Autor |
Mensagem |
The Jedi Master Veterano |
# mai/08
Ola,
eu estava feliz porque pensava que havia um padrao de identificacao de acordes na pauta, mas parece que minha alegria durou pouco. Olhem os exemplos abaixo (tentei desenhar o melhor possivel), minha duvida 'e com relacao ao Dbm, pois como a terceira do Db 'e o F, entao a terceira do Dbm 'e o Fb, que 'e na verdade o E. Sendo assim, em vez de aparecerem tres bolinhas (notas) em tres espacos contiguos, ou em tres linhas contiguas, acaba ficando um padrao esquisito. 'E assim mesmo ou estou fazendo confusao?
C Cm E Em Db Dbm
o o o o bo bo ---------------------------------------------------------------------- -- o bo #o o o ------------------------------------------------------------o--------- -- o o o o bo bo
|
# mai/08
· votar
pera ai, deixa eu desenhar melhor, pois depois que postei ficou errado. Ja ja posto novamente
|
# mai/08
· votar
Acho que assim fica melhor exemplificado:
o C 'e assim:
o -- o -- o
O Cm:
o -- bo -- o
O Db 'e assim:
bo --- o --- bo
O Dbm seria assim?
bo ---
-o- bo
|
fernando tecladista Veterano |
# mai/08
· votar
The Jedi Master por regra de grafia no acorde de Dbm você tem que escrever a terça como FAb não como MI natural
REb - FAb- LAb
fica assim:
-----
-----
----- bo ----- bo ---- bo
tem vários porques: digamos que eu tenho uma música no tom de Db na clave ela tem 7 bemois se em um trecho aparece essa modulação pra Dbm e eu anoto a terça como MI, vou ter que colocar sempre um bequadro, porque no tom original esse MI está bemol na clave, pra quem segue muito partitura fica enorme a hipotese de erro, do cara ler o MI ali na pauta e tocar MIb então se grafando FAb torna mais pratica a leitura ------------------- outra é pela grafica de intervalo porque escrevendo MI natural você está trocando uma 3ª menor por uma 2ª aumentada ------------------ se você substituir o Dbm pelo seu enarmonico: C#m fica assim: REb - FAb- LAb DO#-MI-SOL# - na grafia errada esse MI se torna um RE ## (dobrado sustenido)
|
# mai/08
· votar
show Fernando!! muito boa a explicacao. Isso facilita muito para saber que tipo de acorde esta na pauta, se 'e Maior, menor, com setima, mesmo nas inversoes... Fiquei preocupado a toa, obrigado mesmo pela explicacao
|