Duvida sobre notacao de acordes na partitura

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    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/08


    Ola,

    eu estava feliz porque pensava que havia um padrao de identificacao de acordes na pauta, mas parece que minha alegria durou pouco. Olhem os exemplos abaixo (tentei desenhar o melhor possivel), minha duvida 'e com relacao ao Dbm, pois como a terceira do Db 'e o F, entao a terceira do Dbm 'e o Fb, que 'e na verdade o E. Sendo assim, em vez de aparecerem tres bolinhas (notas) em tres espacos contiguos, ou em tres linhas contiguas, acaba ficando um padrao esquisito.
    'E assim mesmo ou estou fazendo confusao?

    C Cm E Em Db Dbm

    o o o o bo bo
    ---------------------------------------------------------------------- --
    o bo #o o o
    ------------------------------------------------------------o--------- --
    o o o o bo bo

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/08
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    pera ai, deixa eu desenhar melhor, pois depois que postei ficou errado.
    Ja ja posto novamente

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/08
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    Acho que assim fica melhor exemplificado:

    o C 'e assim:

    o
    --
    o
    --
    o

    O Cm:

    o
    --
    bo
    --
    o

    O Db 'e assim:

    bo
    ---
    o
    ---
    bo

    O Dbm seria assim?

    bo
    ---

    -o-
    bo

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
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    The Jedi Master
    por regra de grafia no acorde de Dbm você tem que escrever a terça como FAb não como MI natural

    REb - FAb- LAb

    fica assim:

    -----

    -----

    -----
    bo
    -----
    bo
    ----
    bo

    tem vários porques:
    digamos que eu tenho uma música no tom de Db na clave ela tem 7 bemois
    se em um trecho aparece essa modulação pra Dbm e eu anoto a terça como MI, vou ter que colocar sempre um bequadro, porque no tom original esse MI está bemol na clave, pra quem segue muito partitura fica enorme a hipotese de erro, do cara ler o MI ali na pauta e tocar MIb
    então se grafando FAb torna mais pratica a leitura
    -------------------
    outra é pela grafica de intervalo
    porque escrevendo MI natural você está trocando uma 3ª menor por uma 2ª aumentada
    ------------------
    se você substituir o Dbm pelo seu enarmonico: C#m
    fica assim:
    REb - FAb- LAb
    DO#-MI-SOL# - na grafia errada esse MI se torna um RE ## (dobrado sustenido)

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/08
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    show Fernando!!
    muito boa a explicacao. Isso facilita muito para saber que tipo de acorde esta na pauta, se 'e Maior, menor, com setima, mesmo nas inversoes...
    Fiquei preocupado a toa, obrigado mesmo pela explicacao

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