Recém lançado, ainda não tem no Brasil. Preço ainda não estimado, porém será um puta negócio, já que ele tem, segundo a Korg, a mesma engine e os mesmos efeitos do M3, e custará preço semelhante a um TR.

    M3: Workstation top da Korg (o Oasys não conta porque ele não é um Workstation). Foi recém expandido e agora possui expansões, sons e recursos totalmente novos e gratuitos. Uma máquina. Possui recursos, capacidades e som pra tudo que você pensar. Faz tudo com maestria, com exceção do piano que é apenas bom, mesmo na nova expansão. Preço justo: 7500 no de 61 teclas, uns 9500 no de 73 (isso mesmo, 73 e não 76) e uns 11 ou 12 no de 88.

    Oasys: O melhor "teclado" do mundo, sem concorrentes. A melhor coisa parecida com teclado já inventada na história, não há absolutamente nada que chegue sequer perto (nem o M3). Ele une em um só instrumento as vantagens do instrumento hardware com recursos de software, trata-se de um novo conceito. Ele é na verdade 7 teclados em um só e são 7 DE VERDADE, tem um simulador de organ dentro dele de verdade, tem um VA de verdade e muitos outros instrumentos, com várias sínteses e etc. Não dá para descrever só nesse post o que ele é a mais que os outros, eu ficaria um dia todo falando pra você. Se você chegar com din din na mão, leva pra casa por 19mil reais. Poucos no Brasil têm, eu que fuço todo dia na net só fiquei sabendo de duas pessoas e uma loja com ele no estoque.

    Tuomas Hol
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Obrigado pelas respostas ae pessoal.
    Agora estou com a cabeça mais aberta e já sei quanto vou ter que gastar...hehehehehehehehe

    Agora vamos falar de preço:
    Quais teclados eu gastaria até 2.000, e poderia fazer um sonzinho legal, de preferencia se tivesse aquele negócio que deixa alguns sons parecidos com da guitarra ?

    Obrigado, de novo!

    Edher
    Veterano
    # set/08
    · votar


    um S 500 ou com um pouco mais S700 da yamaha( arranjadores0

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Tuomas Hol
    Bem... Korg por menos de 2000 só se for usado, mesmo. Dei uma olhada rápida no Mercado Livre e vi o M1, X3, N364 e o 01/Wfd por até esse preço.

    Desses só conheço mesmo é o N364, acho que o modo Combi dele é muito interessante pra tocar ao vivo, tem sints e metais maravilhosos, cordas razoáveis, boas guitarras mas o piano deixa a desejar. Dependendo do que vc quiser tocar, pode valer a pena.

    O M1 eu sempre escutei, mas só toquei uma única vez numa loja quando tinha acabado de chegar. É um clássico, quem escuta o som reconhece ele, mas, como todo clássico, já tá muuuito ultrapassado. Já vi vendendo de R$ 800 até R$1.900. Se achar por menos de 1000, é jogo.

    Dá uma olhada aqui pra conferir.

    Quanto à dica dos PSR do Edher, é uma boa idéia se for pra tocar em casa ou tocar sozinho. Tem amplificação própria e uns sons legais. Porém não recomendaria se vc pretender tocar NUMA BANDA com ele. Eu uso um PSR 2100 ao vivo e não tô muito satisfeito, apesar de eu adorar o som dele, essa linha não foi feita para pegar a estrada com banda, é pouco robusta. Toda vez que a gente sai ele volta faltando um pedaço. Quando parar de carregar a bateria e guitarras no mesmo porta-malas, talvez ele volte inteiro hehe...

    Novo nessa faixa tem o MM6, da Yamaha, que tá vendendo igual a pão quente de manhã. O som é muito bom, tem harpejador, botões pra edição em tempo real... É um bom sintetizador nessa faixa de preço.

    Vi também o Juno D, sinceramente não conheço, mas tem gente que ama aqui nesse fórum.

    Dá uma olhada.

    Vou aproveitar o post para dar uma dica: Não ceda à tentação de comprar um "marba" (o teclado "marbarato" que vc achar), tipo Fenix, Medeli, Casio... Quando ver um que te interesse procure saber TUDO sobre ele, escute o som, pesquise se ele tem assistência técnica por perto, procure saber de alguém que tenha um... se só depois abra o bolso e leve ele pra casa.

    Mas... Só pra te perturbar mais um pouquinho... E módulo? Não acha uma boa? Pesquisa rápida no ML: Módulos

    Abraço.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Opa! faltou uma coisinha! Links pra informações:

    Yamaha MM6 / MM8
    Roland Juno D Limited Edition
    Korg N364
    Korg M1
    Korg 01/Wfd
    Korg X3


    Tradussõeins "páueredi bai Gúgol" (cum purtugueis inpecáveu)

    Korg N364
    Korg M1
    Korg 01/Wfd
    Korg X3

    Tuomas Hol
    Veterano
    # set/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Valeu cara.
    Eu tava olhando esses aí que você me falou, e encontrei o Yamaha S03 por uns 1.500 + ou -.
    Será que ele aguenta um Power Metal ?
    E também vi o Yamaha MM6, só que vi também que ele não permite edições de som, será que o S03 tem esse mesmo "problema" ?

    Obrigado.

    Faop
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Será que ele aguenta um Power Metal
    Se aguenta? Neguin me xinga que mal da pra ouvi o timbre da guitarra hehe. Brincadeiras a parte, da um caldo nessa faixa de preço. Só que ele peca em edições né, o S03 é mais completo no quesito edição, mas se você ja quiser timbres prontos de uma qualidade alta pra faixa de preço, MM6 e fique feliz.

    JowR
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Por favor, nao me fale em OASYS que dá até um aperto no coraçao =D


    Tuomas Hol

    Cara, pra metal é Korg. Olha só o Tuomas do Nightwish, até a cueca dele deve ser da KORG. =) O set dele é um OASYS, KARMA, N364, TRITON, TRINITY. Mas de fato, existem alguns teclados que tem um preço um pouco "elevado". Entao nao tenha medo! Pesquise no Youtube, olhe no FCC, vá numa loja e teste. O dinheiro é seu, entao valorize-o e compre o teclado que voce gostou e que voce acha que vai aguentar o "tranco".
    Boa Sorte!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    JowR
    Se ele tem um OASYS, pra que ele usa o Karma? E o N364? E o Triton? E o Trinity? E o resto da banda também? :)

    Faop
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Faop
    · votar


    Se ele tem um OASYS, pra que ele usa o Karma? E o N364? E o Triton? E o Trinity? E o resto da banda também? :)

    Pura formalidade hehe

    Na verdade ele só usa o OASYS em estúdio, é mais fácil ele carrega o Karma, o Trinity e o N364 do que o monstro do OASYS hehe.

    Tuomas Hol
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Faop
    Valeu cara, agora já to mais sossegado, e vou dar uma procurada no S03, talvez seja ele mesmo (enquanto não sou rico..hehe).

    JowR
    Boa, cueca é foda, HUAHUAHUAHUAHUAHUA.
    Não é que estou com medo cara, só quero ir em uma loja e "saber o que quero", porque em sua maioria, os vendedores nem sabem o que vendem e querem vender gato por lébre, mas valeu o conselho.

    Obrigado todo mundo aí.

    JowR
    Veterano
    # set/08
    · votar


    tecladoprofusao

    Tambem nao sei. Mas as vezes o cara precisa de varios teclados e nao em um ''tudo em um''. E tambem imagina levar um OASYS pra todo lugar? =D

    Tuomas Hol

    Cara nao tem vendedor melhor que youtube. Vai no site do(s) fabricante(s), olha o modelo que voce quer e olha as especificaçoes lá, procura umas "reviews" em foruns como esse, e vai no youtube pra ter uma "demo" do teclado. Nao tem erro! =))

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas, Teclado Melhor, Tocar Melhor