Yamaha PSR S900 e S700 - Dicas de usuários

Autor Mensagem
petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Em relação ao S-900...

Após gravar uma música completa com o gravador de áudio (Partes MIDI + Voz pelo microfone conectado) o processo para salvá-la no pendrive é rápido? Ou se espera um bom tempo por música?

Esse gravador de áudio permite escolher o formato de gravação? Ou seria sempre WMV ou WAV?

E por último, se eu gravar uma música com outro instrumento conectado ao microfone , como um saxofone, por exemplo, fica legal também? Seria necessário finalizar a música no computador utilizando o Sound Forge?

Estou precisando dessas dicas para decidir se compro um ou não!

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


-Grava em tempo real direto no pendrive.
-Só grava em wav
-Na entrada do mic (que tem controle na traseira de gaing de ajuste pra mic/RCA), sendo UMA só entrada (mono), se pode gravar o que quiser, ate uma banda completa desde que antes mixada numa mesa de som.

repetindo: o gravador é fraquissimo, não tem controle de edição, efeitos, etc e só serve pra gravar e reproduzir (rec/play). E não toca outras músicas wav, só as gravadas nele.

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


expedifer

"o gravador é fraquissimo, não tem controle de edição, efeitos, etc e só serve pra gravar e reproduzir (rec/play). "

Ok, mas a qualidade da gravação é boa? Perfeita?

Gravar direto no formato "WAV" é super prático! Principalmente porque a minha idéia é fazer a masterização no Sound Forge.

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


a qualidade é de 44khz, normais em CD. Depende mais da qualidade da entrada (input) conectada ao teclado. Se entrar som e qualidade....vai gravar bem. Agora convenhamos, usar um gravador MONO e exigir qualidade................desculpe, mas esse gravador tá mais pra "gravador da Barbie" que outra coisa. Não faz nada além de gravar em MONO e tocar (vai fazer o que numa gravação mono-input?).

Quer equipamento SÉRIO e competente (iniciando num JG), pegue um Fantom X6 ou MO6.

O gravador do s900 tem como única função (na minha opinião), a de fazer frases, toques, efeitos, pads, etc, gravados de sons profissionais (wav vindos de sintetizadores) e tocados no meio da apresentação junto com o ritmo . E só (pelo menos o s900 é o único arranjador que toca ao mesmo tempo ritmos, midis e wav, pelo menos nisso é o único).

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


expedifer

Eu vejo neste S-900, além de um bom arranjador, um gravador digital portátil. Isso é legal para não perder uma oportunidade ao tocar com outro músico (vocalista, saxofonista, etc).

Em casa, poderia usar uma interface de áudio externa, como a M-Audio Fast Track Pro, para gravações mais complexas com VSTs. Eu tinha uma Edirol UA-25 que era muito boa, mas acabei fazendo um rolo com ela e vou precisar comprar outra agora.

Outra vantagem do S-900 é cantar com o Vocal Harmony, podendo inclusive gravar em qualquer lugar junto com a música midi pronta.

Quanto ao Juno-G, eu já até comentei em outro tópico, que apesar de ter um gravador de áudio bem completo, é bastante lento na hora de salvar as músicas, o que desestimula um pouco a utilizá-lo para este fim. Tem hora que eu penso que o meu travou e olha que é expandido com pente de 512mb e cartão de 1 Gb.

De toda forma, valeu pelas respostas! Ajudou bastante!

Clayton Campos
Veterano
# mar/09
· votar


Li neste tópico alguém dizendo que no PSR S900 não se pode editar as peças da bateria de um acompanhamento, por exemplo, volume do bumbo, caixa, etc..
Se foi isso que entendi, quero dizer ao colega que perguntou se isso era possível que é sim. Você consegue editar o volume de peça por peça da bateria. Até porque no S900 o volume da caixa por exemplo altera o som. Se você deixar o volume da caixa do KIT 1 em menos que 70 ela terá um timbre diferente do que se você deixar o volume em 100. Espero ter ajudado. Abraços a todos.

Henry Souza
Veterano
# mar/09 · Editado por: Henry Souza
· votar


...desculpe, mas esse gravador tá mais pra "gravador da Barbie" que outra coisa...

Quer equipamento SÉRIO e competente (iniciando num JG), pegue um Fantom X6 ou MO6.


Tava demorando...

Aqui é um tópico para dicas de usuários do S700/S900 não?

Ah tá, pensei que era para críticos de plantão do S700/S900...

primorena
Veterano
# mar/09
· votar


Ola amigos estou querendo passar uma musica partiturada para o s900, li o manual e não entendi como faz tem algum usuário deste teclado que poderia me ajudar? obrigado.

petu_ce
Veterano
# abr/09
· votar


Colegas, o S-900 lê pendrive de até quanto (em Gb)? Aceita 4GB, por exemplo?

Outra dúvida, alguém poderia me passar uma dica de como melhorar o som de acordeon dele? Tem onde baixar um "voice" desses pela net? Ou talvez uma dica de combinação com os timbres internos!!!

expedifer
Veterano
# abr/09
· votar


Que tipo de acordeon? Forte/pesado, suave, pra musica romântica, forro, etc, pra que vc quer?

Aceita ate 1 gb de qualquer marca. Pra 4gb, muitas marcas não são detectadas (só as originais e caras kingstone, fuja das baratas e falsas).

petu_ce
Veterano
# abr/09
· votar


expedifer

Eu uso um mini-pendrive de 1Gb da Kingmax que é legal. É tão pequeno que parece um cartão de memória. Mas, gostaria de ter mais memória para gravações em WAV. Teria algum, de pelo menos 2Gb, que o S-900 aceitasse, talvez um kingston?

O acordeon seria para forró.

expedifer
Veterano
# abr/09
· votar


Como disse cara: vai da marca do pendrive pro teclado detectar, só testando cada marca e tamanho.

Sobre acordeon (ou sanfona no "forrozês"), já ví muita gente montar (sempre com 2 timbres pois o s900 só tem o R1 e o R2) com muitas variações de todos os acordeons que ele tem (e tem muitos e são bons). O s900 não tem bem um "sintetizador-editor" de timbres mas sim um "melhorador-editor" de timbres (que é muito bom, eu gosto dele), com efeitos e funções boas como o delay, bright, harmony, attack, decay, vibrato, reverb, chorus, DSPs, sust, eq, ampl, LFO, portam, etc, onde faltam realmente os verdadeiros controles que fazem diferença numa edição de timbres completa (tela só pra isso como num sintetizador) como o cutoff, resonance, pitch, release, rate, mas principalmente montagem de patch numa edição ampla e completa (e não básica como nesse teclado), fora uma boa e completa tela de edição dos efeitos (isso é que faz muita falta), coisa que nos PSRs se resumem aos efeitos prontos DSPs, que são muito bons por sinal (excelente), mas tiram o "prazer" de se montar por conta própria como noutras marcas (Roland, Korg, Solton, etc).

Mas nos PSRs é absolutamente perda de tempo em se editar algum timbre com esses poucos recursos, pois eles JÁ são BONS (muito bons nesses "articulation cool, sweet, mega, live", etc). Resta sim editar (tentar acertar) um jogo (casal) de timbres escolhidos, um com o outro (que combinem). Portanto voce poderá escolher dois timbres pro R1 e R2 do grupo de sanfonas (musete, acordion, harmonica, bandeon, etc) dos 11 timbres que ele tem só pra uso em ritmos (há outros pra midi, mas só se acessa neles).

Escolha dois acordeons, SEMPRE escolhendo um de som mais "agudo" (mais alto) que o outro, por exemplo o "Accordion" no R1 e o "Musette" no R2. Entre no mixconsole o teclando várias vezes ate abrir tela "panel part". Tecle no tab ate filter. Põe o R1 no 100 pros harmonic e bright. No tune, baixe pra zero nos portamento R1-R2. Baixe uma oitava (-1) pro R1. Nos efect R1=70, R2=45 e chorus R1=110 e R2=90, DSP R1=30-R2=30. Tecle nessa tela o type (DSP-edit). Reverb=hall1, chorus=chor6, dsp1=off-delay-delaylcr2, dsp2=ch3-reverb-hall3, dsp3=off-reverb-hall3, dsp4=R1-reverb-hall3. Se quiser pode mexer no parameter nessa tela. E ligue os 2 upper.

Veja bem: isso só é uma "brincadeira" nesse teclado como aprendi com amigos, mas vc poderá conseguir coisa muito melhor, se tiver dedicação e vontade (e tempo testando cada toque que fizer). Os timbres desse s900 já são bons, resta só os conseguir "casar" ou combinar. E tente isso pra metais, cordas, etc. Vai conseguir muita coisa boa como ví amigos conseguir. Boa sorte.

expedifer
Veterano
# abr/09 · Editado por: expedifer
· votar


obs: e não esqueça de depois de terminado, salvar junto com um ritmo escolhido teclando ao mesmo tempo memory-número (de 1 a 8) com o freeze ligado, se não perde tudo (bem como a escolha dos volumes como style=100 e R1=R2=115, etc). E depois conte aqui o que conseguiu.

E sobre a tua pergunta feita antes sobre o gravador mono wav que ele tem, parece que será lançado este ano o s910 com gravador mp3 que deve ser estéreo, além de tela melhor TFT. É esperar pra ver se será verdade.

petu_ce
Veterano
# abr/09
· votar


expedifer

Valeu pelas dicas. Vou tentar mesmo.

Onde você ouviu falar em S-910?

marcus c. f.
Veterano
# abr/09
· votar


A lista de pendrives aceitas está no site da yamaha (tanto no site brasileiro quanto no americano). Eu tenho um SanDisk de 2GB comprado especificamente pra esse uso (conferi o modelo no site) que funciona bem.

Comprei um Kingston 4GB sem olhar o modelo achando que qualquer Kingston serviria, mas não deu muito certo pra gravar WAV (pros outros usos funciona normalmente). Os modelos Kingston compatíveis eram outros. Mesmo com o meu SanDisk compatível, às vezes tem que cuidar alguns detalhes, como conectar o pendrive com o teclado já ligado se quiser gravar WAV.

leonunes
Veterano
# abr/09
· votar


Tenho um S700 e to pensando em trocar pelo S900. Alguem conhece os dois e sabe dizer se há vantagem ou não nessa troca pela diferença de preço? A diferença tá mais de R$1.700,00.

Abraços

expedifer
Veterano
# abr/09 · Editado por: expedifer
· votar


Grande diferença mesmo, não vejo, nem alguma vantagem nessa diferença de preço pra fazer essa troca, ou vc acha que vale? Isso aqui vale?

-tela colorida
-alguns timbres a mais (S.articulation, live, cool, etc)
-vocal harmony (pra quem gosta de "pegar" em microfone)
-gravador Wav da "Barby", mono, que não edita e só grava e toca

Se achar que vale a pena..............boa compra.......

(espere sair o s910 ate o 2º semestre que pelo menos grava em mp3 e estéreo além de tela melhor entre outras coisas )

petu_ce
Veterano
# abr/09
· votar


leonunes

Eu pesquisei muito antes de comprar e considero que os principais recursos do meu S-900 são justamente os que não tem no S-700:

* Vocal Harmony = Muito legal a harmonização que se faz com a voz ou com outros instrumentos. Já toquei com um saxofonista e foi show!!! Se você tocar sozinho vai valorizar suas apresentações. Eu ativo esse recurso apenas em refrões ou em partes específicas da música através de um segundo pedal. Utilizo o primeiro pedal para Sustain ou para ativar o Super Articulation.

* Gravador de Áudio = Grava direto no pendrive e num formato padrão, que é o WAV. Você grava seu ensaio (microfone e tudo que é tocado no teclado) ou mesmo um show inteiro com vários instrumentos, bastando conectar o teclado a uma mesa de som. Depois já pode sair ouvindo em qualquer lugar (no próprio teclado, num som mp3 do carro que tenha entrada usb, notebook, etc). A qualidade é muito boa! Se você for mais exigente, poderá masterizar no Sound Forge, já que o S-900 utiliza o mesmo formato de áudio utilizado por esse software e depois queimar seus próprios CDs. Você pode inclusive fazer arranjos com VSTs, salvando em WAV no computador, e, em seguida, salvar no pendrive para tocar junto com o S-900.

* Super Articulation = Não são apenas alguns timbres a mais. Na verdade, são timbres especiais com articulações específicas através de pedal. Procure por um Vídeo-Demo da Yamaha na internet com o Michel Vocken e você ouvirá o timbre "Concert Guitar" e entenderá o que eu estou dizendo. Acho que esse timbres fazem a diferença, sim!

Pra ser sincero contigo, se eu fosse comprar hoje um teclado sem esses recursos que citei, pegaria um Roland GW-8.

O S-900 não é perfeito: não gosto das teclas, por exemplo. No entanto, não existe nenhum teclado arranjador que tenha tudo que o S-900 pode te oferecer em sua faixa de preço. Os concorrentes da Roland e Korg são muito mais caros. A Roland, por exemplo, só colocou o Vocal Harmonist no E-80. Então, acho que vale a pena pagar a diferença em relação ao S-700.

E quanto a esperar pelo sucessor do S-900, depende de sua necessidade. Você poderia ficar com o seu S-700 e utilizar um notebook com interface de áudio para realizar gravações e comprar um Vocalist Live Pro da Digitech para geração harmonica em tempo real. Terá um ganho em qualidade e recursos, porém perderá em praticidade (vai carregar mais coisas e pagar mais caro por isso).

Se tiver mais alguma dúvida, estarei a sua disposição.

petu_ce
Veterano
# abr/09
· votar


leonunes

Esqueci de mencionar que em relação ao S-700, o S-900 tem (além do gravador USB, dos Super Articulations e do Vocal Harmony) Polifonia de 128 vozes, Display colorido, mais Timbres (voices) e kits de percussão, mais styles e saída vídeo.

Espero ter ajudado. Boa sorte!

BeTinhU JF
Veterano
# nov/09
· votar


Grande Dúvida: Na lista de pen drives compatíveis com o psr s900 da Kingston tem:
Eu quero de 2 Gb da Kingston, então não servem outros, logo, só tem:

- DTI/2G
- DT100/2GBKR

o DTI/2G praticamente saiu de linha já, não acha aqui nas lojas!
Na loja, eu só acho ainda o DT100/2GB. Ou outros modelos tipo dt101, etc. que não são compatíveis.

- Será que é o mesmo ??? Estou com medo de não funcionar todas as funções do Teclado !! DT/1002GBKR é igual DT100/2Gb ???
- Pen Drive pode ser colocado ou retirado (claro, quando não estiver sendo lido os dados) a qualquer momento do teclado com ele ligado??? Obrigado pela ajuda !!

Alberto

ygorS2latino
Veterano
# abr/10
· votar


Preciso de AJUDA amigos, sabe meu teclado PSR-S900 agora ta imposivel de enchergar coisa alguma na tela LCD, esta toda borrada, primeiro começou com só uma lista preta no lado direito da tela ou izquerdo acho, bom não sei, mas dai os meses foram passando e cada vez ia piorando agora a tela esta quase impossivel de ver algo, ta tipo uma mancha preta dos dois lados, imagina tocar assim no show ter que adivinhar que musica ou qual apertar :S , por enquanto tou assim adivinahndo nos shows ai fico "Agunhado"!! , bom ai minha pergunta: COMO POSSO USAR A SAIDA DE VIDEO DELE(teclado) PARA ENVIAR PRO LAPTOP PRA VER DIRETO NA TELA DO LAP?? eu ja testei com uma TV e pega normal todo o conteudo do teclado. Mas e como faço pra enviar e que no Laptop apareça a imagem que nem na tv?é preciso instalar algo?ja fiz e não deu certo :(. O cabo que comprei e usei e não deu certo foi: RCA video out do teclado e S-Video in pro laptop. Valeu gente ajuda ai se alguem souber?abraços Ygor

Tiotolas
Veterano
# jan/11
· votar


Pessoal,

Gostaria de saber se alguém possui arquivos *.mfd para músicas nacionais e internacionais para o S910.

Para quem interessar tenho playbacks mp3 e styles e posso disponibilizar.

Grato.

Tiotolas
Veterano
# fev/11
· votar


É possível tocar um mp3 (playback) e gravar a voz no S910?

soyo2005
Veterano
# mar/11
· votar


Olá pessoal! Vcs sabem como osso atualizar o fimware?
Baixei a atualização V.1.30, gravei no pen-drive, mas não sei quais são os passos para atualizar. Não consegui encontrar no manual. Se alguém puder me ajudar?

Mister Euds
Veterano
# out/11
· votar


Porque meu teclado s900 não aceita os ritmos do s910?

paulohlog
Veterano
# out/11
· votar


Mister Euds


como assim ñ aceita? O que acontece? explique melhor!

genilson
Veterano
# out/12
· votar


Mister Euds

a yamaha muda o tipo de arquivo para forçar o usuário a trocar de teclado, mas existe um programa que converte os styles do s910 para tocar no s900, http://www.jososoft.dk/yamaha/software/sf2c/index.htm,

tem uns timbres novos do s910 que não vai tocar no s900, o Style vai tocar faltando mas da pra aproveitar alguma coisa, se não souber fazer me passa teu e-mail que tenho todos os ritmos do s910 ja convertidos ok.

um abraço...

Alvaro violeiro
Veterano
# ago/13
· votar


ola galera,me tirem uma duvida,comprei um psr s900, e quando vou gravar eu tocando e cantando, não aparece minha voz na reprodução , isso é normal ?? ou ele é obrigado a gravar a voz tmb ?? por favor meu teclado pode estar com defeito !!

giyama
Veterano
# jul/14
· votar


boa noite!
gostaria de colocar alguns loops e samples no pen drive e espetar na usb do meu psr-s900 e tocar esses loops atraves das teclas do teclado, linkar cada som a uma tecla, pra eu poder usar como um controlador midi, eh possivel? se sim, poderiam me ajudar a fazer isso?
obrigado pessoal!

Adler3x3
Veterano
# jul/14
· votar


giyama
Não!
O teclado só reproduz os arquivos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha PSR S900 e S700 - Dicas de usuários