O que quer dizer DSP ?

    Autor Mensagem
    liliane.coimbra
    Veterano
    # jun/08


    Li emum outro tópico que o dgx-620 fica com um otimo som com o reverb, chorus e DSP ligados.
    Não encontrei DSP no manual embora nos sites digam que esse teclado tem isso.
    Não sei o que quer dizer... Alguem pode me ajudar?

    Veneta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Digital Sinal Processor
    É um processador dedicado para processar o áudio aliviando o processamento central da CPU

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    E como ligar isso?
    Ele pode ter outro nome?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    O DSP, como disse o Veneta, é um processador de efeito. O Chorus e o Reverb são DSPs também.
    No caso da Yamaha, os teclados "de verdade" já vêm com DSPs internos: Reverb, Chorus, e, às vezes, um (ou mais) configurável. Eles podem ser ligados e desligados. Esse configurável é usado para efeitos de flanger, phaser, tremolo, distorção, etc.

    Procure por um botão no painel, ou alguma configuração em um menu que lhe permita acessá-lo. No meu teclado (PSR 2100) o botão tem a inscrição DSP mesmo, mas pode ser "effect", "variation" ou algo parecido.

    Nas especificações do DGX-620 no site da Yamaha, só comenta 2 efeitos: chorus e reverb (Harmony não conta, é outra coisa). Tem certeza que vc leu "com o reverb, chorus e DSP ligados" e não "com os DSP reverb e chorus ligados"? (às vezes confunde se tiver em inglês)

    Um pouco "off-topic"... Vc tocou no DGX 620? O que achou da mecânica das teclas, comparando com outros teclados?

    expedifer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Na linha Yamaha, DSP não passam de pré-programas de edições/efeitos de sons (envolvendo timbres solos ou arranjos). Na verdade é uma "ajuda" a quem não sabe ou não tem paciência de editar efeitos nos timbres ou fazer alterações nos mais novos (semi-sintetização que o teclado não consegue montar na edição).

    Exemplos de DSP pra ter uma ideia nos mais avançados arranjadores (do PSR 1000/3000 ao S900/TYROS) são DSPs de duetos/trietos/sintetizados, sons metálicos, de sinths modernos, acusticos, fortes echos/reverb/hall/etc, aparecendo ate sons tremidos, sussurros, assobiados, chiados, roucos, led-iados, chuvosos, etc. É como se tivessem um sistetizador com patch/demos dentro dele. Mas sem poder fazer qualquer alteração neles, apenas no "volume" ou "dose", mas podendo mixar um com o outro dsp (me parece que ate 4 nos tops).

    Já num sintetizador "de verdade" tal qual o mais "pobre" da familia Roland que é o Juno G (falo S."de verdade"), se pode fazer TUDO o que faz esses DSPs da Yamaha e salvar as centenas (ou milhares) em timbres e muito mais. O próprio JG quando vem novo de fabrica já vem com muita coisa montada no modo Perform. Muitos efeitos prontos pra brincar (e muito mais poderosos que os DSPs da Yamaha, absurdamente mais completos e bonitos).

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    expedifer

    Sim. O DGX-620 possui algo de duo, trio, block, hall, mas sao ajustes no reverb, chorus e harmonia. Tb possui um Main EQ. No manual nao fala nada sobre DSP, talvez o usuário aqui do forum deva estar falando sobre algum desses efeitos. (Não li em inglês. Li aqui no forum mesmo)

    tecladoprofusao
    "Um pouco "off-topic"... Vc tocou no DGX 620? O que achou da mecânica das teclas, comparando com outros teclados?"

    Não só toquei como comprei um.. rsrs
    Estou ainda tentando me acostumar com o peso das teclas.
    Achei as teclas muito boas e nao saberia dizer (por pouca experiencia) qual seria a diferença da sua mecanica em relação ao privia px100 que tb experimentei.
    É um arranjador metido a piano digital. Tem os recursos de arranjador e tem 88 teclas pesadas.
    Tb toquei em um SP76 e em um SP2 (kurzweil) Achei que as teclas do dgx-620 sao mais pesadas.
    Ele possui 4 opçoes de sensibilidade. Eu nao lembro os termos corretos agora, mas sei que querem dizer: facil, medio, dificil e desligado.
    Como disse, estou aprendendo a lidar com essas teclas agora. Pois até entao eu só tinha um PSR E-303.

    Se eu puder ajudar em mais alguma coisa...

    Gente, Obrigada pela força!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    liliane.coimbra
    Tô planejando comprar um piano digital quando der (e põe coisa de mais de ano aí.. rsrsrs) e tava querendo um pequeno. O Privia, esse aí mesmo que vc disse, me interessou por ser pequeno e barato, e agora o DGX. Qual vc recomendaria, o DGX mesmo? Dá pra carregar num Palio (do lado de dentro, de preferência hehe)?

    expedifer
    se pode fazer TUDO o que faz esses DSPs da Yamaha
    Mas dá pra colocar "styles" de forró e fazer solinho de "brass com string", ou um fundinho de "piano electric"? hehe
    É brincadeira... detesto quem mancha a fama dos PSR assim...

    Uma coisa é arranjador, outra coisa é sintetizador.... O poder de edição do Juno é muito superior a qualquer PSR, mas arranjador não serve pra criar timbres, e sim músicas. Creio que com o Juno vc deve demorar muito pra fazer uma seqüência com baixo, bateria, duas faixas de acorde e mais duas de frases esporádicas no meio da música, com viradas, quebradas, paradas e tudo mais. Coisa que até no PSR E-403 vc pode fazer em tempo real.
    E os "mais mais" ainda ajudam até a cantar, fazendo segunda voz, mudando o gênero, colocando efeito e até corrigindo uma pequena desafinação do vocalista.
    Vendeu seu peixe, agora deixa eu vender o meu :)

    expedifer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Vendeu seu peixe, agora deixa eu vender o meu

    Não vendi nao, vou trocar ele por um Fantom G quando cair de preço...rsrsrs...alias, quero vender sim: quer comprar um JG?

    Mas o JG também tem uma espécie de "vocalist" onde na sua entrada do instrumento que quiser e ate microfone, vc pode alterar e pôr o efeito que quiser a voz (mas no modo sampler/editor) e ai acrescentar/mixar ao seu midi.

    Sobre montar um midi, é "rapidinho" tal qual faz um arranjador no seu sequenciador gravando nas 4,6,8 ou 16 pistas. Se fala em sequenciar no modo ritmico de 4 ou 5 pistas, não vejo demora disso num sintetizador. As viradas se faz geralmente só na pista de bateria, como ocorre na realidade numa banda.

    Mas não vamos comparar arranjador com sintetizador, nada a ver. Só disse que DSP é possível com qualquer sintetizador pois trata-se de sintetização profunda mesmo, de alto nivel, coisa que arranjador nenhum pode fazer e dai a vir pronto nos Yamahas, uma ótima opção.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    expedifer
    euMas não vamos comparar arranjador com sintetizador, nada a ver.
    Eu sei rsrs... Era só bricadeira... Cada um com sua função, assim como dentro de um motor tem um montão de engrenagens, e todas são diferentes...

    Mas voltando ao assunto do DSP... Se alguém puder me ajudar... Como faço uma distorção valvulada pelo menos convincente com os DSP do PSR 2100, pra usar com o simulador de hammond? Tem 4 deles lá e até agora não ficou com som encorpado... Parece valvulado, mas tá insosso...

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Se os efeitos forem só esses e não for possível editar, então vai dar nisso msm... a não ser q ainda se possa botar um DUAL com algum timbre pra dar o peso..

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Editar dá, mas tem tanta coisa que eu fico perdido...

    A distorção que eu gostei do resultado é a Amp Sim. Coloquei um exemplo no 4shared, se puder ouvir e dar uma opinião, agradeço. Primeiro só o órgão com o Rotary. Depois liguei a distorção e toquei de novo. A distorção é aplicada antes do rotary.

    Orgao.MP3


    Os parâmetros da distorção são esses (limites/opções entre parênteses):

    Drive: 12 (0 a 127)
    Amp type: Tube (Off / Stack / Combo / Tube)
    LPF Cuttoff: 2.8 KHz (1.0 KHz - 18KHz / Thru)
    Output Level: 82 (0 a 127)
    Dry/wet: D<W=63 (de D=63>W a D=W e daí até D<W63)
    Edge (Clip curve): 0 (0 a 127)

    Tem outras distorções: Dist Heavy, Overdrive, Dist Hard 1 e 2, Dist Soft 1 e 2, Amp Sim e St Amp2.

    Pessoalmente, eu me amarro nesse simulador limpo mesmo, mas de vez em quando uma distorçãozinha cai bem... :)

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tecladoprofusao

    Sinceramente, eu comprei o DGX-620 por ele juntar os atributos de piano digital e arranjador. Mas se eu tivesse que carrega-lo dentro de um carro, eu nao o compraria. Ele é bastante pesado e possui estante propria e fixa. Voce poderia nao monta-lo na estante. Em outro forum tem um usuário (mano_a_mano) que usa o DGX-620 em algumas apresentações.

    A caixa fechada e completa dele, quando novo, cabe no porta-malas de um palio week com o banco traseiro abaixado, sem a necessidade de deixa-lo em diagonal. Ele puro, sem mesa e caixa, deve pesar uns 18kg.

    O privia PX-120 era a minha primeira opção (ele tb possui mesa propria e fixa), mas eu nao o encontrei no Brasil. Não gostei do PX-100 por seus poucos recursos, mas é mais leve.

    O som dos Privias está sendo muito elogiado e as teclas sao realmente muito boas. Em alguns videos do Ramon Tessman dá pra perceber que ele usa um Casio Privia.

    Com a minha pouca formação no teclado, eu jamais compraria algo mais caro que isso, como um P-140. Fiquei inclinada a comprar o P-70, mas posso ter caido na conversa do vendedor, pois ele nao tem USB e nao tem os recursos do arranjador. Embora eu nao use tanto assim esses recursos, melhor ter e nao usar do que sentir a falta deles.

    Tenho um amigo que tem o kurzweil 76 (foi minha primeira paixao. Só nao comprei ele, por causa da quantidade de teclas a menos, por ser teclas semi-pesadas e nao possuir muitos timbres), mas ele agora esta querendo comprar um módulo por que está sentindo falta de mais timbres.

    Em fim, se vc está querendo um pequeno, esqueça o DGX-620, pois ele é ENORME! Defina se quer os recursos de arranjador, se não, prefira o privia ou o kurzweil. A diferença básica, alem do som (que vai de gosto) é que um tem teclas realmente pesadas e outro semi-pesadas).
    Fundamental é experimenta-los antes da compra.

    Espero ter ajudado.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Esse PX 100 cada vez me chama mais a atenção: um teclado "limpo", só sons bons e teclas excelentes. Vc que é pianista, me dá um toque: precisa de uma plifonia monstro, ou 32 vozes tá bom? Não misturo piano com cordas, só faço piano mesmo.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Não sou pianista não... rsrs quem me dera!!
    O Som do privia px-100 realmente é bom. Ele possui estante propria, mas pode ser retirado dela. Dá uma pesquisada em sua descrição no site da casio... ele tem poucos timbres. Ele sera substituido pelo px-120 que é muito superior, com 128 notas de polifonia e a opçao de dueto, onde o teclado é dividido pela metade e se toca o mesmo intervalo nos 2 lados (diferente do split), mas esta demorando a chegar ao Brasil. o PX-100 parece que nao tem usb, mas tem saida midi. Faça tambem a pesquisa de preço.
    O DGX-620 que eu uso tambem possui polifonia 32, nao sinto necessidade de mais, por enquanto, pq nao uso todos os recursos ao mesmo tempo e timbres misturados, ou coisas assim.

    expedifer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    liliane.coimbra

    liliane.coimbra
    Só pra ter uma ideia do que o DSP faz (já vem nele efeitos programados), eu pude gravar pianos num Tyros 2 e não editei nada nesses pianos, apenas acrescentei alguns DSPs. Veja por sí o que um DSP faz. O piano de fundo é o "limpo" (Grand) e o que faz voz é o mesmo mas tem vários DSPs (no modo split). Compare os dois.

    http://www.mediafire.com/?09njgopgxzt

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que quer dizer DSP ?