Morre aos 70 anos o pianista Pedrinho Mattar

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: fernando tecladista


    fui assistir o programa que ele tem na rede vida e me deparo com essa notica
    ----------------------------------------------------------------

    O pianista Pedrinho Mattar, 70 anos, morreu na noite desta quarta-feira, em Santos, vítima de infarto fulminante. Mattar era um dos mais conceituados instrumentistas do País.

    Caçula de uma família de dez irmãos, Mattar começou a tocar piano aos 8 anos de idade. Sua primeira apresentação foi em 1953, na União Cultural Brasil-Estados Unidos.

    Estudou piano na escola Madalena Tagliaferro e, em 1959, realizou sua primeira excursão ao exterior acompanhando a cantora Leny Eversong a Las Vegas. Saiu, na mesma época, em turnê com o cantor Agostinho dos Santos.

    Foi atração da boate Juão Sebastião Bar, como acompanhante de Chico Buarque, Maysa e outros, e ganhou títulos importantes, como o de melhor solista do ano, em 1963 e 1964. Mattar teve uma carreira que sempre transitou entre o meio erudito e o popular. Nos anos 90 ainda fazia shows pela noite de São Paulo e apresentava o programa Pianíssimo, na Rede Vida.

    O velho piano Brasil
    Pedrinho Mattar ganhou seu primeiro piano do pai, músico, em 1941. Mesmo não podendo mais ser utilizado há anos, o instrumentista não se desfazia do velho quadrado e marrom Brasil. “Ele cuidou de mim na juventude e eu cuido dele na velhice. Por ele, desvendei a música. Já não é ‘tocável’, mas o guardo com muito carinho”, disse Mattar em entrevista em 2003 ao repórter Ramiro Zwetsh, quando comemorou os 50 anos de carreira com uma temporada no Bar Brahma, em São Paulo.

    O velho piano Brasil era guardado com o alemão Blüthner, preto e de cauda, um colosso de quase 3 metros - protagonista de um episódio ímpar. Morador de um prédio da Peixoto Gomide havia 35 anos, o músico fez o trânsito parar na Avenida Paulista duas vezes: na chegada do Blütner ao seu apartamento, no começo da década de 80, e quando o tirou de lá, uns seis anos depois.

    Enorme, o instrumento não subiria nem pela escada e muito menos de elevador. A aglomeração de curiosos para ver o piano ser suspenso pelo lado de fora até o 16º andar do edifício foi suficiente para transformar em pesadelo o percurso dos motoristas que rodavam na região.

    Tom Jobim como reserva
    Na década de 50, ainda estudante em seus 16 anos, Mattar era o pianista titular da boate Xauen, tendo Tom Jobim como o primeiro reserva, que o substituía quando tinha provas ou não podia faltar à aula.

    Como acompanhante, Pedrinho fez realçar as vozes de intérpretes como João Gilberto, Alaíde Costa, Agostinho dos Santos, Claudete Soares, Hebe Camargo e Dolores Duran, entre outros. “João Gilberto cantava alto como Orlando Silva, um baita vozeirão. Depois inventou de cantar baixinho”, lembrou em 2003 o músico sobre um episódio vivido por ele na Xauen.

    .... .... ... ..

    fonte

    ---------------------------------
    o pessoal tecladistico ultimamente parece que não gostava da tecnica dele cheia de floreios e arpejos, hoje não esta na moda mas sempre gostei de ver o cara tocar

    mas além dos floreios e etc... eu vi que ele sempre teve uma grande preocupação com o repertório, conseguiu sempre tocar o que queria da forma que queria

    e também pra ver como é familia de músico o cara é tio do Derico

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Descanse em Paz

    Eduardo 336
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ficaram sabendo tarde em...

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    quando eu vi o topico e vi que ele morreu, a primeira coisa que veio pela cabeça era de enfarto!! e no deu outra!!! ele era muito gordo!!! o jo soares tb vai assim, qual quer dia desses nao vai ter mais o programa do jo!!!

    o cara tocava pra caralho, virtuose da porra ele!! quem ja viu o programa dele sabe como o cara tocava!!! menos uma estrela no nosso brasil

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eduardo 336
    Ficaram sabendo tarde em...
    pois é.... é o que dá ficar pouco na internet
    como a tv só fala do Rio estes dias nem sei se passou alguma coisa

    e andaram fazendo um limpa na rede vida
    dias atras morreu o "Francisco Petronio" que também tinha um programa por lá

    Eduardo 336
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fernando tecladista
    Verdade...
    Eu nem fiquei sabendo pela net...
    Fiquei sabendo no Jornal do SBT, no dia da morte. Até fiquei espantado em eles terem feito a matério.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous



    ele era muito gordo

    Eu acho que vc não está sabendo quem foi Pedrinho Mattar!!

    Ele nunca foi gordo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    leandro rodrigues
    ele era muito gordo
    Estranhei isso tb... vou até procurar umas fotos recentes dele.. não me lembro do Pedrinho gordo..

    Perda irreparável.
    =(

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    leandro rodrigues
    Mas acho que o Jabijirous tem razão qto estar acima do peso. Achei uma foto dele recente.

    http://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult040.htm

    =(

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Christhian

    O que ele tinha na realidade era BARRIGA, gordo mesmo é o Jô

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    leandro rodrigues

    O que ele tinha na realidade era BARRIGA, gordo mesmo é o Jô
    Hum.. verdade. Msm assim é propicio a mais infartos do que uma pessoa mais magra né?
    Abs.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Christhian

    Eu acho que ele faleceu por motivos musicais. Ele Floria demasiadamente todas as músicas que ele interpretava, prá quem é pianista, sabe muito bem do que eu estou falando, era tão grande o FLORIAMENTO, que vc só iria saber qual música ele estava tocando só na metade da música

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    concordo com o GT...

    mas ele foi dessa pruma melhor... esse mundo hj em dia tá uma merda..

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Ele Floria demasiadamente todas as músicas que ele interpretava, prá quem é pianista, sabe muito bem do que eu estou falando, era tão grande o FLORIAMENTO, que vc só iria saber qual música ele estava tocando só na metade da música

    tem certos tipos de música que praticamente só tem duas formas de tocar

    forma richard clayderman
    melodia simples na direita
    acompanhamento arpejado na esquerda I - V e III (8ª acima)
    segunda parte faz um grande arpejo pra voltar no tema tocando tudo em oitavas

    e a forma dele

    alguns temas de filmes antigos como "o vento levou" (que era a praia do pedrinho) se você tocar usando: distribuição, acordes dissonantes, e outras coisas moderninhas você mata a música se tocar igual o richard clayderman dá sono

    ROTTA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Admiro por ter sido mais um divulgador da boa música no Brasil. No entanto, pessoalmente acho os arranjos dele "elaborados" demais, descaracterizando muitas músicas que primam pela simplicidade.

    Abraços.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    os arranjos dele "elaborados" demais, descaracterizando muitas músicas que primam pela simplicidade.

    Resumindo: Excesso/ Exagero de Floriamento

    korgman
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: korgman
    · votar


    Caros Amigos de forum,

    Achei fascinante este tópico, e não resisti em entrar para comentar também!!

    Respeito a opinião de todos como sempre o fiz, acho apenas que não é possível definir apenas como florear um estilo de tocar piano que já existe a 70 anos, e é muito rico, e sempre bem frequentado de estrelas.

    Vale a pena revisitá-lo com certeza!!!, e bem como mencionar que Pedrinho Mattar pertenceu a esta escola de pianistas populares famosos, verdadeiras feras do piano eu seus tempos tais como:

    Carmen Cavallaro - http://en.wikipedia.org/wiki/Carmen_Cavallaro - (que tocava para o ator dublar e representar a vida de Eddie Duchin no filme "Melodia Imortal"

    Eddy Duchin - http://en.wikipedia.org/wiki/Eddy_Duchinn - (que fez um incrível arranjo de aquarela do Brasil na década de 40.. estimulando o Brasil a entrar na guerra, ele tocava em um casino dentro do Central Park em Nova York).. assistam o Melodia Imortal pelo menos uma vêz!!!

    Wladziu Valentino Liberace - http://en.wikipedia.org/wiki/Liberace (que tocou para os atores dublarem os filmes de Chopin, List. E tem muitos vídeos incríveis espalhados por aí até hoje...

    O problema é que o tempo passa e os estilos que eram top de linha na época, hoje não são tão valorizados infelizmente

    Tocar a dança do fogo versão original já é complicado, já pensou improvisando como Pedrinho fazia...

    Acho extremamente importante para o amadurecimento de um pianista/tecladista, tentar beber em todas as fontes musicais e bem como aprender um pouco com velhos pianistas, acrescentaria muito na concepção harmonica e na improvisação de cada um, tal qual influenciou meu modo de tocar.

    Obs: Adoro o Jordan Rudess, Keith Emerson, Rick Wakeman, Chick Korea, Elton Jonh, Jonh Lord, Stevie Wingwood, Errow Gardner (Falando em descaracterizar musicas este foi um dos maiores expoentes), Chopin, Egberto Gismonti, Scoth Joplin, George Gershwin, Villa Lobos, Bud Powell (genio e louco de tudo) e centenas de outros caras que não dá para citar que criaram suas assinaturas registradas ao piano.

    Estudar "de tudo" mesmo que se não goste ajuda uma barbaridade a buscar novas soluções harmonicas... esqueçam se hoje determinado estilo é simples ou demasiadamente rebuscado, apenas estudem harmonicamente o modo como cada um destes caras o faziam.

    Dá para perceber como foi incrível e benéfica a mescla na arte de se manipular as 88 teclas, desde a criação deste instrumento que tanto amamos..

    Valeu pessoal

    Pedrinho.. você que já tocou para um Presidente dos Estados Unidos em plena Casa Branca décadas atras, com tanto pianista gringo dando sopa lá, "feito inédito até hoje ", com certeza vc já tem audição marcada no céu com o Deus, e que ele o abençoe.

    Faça como sempre fêz em toda a sua vida.... Senta no Piano e arrebenta mestre!!!!!!

    Korgman
    www.geocities.com/aureo59/menat.htm

    Hammond B3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    caraca, arrepiei!!

    quem arrepiou levanta a mão!!!

    Destrói mestre! toca tudo! Deus deve ta curtindo essa hora

    ROTTA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    korgman
    Estudar "de tudo" mesmo que se não goste ajuda uma barbaridade a buscar novas soluções harmonicas... esqueçam se hoje determinado estilo é simples ou demasiadamente rebuscado, apenas estudem harmonicamente o modo como cada um destes caras o faziam.

    Concordo. Estudar e conhecer de tudo um pouco, para um músico profissional ou (digamos) entusiasta, é fundamental. Gostar, não... =)

    Abraços.

    korgman
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Marco Alan,

    Eu bem sei que tocar o que não se gosta é uma M....., ossos do ofício afinal que pianista gostava do Pozzolli... do Cesi... entre de outros compendios "chatos" no ínicio de seu aprendizado.

    Entretanto cada um deste métodos foram e ainda são impressindiveis, para os iniciantes.

    valeu brother

    Um abraço a todos os amigos do cifra Club

    Korgman

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Morre aos 70 anos o pianista Pedrinho Mattar