Dúvida com relação à uma partitura

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # mar/08


    Olá,

    estou começando a aprender piano (infelizemte sem um professor), e estou com uma dúvida, que provavelmente deve ser muito simples. É o seguinte: na partitura que estou tocando há um momento em que devo tocar a nota Dó (o Dó central do piano) ao mesmo tempo em que com a mão esquerda devo tocar o acorde de Dó Maior. Acontece que este Dó da linha melódica é o mesmo Dó que está no acorde. Pergunta: não seria melhor excluir este Dó que está na linha melódica da partitura?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pergunta: não seria melhor excluir este Dó que está na linha melódica da partitura?

    se você escluir o dó da linha melódica você corta a melodia

    o problema de aprender sozinho é que surge esses conflitos de tentativas, decorebas, uma coisa que leu em um lugar, juntando com outra que leu em outro, se for com professor, não teria esse choque de "eu tenho que tocar isso mas já tem na outra mão" tem alguma coisa errada que está sendo feita

    como que está sendo feito o acorde? tocando a triade do-mi-sol? se for toca uma oitava abaixo desse dó central

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    The Jedi Master
    já toquei umas coisas assim...
    você pode tocar a mesma nota com as duas mãos ao mesmo tempo =)
    tem gente que fala pra tirar, porque não faz diferença... de fato, não vai fazer diferença se você tocar com as duas mãos ou uma só... lembrei disso aqui, a ZXC disse que omitia
    espero ter ajudado em alguma coisa

    mas acho que seria legal procurar um professor...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    só vai acontecer de ter a mesma tecla pra duas mãos se estiver tocando uma partitura pra coral, onde vai ter 2 vozes cantando a mesma nota

    ou pelo método de piano
    "meu piano é divertido" onde começa a direita: dó re dó...., a esquerda responde: dó, si, dó... as duas mãos partindo do dó central

    se está tocando popularmente (por cifras) e aparece notas iguais é porque não usou uma inversão do acorde mais adequada pra esquerda, ou seria mais interessante a direita solar uma oitava acima

    quanto ao fato de tirar notas, vai mais da caracteristica de alguns estilos como jazz e bossa, onde você pode tirar a tonica porque vai ter um baixista tocando essa nota, mas se eu faço isso em um sertanejo a harmonia fica capenga, porque o estilo em sí é carregado de triade simples

    ou em acordes com 7 você pode tirar a 5, porque a propria serie harmonica das outras notas gera esse quinto grau, toca-lo torna-se meio que redundante

    storrecilha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    The Jedi Master

    pergunta importe, essa musica esta em partitura completa, ou seja, a harmonia esta escrita em clave de fá, ou em cifra?

    Se for uma partitura completa, com clave de sol e fá, e as notas forem as mesmas, vc pode omitir a nota da harmonia mas não a da melodia

    Se for uma partitura com a melodia e acordes cifrados, vc pode inverter o baixo da cifra ou omitir...

    victorio
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pergunta importe, essa musica esta em partitura completa, ou seja, a harmonia esta escrita em clave de fá, ou em cifra?

    Pelo q ele falouo, não está não.

    Parece ter partitura da mão direita e acordes na esquerda...

    Vc não precisa fazer dó mi sol na esquerda. Pode dedilhar, fazer qualquer outra coisa... Acordes te liberam para o improviso. ;-D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com relação à uma partitura