Sobre o uso de samplers (aparelho)

    Autor Mensagem
    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07


    Pois é pessoal, aqui estou eu com minhas dúvidas sobre equipamentos de novo hehe.

    Dessa vez eu fiquei intrigado, pois nunca cogitei a possibilidade de tocar usando um simples teclado controlador e um sampler (aparelho) carregado com vários samplers (amostras). Eu acho que dessa maneira eu poderia samplear, ou usar aqueles CD's com várias amostras, para ter os timbres que eu mais uso com uma ótima qualidade. Por exemplo: Poderia ter num aparelho de sampler só um piano Steinway, algumas amostras de strings, alguns hammonds etc... Tudo de excelente qualidade, sem ter aquela pilha de timbres que não uso.

    Daí entra minha situação: Estou com uma proposta de comprar um AKAI Z8, que me parece ser muito bom. Li inúmeras reviews e especificações, e achei ele um sampler de excelente qualidade. Não é muito grande, possui um painel destacável (parece frente de rádio de carro) que eu posso colocar em cima do teclado e controlar o sampler por lá. Possui porta USB para facilitar a interação enttre os periféricos e um monte de outras coisas. O problema acho que seria ficar fazendo a parte de mapeamento das notas no teclado, as camadas, edições, efeitos, zonas etc...

    Depois disso tudo, gostaria de perguntar para vocês: Seria uma boa idéia tocar utilizando apenas um controlador midi e um sampler desse? Eu não uso muitos timbres (Piano, órgão, pads, strings, alguns synths), e acho que poderia usar esses timbres com grande qualidade no sampler.

    Obs: Toco sempre ao vivo, em igreja, por isso precisaria de algo fácil de se trabalhar ao vivo, sem muitas complicações, ou que pelo menos que não torne esse trabalho muito desgastante.

    1) É fácil a parte de se lidar com um aparelho desses?
    2) É fácil a tarefa de se fazer o download de samplers direto do PC para o sampler, e mapear para o teclado? Os samplers baixados são de qualidade?
    3) Posso controlá-lo como se fosse um teclado normal (split, layer, efeitos)?
    4) Geralmente ele demora muito pra ler uma grande quantidade de timbres?
    5) Pra minha situação, vocês acham que seria uma boa alternativa?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Scoth_Pr
    1) É fácil a parte de se lidar com um aparelho desses?
    Não muito. Pelo menos foi a impressão que eu tive quando certa vez fiz aula num Akai S-6000 (nossa!!!)...

    2) É fácil a tarefa de se fazer o download de samplers direto do PC para o sampler, e mapear para o teclado?
    Depende do sampler. Se tiver conexão USB ou similar, creio que isso é possível. Senão, só via CD-ROM, disquete, SmartMedia, SD ou seja lá o que o equipamento suportar.

    Os samplers baixados são de qualidade?
    Isso varia conforme a taxa de amostragem e o tamanho da amostra. Quanto maiores esses parâmetros, melhor a qualidade. Um CD de áudio usa amostragem de 44.1kHz e tamanho de amostra em 16-bit, em 2 canais. Já um DVD usa 48kHz e 24-bit (se for DTS). Samplers, em geral, usam qualidade de CD, porém em mono (podendo o usuário configurar para stereo, se desejar).

    3) Posso controlá-lo como se fosse um teclado normal (split, layer, efeitos)?
    Sim. Esse é o princípio básico do sampler: captar amostras e transformá-las em timbres.

    4) Geralmente ele demora muito pra ler uma grande quantidade de timbres?
    Depende de onde ele está sendo carregado, se é do HD interno, de um CD-ROM, de um cartão, disquete, USB, etc.

    5) Pra minha situação, vocês acham que seria uma boa alternativa?
    Essa é uma alternativa para quem quer extrema qualidade nos timbres, com amostras, digamos, de piano Steinway Concert Grand, órgão Hammond B3 legítimo, strings sampleados de orquestras reais, etc. Mas em geral é caro... E para o que você propõe fazer, eu acho melhor um synth, por ser mais econômico e possuir os parâmetros necessários para que você possa melhorar a qualidade dos sons que utiliza.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mano_a_mano

    Obrigado pelas especificações, me ajudaram bastante a entender um pouco mais sobre sampler.

    Ele possui entrada USB do tipo "slave", e um HD interno de 60 Gigas. Será que ele demoraria para ler os samplers que já estão na memória? Eu sei que a maioria do pessoal me recomendaria um synth mesmo, porém, porque não usar só os timbres que eu uso com uma fidelidade acima da média dos synths do mercado né?

    Esse sampler que estou vendo possui um painel destacável, que tem vários knobs que servem como controles em tempo real, acho que isso já dá uma boa qualidade também.

    Quanto ao fato dos samplers serem caros, acho que dá pra encontrar alguns de qualidade de graça para download, ou estou enganado? Mesmo assim, estava vendo uns CD's no mercado livre, e parece que sairia por +/- R$15,00 cada. Acho que compensaria o investimento.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    E aí, mais alguém tem experiência nisso?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Scoth_Pr
    USB do tipo "slave", e um HD interno de 60 Gigas
    Não deve ser tão demorado então para carregar as amostras.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Quanto ao fato dos samplers serem caros
    Nesse caso eu não falei das amostras disponíveis por aí, e sim do equipamento. Tem alguns que chegam a R$ 10.000,00. Quanto às amostras, existem inúmeras por aí, inclusive de graça.

    estava vendo uns CD's no mercado livre, e parece que sairia por +/- R$15,00 cada.
    Conselho meu: cuidado com esses CDs do MercadoLivre... Muitos aparecem com uns 10 samples repetidos em inúmeras pastas, só mudando a qualidade. Aí dizem que são "centenas de samples". Assim é fácil, né?! Eu recomendo fazer download desses arquivos em sites específicos ou no do próprio fabricante do equipamento, se houver.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mano_a_mano

    Acabei de checar: um HD de 60 Gb, sendo que está totalmente expandido com uma memória de 512Mb, daí acho que ele não demoraria muito não é?

    Vou dar uma boa pensada, quem sabe esse sampler acaba sendo meu próximo investimento.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    1) É fácil a parte de se lidar com um aparelho desses?

    se vc tem as manhas com um synth ( digo synth de verdade, não PSR ), vc não vai ter muitos problemas, a não ser que queira fazer seus próprios samples, isso é dor de cabeça... exige perícia, prática, e softwares fudidos para loopar bem...

    2) É fácil a tarefa de se fazer o download de samplers direto do PC para o sampler, e mapear para o teclado? Os samplers baixados são de qualidade?

    sendo um AKAI, sim... a maioria dos samples são em formato AKAI, mas temos o Awave ae pra converter tudo, as coisas básicas ele faz bem... sem problemas
    a qualidade depende... se vc comprar, vc terá coisas ótimas, free é tudo podre quase...

    3) Posso controlá-lo como se fosse um teclado normal (split, layer, efeitos)?

    sim...

    4) Geralmente ele demora muito pra ler uma grande quantidade de timbres?

    não sei estes mais novos, mas os antigos demoravam mto sim... mas se vc já viu um Fantom, um K2600 e afins... é quase aquilo... não varia mto... talvez esse por ser mais novo um pouco ( que os samplers antigos ) seja até mais rápido que essas workstations...

    5) Pra minha situação, vocês acham que seria uma boa alternativa?

    cara... tudo de seu lado bom e ruim... com um sampler vc poderá ter a sua memória ( 512 é mta coisa! ) completamente reservada pros timbres que vc usa... nada de sanfoninha, ou sample do peido de um macaco... vc vai ter só o q vc precisa... daí vc já tira: um piano de 100 mb? se bem sampleado é do caralho, melhor que de qualquer teclado ae de hj ( tirando alguns, mas a maioria dos teclados não têm nem 10mb de piano, a Kurzweil acho que tem aquele piano foda em 8mb, mas isso é outra história, isso é mágica de programador... ) enfim... vc terá uma qualidade superior aos convencionais ( obviamente, se vc comprar bons samples )... MAS se vc quiser fazer, vc vai ter mtaaaaaaaa dor de cabeça... então só rolaria se vc fosse comprar... ou "comprar" pelo eMule, torrent...

    eu qdo tinha minha placa de sampler no trinity fazia altas coisas... dpois cabei vendendo ela... agora tô sem sampler no trinity... e eram só 8mb

    Os samplers baixados são de qualidade?
    Isso varia conforme a taxa de amostragem e o tamanho da amostra. Quanto maiores esses parâmetros, melhor a qualidade. Um CD de áudio usa amostragem de 44.1kHz e tamanho de amostra em 16-bit, em 2 canais. Já um DVD usa 48kHz e 24-bit (se for DTS). Samplers, em geral, usam qualidade de CD, porém em mono (podendo o usuário configurar para stereo, se desejar).


    errado, a qualidade de um sample diz respeito a qualidade da amostra em si, se um piano soa bem, ou não, e não a qualidade de amostragem, de nada adianta samplear um piano com loops podres, ou um piano véio podre em 48khz...

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: kevinmoore
    · votar


    Acabei de checar: um HD de 60 Gb, sendo que está totalmente expandido com uma memória de 512Mb, daí acho que ele não demoraria muito não é?

    o maior problema é saber qual o tipo de HD é...
    mas pense nisso: uma vez carregados os timbres nos 512mb de RAM, cabou... vc não precisa re-carregar ( a não ser que vc desligue ele )...

    então se vc for fazer um show, suba lá antes, puxe todos samples pra RAM e blz... não tem erro nisso...

    EDIT: uma coisa que esqueci de comentar: vja mto bem sobre os efeitos do bixo... pq sampler sem efeito, dependendo do q vc vai usar, é inútil... ou quase inútil, te obrigando a ter um processador extra...
    por exemplo: hammond, samplear com a leslie é inviável, pq ferra o loop, e tb vc perde a acelaração dela... dá pra fazer umas gambiarras, mas fica podre...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kevinmoore

    Valeu pelas explicações cara.. O que eu tô querendo fazer, se der certo, é exatamente o que você disse: Ter só os timbres que eu uso com uma ótima qualidade, sem o peso extra (sanfona, guitarras, saxofones, marimba, cubo de gelo caindo no copo...).

    Não quero fazer meus próprios samplers, até porque não entendo muito disso ainda, então quero puxar os timbres que eu mais uso, por exemplo: Um piano Steinway, um piano Kurzweil, os órgãos da placa "60&70's" que já vi em CD, strings legais também, enfim, muita coisa. Já vi até um cara vendendo um CD que tinha todo o banco de timbres do Trinity, claro que não fica a mesma coisa sem os efeitos e controles da Korg né, mas não deve ser ruim.

    Acho que dá um pouco de trabalho, mas deve compensar bastante no resultado final do timbre né. Estou pensando em pegar um CME UF-7 (o maior problema é o acesso sequencial dos timbres, mas dá pra fazer tudo pelo painel do próprio Sampler). Daí é só copiar os timbres direto dos CD's de sampler pro HD de 60 Gigas, e carregá-los antes da hora do show.

    A respeito do tempo de demora pra carregar os samplers, eu sei que os samplers da yamaha demoram bastante, até os MOTIF e a linha EX têm esse problema de demora, mas acho que no Akai não deve demorar muito né.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    CME UF-7 (o maior problema é o acesso sequencial dos timbres, mas dá pra fazer tudo pelo painel do próprio Sampler)

    na verdade o maior problema dele acho q é não salvar o mapeamento dos controller... vc bota o slider x pra responder ao midi 39 aí qdo vc liga denovo o bixo, o x tá respondendo sei lá oq... saca?

    mas qto ao tempo de acesso nào posso te responder... nunca vi esse AKAI aí...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kevinmoore

    Me parece que esse é um dos modelos mais novos da Akai. Até hoje só tinha visto a série S3000/4000/5000/6000, que são aqueles monstros no tamanho e funcionalidade né. Esse é um modelo bem menor, tem o tamanho parecido com o do Jv-1080. Tô vendo se consigo fazer um rolo no meu Alpha-1.

    A respeito do CME, é duro héim, um dos teclados mais bonitos, com mais controles e um erro idiota desses na hora de fazer o produto.

    Cara, você me falou que com 8 Mb de sampler você já fazia bastante coisa né. Eu tava pensando se em vez de pegar o Akai eu pegava um Jv-5080, que só tem 128Mb mas vem com todos os timbres da linha XP/Jv, e 8 slots pra expansão né. Aí já dava pra samplear uns timbres legais.

    Obs: Tem um cara querendo trocar comigo pau-a-pau um Sampler Yamaha A4000, com 128Mb e vários samplers já instalados. Será que vale?

    gustavorino
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    pessoal.. só complementando o assunto.. TIREM da cabeça a ideia de quem a qualidade dos timbres de um teclado é relacionado ao xxxMB de memória WAVE.. isso é só 20% da qualidade do som... meu kawai não deve ter nem 4 mega de amostras do piano dele.. mas ele tem qualidade superior a qualquer teclado com 40 mega de piano.. isso não quer dizer nada.. o que diz respeito a qualidade é se as amostras foram gravadas com qualidade, se não há bad samples e se o timbre foi programado corretamente..

    se fosse por isso.. um JUNO D teria timbres melhores do que um Kurzweil PC2

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    gustavorino

    Sim, na verdade são vários fatores que contribuem para uma excelente qualidade: Qualidade da gravação, qualidade do instrumento quie foi sampleado, qualidade dos intrumentos de sampleamento, quantidade de memória dedicada aos detalhes da timbragem, manipulação das amostras depois de gravadas etc... Não há só um fator que determine a qualidade final do produto, e sim, várias variáveis que contribuem para o som.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    gustavorino

    leu o que eu escrevi lá em cima? olha:

    errado, a qualidade de um sample diz respeito a qualidade da amostra em si, se um piano soa bem, ou não, e não a qualidade de amostragem, de nada adianta samplear um piano com loops podres, ou um piano véio podre em 48khz...

    vc tem razão, mas obviamente, se vc comprar um pacote de samples de um steinway, com uns 100mb, ele irá ser melhor do que o piano de praticamente qualquer outro teclado... normalmente os samples comprados são ótimos... nesse caso é quase que correto relacionar o tamanho dele com a qualidade... eu disse QUASE, mas mais pra correto do que pra errado...

    Scoth_Pr

    A respeito do CME, é duro héim, um dos teclados mais bonitos, com mais controles e um erro idiota desses na hora de fazer o produto.

    pois é... isso pra mim já inutiliza o bixo...

    Cara, você me falou que com 8 Mb de sampler você já fazia bastante coisa né. Eu tava pensando se em vez de pegar o Akai eu pegava um Jv-5080, que só tem 128Mb mas vem com todos os timbres da linha XP/Jv, e 8 slots pra expansão né. Aí já dava pra samplear uns timbres legais.

    cara... isso é de se pensar viu? pq ele tem mtos sons bons já... aí vc adicionaria só o que vc precisar, tipo um piano ou outro timbre...
    isso vai depender do quanto de sons que vc vai qrer usar sampleado...
    dependendo 128 é um número bom, dependendo não...

    sobre o A4000 não sei... se for pra pegar um de 128 o 5080 é mais jogo... senão pegue o gigante lá de 512...

    mas o melhor de tudo é vc tentar testar tudo ( clichezão verdade )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o uso de samplers (aparelho)