| Autor | Mensagem | 
| The Jedi Master Veterano
 | # mai/08 
 
 Ola,
 
 eu estava feliz porque pensava que havia um padrao de identificacao de acordes na pauta, mas parece que minha alegria durou pouco. Olhem os exemplos abaixo (tentei desenhar o melhor possivel), minha duvida 'e com relacao ao Dbm, pois como a terceira do Db 'e o F, entao a terceira do Dbm 'e o Fb, que 'e na verdade o E. Sendo assim, em vez de aparecerem tres bolinhas (notas) em tres espacos contiguos, ou em tres linhas contiguas, acaba ficando um padrao esquisito.
 'E assim mesmo ou estou  fazendo confusao?
 
 C       Cm       E        Em                      Db        Dbm
 
 o         o         o         o                       bo           bo
 ---------------------------------------------------------------------- --
 o        bo      #o        o                        o
 ------------------------------------------------------------o--------- --
 o         o         o         o                       bo           bo
 
 
 | 
| The Jedi Master Veterano
 | # mai/08 · votar
 
 pera ai, deixa eu desenhar melhor, pois depois que postei ficou errado.
 Ja ja posto novamente
 
 
 | 
| The Jedi Master Veterano
 | # mai/08 · votar
 
 Acho que assim fica melhor exemplificado:
 
 o C 'e assim:
 
 o
 --
 o
 --
 o
 
 O Cm:
 
 o
 --
 bo
 --
 o
 
 O Db 'e assim:
 
 bo
 ---
 o
 ---
 bo
 
 O Dbm seria assim?
 
 bo
 ---
 
 -o-
 bo
 
 
 | 
| fernando tecladista Veterano
 | # mai/08 · votar
 
 The Jedi Master
 por regra de grafia no acorde de Dbm você tem que escrever a terça como FAb não como MI natural
 
 REb - FAb- LAb
 
 fica assim:
 
 -----
 
 -----
 
 -----
 bo
 -----
 bo
 ----
 bo
 
 tem vários porques:
 digamos que eu tenho uma música no tom de Db na clave ela tem 7 bemois
 se em um trecho aparece essa modulação pra Dbm e eu anoto a terça como MI, vou ter que colocar sempre um bequadro, porque no tom original esse MI está bemol na clave, pra quem segue muito partitura fica enorme a hipotese de erro, do cara ler o MI ali na pauta e tocar MIb
 então se grafando FAb torna mais pratica a leitura
 -------------------
 outra é pela grafica de intervalo
 porque escrevendo  MI natural você está trocando uma 3ª menor por uma 2ª aumentada
 ------------------
 se você substituir o Dbm pelo seu enarmonico: C#m
 fica assim:
 REb - FAb- LAb
 DO#-MI-SOL# - na grafia errada esse MI se torna um RE ## (dobrado sustenido)
 
 
 | 
| The Jedi Master Veterano
 | # mai/08 · votar
 
 show Fernando!!
 muito boa a explicacao. Isso facilita muito para saber que tipo de acorde esta na pauta, se 'e Maior, menor, com setima, mesmo nas inversoes...
 Fiquei preocupado a toa, obrigado mesmo pela explicacao
 
 
 |