Diferença real do Peso das teclas (?)

    Autor Mensagem
    Diego_MZ
    Veterano
    # abr/08


    Eu sempre vejo diversos sites e topicos falando sobre o peso das teclas... Alguns teclados são mais leves, outros já tem algum tipo de peso e o piano é bem mais pesado... que existe diferença todos sabem... a dúvida é:

    Existe alguma medida que mostre a diferença real entre o peso de um teclado e a de um piano eletrico e de um piano de caudas?

    Diferença real em quilogramas... o quanto de força precisa ter os dedos na tecla para ela abaixar...

    valew

    faz a base que eu solo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    a do sp76 são muito boa

    Artref
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pelo visto o amigo aí de cima não leu o tópico...

    Boa pergunta, autor. Mas o piano de verdade nem sempre é mais pesado, não dá para generalizar. Há pianos mais leves que teclados. Tenho um Extreme 88 que tem o mecanismo RH2, pesadasso. Esses dias toquei num piano de 1/4 cauda que era mais leve que meu Extreme.

    Quanto ao peso em kilogramas, não seria o mais coerente de se medir. O certo seria uma medida que mostre a força que o músculo do dedo deve fazer, em Newtons, ou então o impulso que ele faz, sei lá. Alguém que é físico deve saber melhor.

    Eu já ouvi falar que as teclas de um piano de verdade podem ser até 8 vezes mais pesadas que a de um teclado.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    hehe! A pergunta é interessante, nunca tinha parado pra pensar nisso...

    Deve existir algum tipo de medida disso sim. Ontem quando li o tópico não tinha parado pra pensar, mas hj, quando eu estava vendo TV, estava passando um programa no Discovery mostrando a fabricação de um piano (não vem mto ao caso, mas ACHO que era um "Mason & Hamlin") e, em uma das etapas, eles estavam medindo e regulando o "peso" de cada tecla, igualando a ação de cada tecla.

    Mas como o Artref disse, essa diferença deve ser mto relativa. Mesmo entre pianos "acústicos", já notei diferenças bem grandes no peso da ação das teclas...

    Faop
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    No conservatório onde eu faço piano, tem 3 pianos, a diferença é bem brusca entre um e outro, mas em qustão da força das teclas, o cara tem que ter uma mão de santo pra pode regula tudo igual, eu ja tentei, e sinceramente, minha mão é pesada demais pra regula teclas de piano hehe

    vmanzoni
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Artref

    "Alguém que é físico deve saber melhor."

    olha eu aí...


    sobre a questão de medida, teria q ser feita em Newtons (N) (SI de unidades) ou Kilograma-Força (Kgf) (CGS).

    quando um piano é fabricado, Creio eu, que eles façam uma medida deste tipo, para que todas as teclas tenham o mesmo "peso).
    Na realidade, para teclas pretas por exemplo, isto é algo nao muito dificil, pois o mecanismo é o mesmo para cada tecla, o mesmo vale para as brancas.
    O que geralmente se faz é regular a posição das teclas (já que todas são feitas do mesmo material (brancas com um peso e pretas com outro, pois o tamanho difere) para que o torque causado seja o mesmo, como as pretas sao menores, tem q ter uma compensação na distância onde a tecla bate no macanismo do martelo, para igualar com as brancas.

    a medição da força pode até ser feita de uma maneira simples, através de um dinamômetro (um instrumento para medir força através de uma mola), pois como a força elástica das molas usuais dos dinamômetros sao- F=kx, pela elongação final, vc sabe a forca aplicada.
    Essa medida pode ser feita tb nos teclados.

    Esta bom né?
    vamos parar de falar de física e falar de teclados
    hahah

    :P

    um abraço!

    Faop
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Faop
    · votar


    vmanzoni

    *babando*

    EU AMO FÍSICA!!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    vmanzoni
    Uma coisa que eu percebi quando toquei um piano de verdade pela primeira vez é que a grande diferença na sensação de tocar não era o peso (embora fosse considerável), mas a inércia das teclas e dos mecanismos, que parecem ficar flutuando depois de tocados. Vc não conhece uma escala útil pra medir a inércia (a massa, eu acho) das teclas, e o comportamento depois de percutidas? Se não, que tal o pessoal aqui criar uma? Por exemplo: "Coeficiente CifraClub para Teclas" (CCCT) hehe

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tecladoprofusao


    É exatamente a impressão que eu tive, e que eu achei que possibilita um feeling diferente dos teclados.

    vmanzoni
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    a questão é o seguinte as teclas de piano sao diferentes realmente devido a esta diferença existente no antes de pressionar e após pressionar as teclas.
    E essa ação muda bastante se comparar piano armário / cauda.
    pois na realidade vc percebe a existência dos martelos, pois se o piano for armário, o "peso" das teclas diminui um pouco após vc tocá-las.

    sralves
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Só aumentando um pouco a complexidade do assunto.

    Em um mesmo piano, a força requerida para tocar cada uma das teclas é diferente. Não dá para dizer que o peso das teclas de tal piano é "X" pelo simples fato de que cada uma das teclas (em um mesmo piano) tem um peso diferente. Isso se deve ao fato da diferença do tamanho dos martelos de cada tecla, sendo maiores nas mais graves e mais curtos nas mais agudas. Usualmente, portanto, as teclas mais graves são mais pesadas que as teclas mais agudas. Este princípio é incorporado aos pianos digitais também. Mecanismos mais elaborados implementam este tipo de diferença. Como exemplo, um dos mecanismos da Yamaha chama-se GHA (graded hammer action) e o mais novo da Roland chama-se PHA (progressive hammer action). Ambos têm, como uma de suas funções, a simulação do efeito de teclas graves mais pesadas que teclas mais agudas.

    binhoalves
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Só pra deixar o papo legal, coloquem aí suas opniões sobre os teclados com teclas mais pesadas...

    Testei este fds um Yamaha p-140 e gostei demais do peso...tem algum mais pesado na opnião de vc's?

    abs...

    Tedloy
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Colegas,

    Peso de teclas

    Piano acustico, a calibragem de peso martelo, em modo geral são iguais na dinâmica física, e pelo tempo de utilização do instrumento pode se tornar mais leves ou suaves, necessitando em alguns casos de calibragem, nos pianos de calda que o o martelo trabalha verticalmente, tendem a não precisar deste procedimento.

    Pianos eletricos, a duas formas de mecanismo, por molas e por pêndulos, os dois modos são ajustáveis, sendo que os teclados com pêndulos estão mais pertos da ação do piano. Mas isto e relevante apenas para a execução, a relação som e senssibilidade pode ser encontradas até em teclas semi pesadas.

    Para quem dentem de técnica de piano classico por exemplo, o ideal seria um piano acustico, caso não, os pianos de pêndulo é o mais indicado, confirmem se possível, mas acredito que a linah RD Roland, li P Yamaha, e controladores CME UF8 entre alguns outros trabalham com pêndulo...só confirmar com no manual...

    Os eletricos acusticos, o mais conhecido Rhodes, tem ação martelo, mas em geral são mais leves que os acusticos. Não tem cordar, e sim bobinas e placas de metal geralemente com captação paciva...

    é isto ai...

    Diego_MZ
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Valeu, já consegui entender...

    mas tendo força nos dedos, pouco importa se a gente está acostumado com teclado ou piano né?

    tipo, o teclado de pc é uma adaptação da maquina de escrever...
    igual o teclado musical é uma adaptação do piano...

    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença real do Peso das teclas (?)