Vou gravar um CD demo e preciso de opiniões sobre as músicas

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08


    Muita gente aqui sabe que trabalho apenas com VSTs. Eu estou querendo gravar um CD demo para enviar para produtores aqui em São Paulo, pois tenho interesse em trabalhar com Jingles, trilhas, e também de formar uma banda que tenha um estilo parecido com as minhas músicas (mas isso é mais para frente).

    O que importa é que eu tenho cinco músicas prontas, e eu estava muito ressabiado de colocar elas na net porque não tenho nenhuma registrada, e sabe com é né, tem muita gente sem a menor ética por aí...

    Mas eu também não tenho quem possa me dar opiniões, conselhos, dicas sobre as músicas, e sozinho sinto que não tenho parâmetros suficientes para perceber as coisas que preciso melhorar nelas.

    Eu gostaria que a galera opinasse, mas sinceramente mesmo, sobre as melodias, as bases, os solos, ajustes de reverb, mixagem, efeitos, timbres, etc... Porque eu não quero mandar uma coisa para os produtores que não esteja no mínimo legal, e embora eu não seja profissional e tenha feito tudo no meu quarto, minha intenção é me profissionalizar.

    É isso, galera. Opinem por favor, porque vai ser importante para mim saber a opinião de vocês para melhorar o que tiver que ser melhorado. Só coloquei essas músicas na net por esse motivo, e embora tenha receio por elas, não encontrei outra opção.

    As músicas:

    http://palcomp3.com/maurozaidan/






    Abraços.

    João Gilberto
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Como o amigo pediu aqui segue minha sincera opinião:

    Dentro da caixa craniana:

    Bateria baixa, ausência de peso e volume no baixo.

    Eu preferia que o som que percute por toda música não estive tão em evidência, as vozes do fundo ficaram baixa em relação a ela.

    Na parte em que essa voz principal fica praticamente sozinha (gostei dessa parada) era bom mudar um pouco a linha dela.

    Achei no geral a música interessante, só achei meio repetitiva, mas isso é meu gosto. O som que entra fazendo um solinho perto do fim me lembrou aquele filme que vive na Sessão da tarde: Dragão Branco III.

    Vou almoçar agora, depois avalio o resto...

    Espero ter ajudado.

    João Gilberto
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: João Gilberto
    · votar


    Suco de Manga

    Gostei do orgão e do piano.

    A bateria e o baixo continuam meio sem volume. Quanto ao timbre do baixo eu utilizaria um mais "gordo" e clássico como se costume dizer no meio da música no começo e no fim manteria o seu.

    Não sei se é meu fone ou meus ouvidos mas eu to sentido a gravação meio que "puxada" demais pra direita.

    O aperto das águas do cano

    Não gostei muito dessa música, me senti dentro do Castlevania, aquele jogo de super nintendo. A bateria não está baixa e o orgão do fim tá bom. Quanto a mistura: piano+som sintetizado foi o que mais me desagradou. Eu acho uma idéia malhada, preferi as partes sem o piano. Bela execução do orgão, parabéns, teve sentimento.

    Incenso

    Você já escutou a música "Novamente" do último album de Ney Matogrosso, lembra ela. Essa foi a que mais gostei até agora. Gostei dos timbres, sugiro só uma revisão no pan, dá uma espalhada maior na percussão, levar o piano todo pra o lado esquerdo. Em algumas partes subir o volume da percussão, como se fosse o instrumentista dando uma pancada ou outra com mais força.

    Conversa

    Achei bonita, parecido com o estilo aqueles tecladistas de Metal melódico. Não escuto muito esse estilo, apenas "observo" as bandas que vem no estúdio que trabalho. Qual instrumento de corda é esse timbre. Eu sugeria um Cello, pra um dueto acho o mais interessante.

    -x-

    Espero ter contribuído, vamos bater as opniões.

    Parabéns pelo seu trabalho, bela execução. Até mais.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    João Gilberto


    Cara, valeu pelas dicas. Eu fiz tudo com fone, até porque só tenho tempo de madrugada para gravar, e moro em prédio... e vou tentar equalizar melhor.

    E vou me ater mais nesses pontos que você falou, muito bom saber o que precisa melhorar.

    Quando tiver algo novo eu posto aqui novamente.

    Artref
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Artref
    · votar


    Amigo, primeiramente parabéns por compôr. Só quem tenta fazer sabe o quanto é difícil criar algo que seja bom e não seja cópia descarada de algo já ouvido.

    Ouvi apenas a "Dentro da caixa craniana". Achei interessante a proposta da música, senti uma certa "tristeza moderna". Aliás, gostaria de saber o que o amigo buscou expressar nesta canção.

    Colega, tá faltando, no geral, brilho e peso. A música toda está muito "média". Infelizmente a qualidade geral de todos os instrumentos não está boa...assim como o reverb, que julgo ser o que mais está prejudicando sua idéia.

    O que eu sugiro: trocar todos os instrumentos, sinceramente. Você usa VST, né? Tente usar outro melhor ou então use um (bom) teclado...A qualidade geral deste VST não está boa na minha opinião. Honestamente, você merece algo de mais qualidade sonora para expressar as suas idéias interessantes.

    Talvez a perda de qualidade tenha acontecido na hora de passar para mp3 ou então a sua placa de som é que não é muito boa...não sei.

    É possível você usar outra coisa para fazer a música? Se não for, sugiro:

    -Aumentar o volume da bateria e equalizar para que ela fique com mais peso e mais brilho. De repente você poderia trocar os instrumentos, achei que ela está um pouco sem vida. Também tente deixá-la mais uniforme e fluida...a dinâmica está um pouco desigual, tem hora numa mesma frase que a caixinha bate numa intensidade, depois fica mais fraca, mais forte...enfim.

    -Que tal colocar em tercina a guitarra, no trecho dos 27 e 31s?

    -A voz da guitarra que se inicia aos 36s poderia ser mais destacada, na minha opinião.

    -Fazer o baixo aparecer melhor, sem aumentar o volume, aumentando talvez o peso dele...um compressor e uma equalizada iam ajudar.

    -Ajustar o reverb, não sei como pois não sei o que você está usando, mas com um reverb mais interessante acho que já melhora muita coisa.

    Um abração!

    EDIT: Dei pro meu pai ouvir e ele teve a mesma opinião que eu...e olha que meu pai tem 50 anos de música.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Artref


    Cara, valeu pelas dicas. Acho que o problema não é os VSTs, mas o operador hehehe. E minha placa é on-board, e já viu né, fica fraco o resultado, ainda mais passando para MP3.

    Os reverbs eu acho que não peguei o jeito ainda, estou usando o WizooVerb, que é muito bom mas eu não tenho experiência então me embanano mais que a música.

    E em relação a música, vou compor outras, já pensando em todas essas dicas e mais outras que estou pegando em comunidades do orkut para não ficar tentando consertar algo e deixar pior ainda, mesmo tendo todas as masters gravadas no cubase.

    Valeu pelas opiniões.

    Artref
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauro Lacerda

    Não, amigo, o problema não é o operador e sim o que ele está usando. Faça essa mesma música num setup melhor e você verá a diferença.

    Você vai ter que gastar uma grana se quiser ter mais qualidade, sinceramente. Seja comprando uma placa nova, ou um micro novo, ou VST´s melhores, ou então comprando um workstation top de linha que tenha uma qualidade boa (essa última é a que eu faria).

    Eu sinceramente não gostei do reverb. E poxa, não desista da música, você não vai estragar nada tentando melhorar, pelo contrário! Eu já cheguei a refazer uma música 5 vezes, recomeçando do zero.

    Produtores bons estão acostumados à qualidade dos melhores componentes. Então, sinceramente, para mim não adianta você compor mais várias músicas se você não trocar a fonte pela qual você expressa seus sentimentos.

    Um abraço e novamente parabéns pela criatividade.

    elektrodisco
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Parabéns por compor. Realmente não é facil..masi dificil ainda é divulgar !! Quanto ao resultado da gravação, vc ja esta com bastante opiniões.
    Pelo estilo de musica, gosta de progressivo. Ja escutou Gentle Giant ? Uma loucura !

    João Gilberto
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauro Lacerda

    Quais os vsts que tu usando? Controlando eles com o que?

    Coloca a lista pra gente saber.

    Até mais.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    João Gilberto


    VSTs:

    Akoustik Piano
    Elektrik Piano
    EWQL SO Gold
    EWQL RA
    B4
    CS 80
    Moog Modular
    EzDrummer com todas expanções
    Chris Hein Bass
    Chris Hein Guitar

    OBS: esse foram os que usei, mas tenho mais um monte de VSTs.

    Gravei usando o Cubase.
    Finalizei com o Sound Forge 8, usando o WizooVerb.

    Meu controlador é um UF8.

    Tiago Almeida
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Olá amigo, desejo-lhe toda a sorte do mundo com a gravação do seu CD. O lado técnico é bastante importante, mas há um aspeto que gostaria de salientar e que a meu ver é tão importante como a gravação em si.

    Muitos não concordam, mas hoje ser músico é mais do que ter uma voz ou saber tocar um instrumento. Conhecer a indústria musical é meio caminho andando para que possamos ter sucesso, ainda por cima sendo ela tão competitiva.

    É por isso que sempre que encontro com meus amigos músicos que recomendo o Music Business de Kiko Loureiro. Mais do vender a ilusão de viver de música, o novo guitarrista dos Megadeth diz como devemos proceder para alcançar o sucesso.

    Fala-nos, por exemplo, de assuntos como angariação de patrocínios, redes sociais e assessoria. Vou deixar o link para que possa saber mais: http://mundodemusicas.com/music-business/

    Abraço e boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vou gravar um CD demo e preciso de opiniões sobre as músicas