Ligando Aparelhagem e Periféricos!

    Autor Mensagem
    do-bandolim
    Veterano
    # jan/08


    Olá pessoal!!

    Óia eu aqui novamente, abusando da boa vontade de vocês!!!

    A dúvida é a seguinte:

    Tenho um MIE (módulo isolador estabilizado da Microsol) e gostaria de ligar meus periféricos nele. Só que tem um problema: ele possui apenas 04 entradas e portando não dá para ligar todos os aparelhos. Liguei na Microsol e me informaram que não posso ligar nele nenhum tipo de estabilizador, filtro de linha ou até mesmo outro módulo isolador (nem antes e nem depois) pois corro o risco de danificá-lo, e até mesmo minha aparelhagem. Devendo o mesmo ser ligado diretamente na tomada principal, e nas 4 entradas devo ligar4 periféricos. Gostaria de saber como vocês fazem para ligar seus periféricos e teclados, em vista que na maioria dos aparelhos os cabos de ligação é para tomada com aterramento. Antes não me preocupava muito com isso, ligava tudo na tora mesmo!! Mas como "grana" não caí do céu, não quero correr esse risco, e tem lugares em que a gente toca por aqui que dá até medo de morrer eletrocutado. Será que se eu comprar um aparelho daqueles da FURMAN (que já é distribuidor, filtro de linha e estabilizador) ligá-lo na tomada principal e dele distribuir para meus periféricos resolve o problema? visto que 99% dos lugares não têem aterramento. Por favor PESSOAL!!! Talvez o tópico esteja fora de questão, mas se puderem me ajudar ficarei agradecido, pois entendo muito pouco do assunto e gostaria de uma luz. ( e não raios e trovões durante as apresentações). Brigadão pessoal e até mais!!!!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    do-bandolim

    Você precisa saber qual a potência que esse estabilizador consegue fornecer e conhecer o consumo dos seus equipamentos. Va ligando seus equipamentos até chegar a potência máxima que o estabilizador consegue fornecer. Que equipamentos você pretende ligar nele? Seja mais específico que posso te ajudar melhor...

    do-bandolim
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: do-bandolim
    · votar


    Olá Ricardo_Adorador.

    Obrigado pela presteza!!!
    Você fala do FURMAN ou do MIE da Microsol? O MIE da Microsol tem 400watts de potência, mas o da Furman eu não sei pois tenho que fazer uma pesquisa. Os equipamentos que pretendo ligar não consome tanta energia: na faixa de 14, 40 watts mais ou menos. É uma mesa 1202 VLZ da Mackie, processador Virtualizer Behringer, Equalizador Behringer, Ultraflex Pro Behringer, compressor 3630 Alesis e um teclado. Quanto ao meu amplificador de caixas acho que não vai dar para ligar, pois o mesmo consome muita energia. O problema é que esses periféricos funcionam em 110 ou 117 volts, pois além de precisarem de tomadas com aterramento( pois os cabos de ligação dos mesmos é de 3 pinos: positivo, negativo e terra) preciso que o estabilizador funcione também como um transformador. E se na maioria dos lugares onde tocamos, só tem uma tomada para ligar a aparelhagem, quanto mais sistema de aterramento. Certa vez conversei com o técnico de uma banda, que fez um show na praça aqui na cidade onde moro, e em relação ao aterramento ele me disse que resolve o problema fincando uma barra de cobre no chão e ligando na tomada principal. Acho que isso não resolve muito, pois dizem que é preciso de pelo menos 3 barras de cobre para fazer um sistema de aterramento eficiente. Agora já pensou ter que ir tocar em um casamento por exemplo, e ter de carregar 3 barras de cobre de pelo menos 2mts de comprimento para fincar do lado de fora da igreja? É pedir pra morrer!!!! Em relação a ligação dos periféricos, já vi fotos de racks de periféricos em que o primeiro aparelho é um distribuidor e condicionador da Furman, agora não sei se é dali que se liga todo o restante dos equipamentos. Acho que escreví demais e as vezes não nos expressamos com clareza, mas penso que dei uma idéia do problema. Teria como você dar uma clareada na situação? Té mais e valeu!!

    Eduardo 336
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    do-bandolim

    Eu não sei te ajudar, mas sugiro que também faça o mesmo tópico no fórum de Gravação e Home Estudio e também no fórum de Guitarra(lá tem muito guitarrista que usa muito equipamento e no mesmo barco que tu).

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    do-bandolim

    Tente descobrir a energia que seus equipamentos consomem, exceto o amplificador. Geralmente os equipamentos tem alguma referência ao consumo perto da entrada de energia dos mesmos. Para calcular a potência você usa a seguinte fórmula: P = V x I ( Potência é igual a tensão vezes a corrente).

    Some todos os valores encontrados e veja se eles estão abaixo da capacidade do estabilizador. Não importa se os estabilizador tem somente quatro tomadas de saída, você pode ligar um filtro de linha em uma de suas saídas para conseguir mais tomadas, mas não esqueça de respeitar o limite de potência do mesmo.

    Sobre o aterramento é vai ser dificil mesmo andar com barras de cobre por aí.. hehehe

    do-bandolim
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Valeu pela ajuda, mas meus periféricos não ultrapassa a potencia do MIE da Microsol. Só que segundo a empresa não se pode ligar nenhum outro estabilizador, filtro de linha ou algum tipo de extensão para se obter mais tomadas de entrada, pois fazendo isso corro o risco de queimar meu estabilizador e até meus eletrônicos. Vou dar uma olhada também no fórum de gravação e home stúdio, conforme o EDUARDO 336 recomendou, talvez alguém possa dar mais uma clareada no assunto. ´Não é possível que seja só eu que tenha um setapzinho próprio pra fazer som ao vivo. Acho que tá todo mundo ligando na tora mesmo!!!! Coisa que não recomendo, pois quando pintou o primeiro Korg 01Wfd no mercado, bastou uma alteraçãozinha de energia no local onde tocávamos e lá se foi... o teclado do meu amigo!!! (Risco esse que não quero correr!!!) Mas valeu e muito obrigado pela atenção!! Quando tiverem alguma dúvida e estiver ao meu alcance estarei à disposição!!! Bye!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligando Aparelhagem e Periféricos!