Quem realmente vive de(a) música?

    Autor Mensagem
    deives
    Veterano
    # ago/06


    Prezados,
    Até que ponto vivemos da música, economicamente falando.

    Hobby ou Trabalho?????

    Opinem

    emanuel macedo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    deives
    hoje viver da música é uma arte ,tenho amigos que vivem da música mas que dão duro danado tocados sete dias por semanas em shops e fazendo
    show em bares finais de semana.
    só por ai dá pra vc ter uma ideia.
    no meu caso eu não vivo só de música pois tenho outra profissão
    como tecnico em eletrônica nos finais faço barzimho boates e aniversarios
    tambem tiro um bico como programador para arranjadores
    e faço consertos em teclados . posso dizer que vivo diretamente na música pra música.

    Teccláudio
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    A pessoa tem que ser ser um "artista" mesmo, tenho uns amigos que viviam só de musica, agora cairam na realidade e arrumaram um outro tipo de serviço ao dia, eu tbm tenho meu serviço ( técnico de informatica ) ao qual me dedido mais do que a musica, faço alguns shows por ai...mais não chega nem a 2 por semana, e ainda tem que dividir o cache com o vocalista....é isso ai...

    deives
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    emanuel macedo

    Pois é, no meu caso, trabalho 5 dias por semana, e somente nos finais de semana é que tenho condições de me dedicar à música...
    como já foi falado, também acho que quem consegue viver só de música é um batalhador realmente.

    Mas existem casos em que as pessoas ja crescem nesse círculo, onde a família, tudo que as cerca, as envolvem para seguirem este caminho, daí fica bem mais fácil porque essas pessoas ja tem uma convivencia com a música, existe uma pre-disposição.

    Eduardo 336
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu como sou menor e ainda não posso trabalhar a música é meu emprego.

    mikemax2
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu vivo com muito orgulho não é facil, mas pergunte pra qualquer banda qual o músico pior de se achar?
    Emprego tem mas falta PROFISSIONAIS com competencia.
    Agora idéia de ser artista nem me ocorre na cabeça o que eu quero é ter meu dinheiro pra sobreviver legal o resto é sonho de amador.

    sergiobruder
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu trabalho com informática (26hs por dia, 8 dias por semana).

    No tempo que me sobra (*pouco*) ainda toco nos finais de semana na minha igreja (não é todo final de semana, rola escala) e estudo piano ainda (voltei depois de 15 anos parado).

    Uma boa parte do pessoal do conjunto da igreja (+/- metade) é 100% dedicado à musica: faz faculdade de musica, é professor no instrumento, etc. o resto da galera é como eu, alguma profissao e musica de hobby/paixão (no nosso caso, ministério ainda, mas isso é assunto para outra seara!!).

    Carlos Sesti
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu só trabalho com música, mas to bem "quebradão" financeiramente.
    Não está legal, acho que vou mudar de ramo, mas dentro da área musical mesmo, tentar outro seguimento.

    mazza
    Veterano
    # set/06 · Editado por: mazza
    · votar


    Emprego tem mas falta PROFISSIONAIS com competencia.
    Boa!!

    Agora idéia de ser artista nem me ocorre na cabeça o que eu quero é ter meu dinheiro pra sobreviver legal o resto é sonho de amador.
    Melhor ainda!!

    Concordo em gênero, número e grau com você, falta muito profissionalismo na área, o que eu vejo de neguinho que quer ser ESTRELA...
    Eu vivo de música, trabalho pra caramba, e também nunca me ocorreu ser artista, o que eu faço é TRAMPO, e ponto, ao contrário de muitos que só querem fazer SHOW... o que falta é profissionalismo, o que eu sempre digo é que existe o MÚSICO e o ESTRELA, o primeiro só quer arrumar um trampo que o sustente, o segundo só quer ser ARTISTA, o pior é que o segundo não entende que músico é uma profissão como advogado, engenheiro, arquiteto, padeiro, balconista... quantos desse existem que levam o seu dia-a-dia, sem pensar em ser o bambambam da área em que atua? músico é profissão como outra qualquer, e ponto. Se você for arquiteto e um dia ficar famoso como o Oscar Niemayer ótimo, mas se não ficar, qual o problema em trabalhar em um escritório de segunda a sexta em horário comercial e ganhar a sua vida? e por acaso esse profissional que bate ponto no escritório se acha pior do que o resto por causa disso? porque tá trabalhando e não é ESTRELA?? porque muito "músico" também não encara dessa maneira? Porque existe muito estrelismo na área, uma coisa eu garanto, para o bom PROFISSIONAL, nunca falta trampo.
    Assino embaixo do que o mikemax2 falou, é bem por aí...

    só ressaltando: músico pensa e fala: "vou trabalhar", ESTRELA nem pensa e fala: "vou dar show" (ai meu saco!!!!)... é isso aí.

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Emprego tem mas falta PROFISSIONAIS com competência.
    Boa!!

    cadê os bons músicos profissionais que estão trabalhando?
    hoje o que se ver é muita exploração de qualquer músico seja ele profissional ou amador, todo nos sabemos de nossos limites como músicos Dependemos mas da midia e produtores que ganham uma nota em cima de qualquer evento(shows) .não acho nada de errado em vc ser músico e ter outro emprego paralelo .acho que esta frase muito fora do contexto.
    *EMPREGO TEM FALTA PROFISSIONAIS* O certo seria.
    *TEM PROFISSIONAIS O QUE FALTA É EMPREGO*
    o tem mesmo é muito músico trocando de profissão ou fazendo outro tipo de atividades para manter seu dia dia .

    deives
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mazza
    Concordo e acho que é um problema cultural esta questão de profissionalismo...
    Como em todas profissões, existem os bons e os maus profissionais.

    Mas a questão não é se tem emprego ou não, a questão é optar ou não por este caminho...

    P.S. O tópico está muito legal e as opiniões estão coerentes, é isso pessoal!!!

    Valtinho
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Viver de música aqui no Brasil, infelizmente é complicado. Maus salários (quanto tempo salário fixo), e o cara tem que ralar pra tirar uma graninha no fim do mês.
    É injusto por ser uma das mais belas artes existentes, mas... que fazer... infelizmente nosso Brasil não valoriza a música profissional como deveria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem realmente vive de(a) música?