Performance - Como utilizar?

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07


    Bom pessoal, é uma pergunta boba, mas é bom fazer hehe
    Eu estou começando agora a utilizar sintetizador (tenho um Juno D) e estava lendo neste tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/157395/ sobre utilizar o modo performance ao invés de patch, para evitar o corte do timbre na hora da mudança. Ok. Mas como então faço a mudança do timbre no modo performance? E vi que pode "misturar" vários timbres simultâneos para serem controlados. Como configuro os timbre que irei controlar?

    ericpb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Acho q é isso q vc quer:

    Pra mudar o timbre é igual no modo patch. O ideal é criar uma perfomance sua para poder salvar e deixar os sons mais utilizados num acesso mais facil. Você pode por exemplo, colocar os sons de orgaos no registro 2 e 3 e deixando um orgao como o 33 em um e o 67 em outro. (q são dois orgãos bem bacanas)

    Para "misturar" você deve configurar a saida de um patch para o mesmo q outro isto é, se vc editar o patch 3 e mudar a saida pra 2, ao tocar sairá o som dos dois intrumentos ao mesmo tempo.

    O manual do juno é bem util e ajuda bastante nesta parte.

    Espero não ter complicado, se não conseguir entender me avisa q tento explicar melhor.

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Opa, valeu amigo. O que eu fiz foi o seguinte: criei uma performance no meu Juno D com os timbres que mais gosto de usar. Quando o Part Select está habilitado, no modo performance, cada botão de acesso rápido de troca de timbre, passa a trocar para cada uma das 16 partes. Então o que fiz foi configurar cada parte com os timbres que uso. Quando vou tocar, coloco o Juno D na performance, escolho a performance com os timbres que preciso e ativo o Part Select. Aí quando tenho que fazer a mudança do timbre, apenas troco para a parte que tem o timbre que devo usar no momento.

    Dá um pouco mais de trabalho, mas a vantagem que tenho que posso depois mudar muito mais rápido os timbres, só mudando a performance com os timbres pré selecionados. Pra agilizar a configuração faço isso com o Roland Juno D Editor. E além disso os timbres não dão corte quando mudo, por exemplo, de Grand Piano para SynthStrings 2.

    Assim é o jeito correto?

    ericpb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Exatamente isso é q sem o teclado aqui no trampo não me lembrava do nome Part Select, hehehe.

    E pra combinar timbres vai no Part Select e configura a saida pra parte selecionada, prefencialmente as de 10 pra cima q são de mais dificil acesso, daí, por exemplo, junta-se a 11, 12 na 3 e tem uma combinacao grande selecionando a parte 3 pra tocar.

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    hehe tranquilo ericpb. Se dependesse de mim, levaria o teclado para tocar no trampo hehe. Só que não pode hehe.

    Então eu estava no caminho certo hehe. Vi o cara lá falando e fiquei encucado como faria isso. Aí a única maneira que consegui pensar foi fazer esse esquema do modo performance.

    Ah! E a parte da mistura dos timbres!! Era isso que estava procurando!! Rapaz, achava que não tinha jeito de fazer isso... Pra ter idéia de como isso é bem útil, a introdução da Distant Hunter do Shaman, começa com barulhos de trovões, chuva, cavalos relinxando e parece que alguns uivos. Então fazendo essa combinação de timbres em partes mais altas que você disse, split e outras coisas, consigo fazer o que quero!!

    Show demais!! Cada vez estou ficando fã de teclados sintetizadores, em especial da Roland. Que show de recursos hehe

    Valeu pela ajuda amigo!
    Um grande abraço

    AC_TEC
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Olá, amigo. Legal mesmo, mas só pra lembrar é necessário ter sempre em mente a polifonia em uso, que no caso é somada a de cada parte. Mas no caso do Juno D, que se não me engano tem 64 vozes, vai ser difícil "embananar", hehe. Um ponto chave que você citou é o fato dele ter teclas de atalho para chamar as partes. Mas tenho uma dúvida: ele é multi-timbral (você pode ter mais de uma parte ativa ao mesmo tempo) nesse modo? Quando você usa essas teclas de atalho, a parte anterior é automaticamente desativada? Valeu, e abraços

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fala amigo, beleza? É sim. Trocando a parte, automaticamente a outra deixa de ser controlada. E se eu quiser, consigo controlar várias partes ao mesmo tempo. É só fazer o que o ericpb disse, configurando a saída da parte para outra. Por exemplo, vamos supor que eu queira um timbre com Grand Piano, Pad, Harpsichord e Chaos Choir. Então configuro duas partes com esses timbres. Grand Piano e Pad na parte 1 em modo Dual Voice, na parte 2 Chaos Choir e o Harsichord também em modo Dual. Aí com o Juno D Editor eu consigo configurar qual vai ser a saída a parte. Coloco a parte 1 com a saída pra parte 2. Com isso consegui ter 4 timbres diferentes em um só. Não testei criar com mais de duas partes, mas acho que dá. Porém notei uma coisa no Juno D, não sei se é alguma "navalhada" minha. Quando configuro uma parte para ter um timbre em modo Dual Voice ou Split, ele pega numa boa e funciona mesmo trocando de parte e voltando. Mas se eu trocar de performance, se o timbre da parte não for Dual ou Split, ele volta para o seu modo original, como Split ou Single. Só consegui fazer segurar o modo Dual/Split criando um patch e salvando na memória do teclado. Aí quando crio a performance com uma parte no modo Dual/Split, já seleciono o Patch que criei. Com isso, mesmo mudando de performance, a configuração Dual/Split continua. Alguém mais percebeu isso no Juno D?

    Quanto a polifonia, estou tranquilo porque é como você disse, com 64 vozes é um pouco difícil estourar, ainda mais que eu não uso MIDI.

    Até mais e abraços.

    tell
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tenho um RS 50 e já fuçei muita coisa nele e a unica coisa que eu desejo saber é se tem como eu divir o teclado em mais de dois timbres no modo split por algum tipo de esquema, por exemplo: nas oitavas C1 e C2= PIANO, C3 = CLAVE, C4 = ORGÃO E C5= moog; é possível?
    Só consigo dividir em dois timbres apenas e no modo performance quando entro na função de tocar até 16 timbres simultaneos, eles ficam em modo dual, mesmo que eu tenha configurado em split, ainda sim ficam uns por cima dos outros.
    Como faço? Grato desde já!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Performance - Como utilizar?