Autor |
Mensagem |
Alequiz Veterano |
# fev/06
Em qual site posso encontrar exercícios para teclado utilizando os Modos Gregos?
|
haniel cedraz Veterano |
# fev/06
· votar
www.google.com , um bom site...
|
Ken Himura Veterano |
# fev/06
· votar
Lembre-se que você está no sistema tonal, não modal...
Então não estude só modos.
|
Hammond B3 Veterano |
# fev/06
· votar
haniel cedraz
www.google.com , um bom site...
Puts, custa da uma ajuda!
E se tem alguem aqui que tem uma dica interessante, ou mesmo algum exercício proprio, alguma maneira diferente de estudar, coisas pessoais de cada musico e dejesa compartilhar? use o google?
Isso aqui é um forum onde os musicos trocam informações, discutem opiniões e tudo mais!
Me desculpe se eu to interpretando mal, mais é que aqui tem muito isso!
Muitos perguntam algo(que muitas das vezes, não encontram na busca do CC e nem na internet) e como resposta, recebem advertencias como essa!
Alequiz
Preste atenção no que o Ken Himura disse!
Não estude só modos!
Caso queira aperfeiçoar, ou aprofundar os estudos em modos gregos, posso te passar umas informações!
Abraços!
|
SaintFerio Veterano |
# fev/06
· votar
Hammond B3
Somos uma panelona não aceitamos gente de fora, kkk! Se vier com perguntas "bestas" teremos 3 ou 4 pedras na mão pra tacar em vc! E se a pergunta foi interessante mas se já tiverem feito antes, vamos ridicularizar tudo heuheuhe!
|
Hammond B3 Veterano |
# fev/06
· votar
SaintFerio
huahuahuahau
Ta dominado! ta tudo dominado!!!
puts...
Deus deve amar vcs... kkkkkkkkkkkkkk
Abraços
|
SaintFerio Veterano |
# fev/06
· votar
Hammond B3
Não se esqueça que vc tb faz parte da panela kkk!
|
Hammond B3 Veterano |
# fev/06
· votar
SaintFerio
Claro, to lá no centro da panela gritando pra quem tá tentando entrar: Ta dominado, ta tudo dominado!!!
kkkkkkkkk
|
yanni540 Veterano |
# fev/06
· votar
Alequiz
Eis aqui uns exercicios de digitação:
OS MODOS (ou MODOS GREGOS).
Se tomarmos novamente a escala de Dó Maior com exemplo e fracionarmos ela em partes teremos os chamados modos gregos ou "Modos".
Vejamos o exemplo;
DO RE MI FA SOL LA SI DO (Escala Maior , ou MODO JÔNIO ).
RE MI FA SOL LA SI DO RE (MODO DÓRICO)
MI FA SOL LA SI DO RE MI - (MODO FRÍGIO)
FA SOL LA SI DO RE MI FA - (MODO LÍDIO)
SOL LA SI DO RE MI FA SOL - (MODO MIXOLÍDIO)
LA SI DO RE MI FA SOL LA - (MODO AEÓLIO)
SI DO RE MI FA SOL LA SI - (MODO LÓCRIO)
O QUE TEMOS ENTÃO É A ESCALA MAIOR, NESTE EXEMPLO EM DÓ,DANDO ORIGEM À OUTRAS ESCALAS QUE FORAM FORMADAS COM AS MESMAS NOTAS, MUDANDO-SE APENAS A REFERÊNCIA DO INÍCIO, ISTO É;
DE ; Dó à Dó = Escala Maior ou MODO JÔNIO
Re à Re = MODO DÓRICO
Mi à Mi = MODO FRÍGIO
Fa à Fa = MODO LÍDIO
Sol á Sol = MODO MIXOLÍDIO
La à La = MODO AEÓLIO
Si à Si = MODO LÓCRIO
..............................................
-----19. LOCALIZANDO AS TRÍADES, ARPEJOS E ACORDES NOS MODOS
Assim como , no início, tivemos a escala em Dó maior como principal estrutura para reconhecermos a tríade, arpejo e acorde, será também possível se fazer o mesmo com cada modo gerado.
Relembrando...
** A TRÍADE É COMPOSTA PELAS NOTAS 1, 3 e 5 DE CADA ESCALA.
** O ARPEJO (4 VOZES,ISTO É; 4 NOTAS) É FORMADO PELAS NOTAS 1,3,5 e 7 DA ESCALA.
** O ACORDE (4 VOZES) TEM AS MESMAS NOTAS DO ARPEJO, SÓ QUE AO INVÉS DE SE TOCAR UMA À UMA, COMO É TOCADO NO ARPEJO, TOCA-SE AS 4 NOTAS SIMULTÂNEAMENTE (AO MESMO TEMPO).
Lembre-se; para expressar o acorde usa-se o CÓDIGO DE CIFRAS
Visto no início da apostila.
Teremos então;
Escala Maior ou "MODO JÔNIO" TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
DO,RE,MI,FA,SOL,LA,SI,DO DO-MI-SOL DO-MI-SOL-SI "C7M'
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
MODO DÓRICO TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
RE,MI,FA,SOL,LA,SI,DO,RE RE-FA-LA RE-FA-LA-DO 'Dm7"
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
MODO FRÍGIO TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
MI,FA,SOL,LA,SI,DO,RE,MI MI-SOL-SI MI-SOL-SI-RE 'Em7"
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
MODO LÍDIO TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
FA,SOL,LA,SI,DO,RE,MI,FA FA-LA-DO FA-LA-DO-MI 'F7M"
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
MODO MIXOLÍDIO TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
SOL,LA,SI,DO,RE,MI,FA,SOL SOL-SI-RE SOL-SI-RE-FA "G7"
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
MODO AEÓLIO TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
LA,SI,DO,RE,MI,FA,SOL,LA LA-DO-MI LA-DO-MI-SOL "Am7"
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
MODO LÓCRIO TRÍADE ARPEJO ACORDE GERADO
SI-DO-RE-MI-FA-SOL-LA-SI SI-RE-FA SI-RE-FA-LA "Bm7(5b)"
1 2 3 4 5 6 7 8 1 3 5 1 3 5 7
......................................................................
--------------------20. OS CONCEITOS 'HARMONIA' E 'MELODIA'
De forma abreviada,podemos dizer que harmonia é o estudo da parte estrutural da música.Mas,geralmente este têrmo é usado para se referir aos acordes de uma música.
Já o têrmo "melodia" se refere a parte da 'linha melódica" ou a parte que podemos cantar.
Apenas como exemplo, se temos um músico cantando e se acompanhando num violão, o que ele toca no violão é a harmonia e, o que ele canta é a melodia.
Na escala maior, podemos dizer que o que a harmoniza (ISTO É, O QUE A ACOMPANHA), são as tríades ou os acordes.Ou seja, podemos tocar a escala enquanto tocamos o acorde ou tríade gerada "dentro" dela para acompanhar ela mêsma.
Desta forma , conforme vimos cada escala ou modo possui um acorde que foi gerada com as MESMAS notas desta escala ou modo. Este acorde poderá ser o acorde que "harmononiza"este trecho , ou seja o acorde que o acompanha.
Voltando aos modos, se associarmos cada modo com o acorde gerado com suas próprias notas , teremos o que se chama de CAMPO HARMÔNICO.
Exemplo; Na escala de Dó Maior;
Jônio que gerou : C7M
Dorico que gerou : Dm7
Frígio que gerou : Em7
Lídio que gerou : F7M
Mixolídio que gerou :G7
Aeólio que gerou : Am7
Lócrio que gerou : Bm7(5b)
Temos então ;
CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA DE DÓ MAIOR
Jônio Dórico Frígio Lídio Mixolídio Aeólio Lócrio
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(5b)
|
ThyagoAmaral Veterano |
# fev/06
· votar
¬¬
|
sagat Veterano |
# mar/06
· votar
yanni540
falando em modos gregos, as escalas bebop maior, bebop dominante, bebop menor melódica, frigio dominante vc tem alguma coisa sobre a utilização delas, em quais modos eu as uso?
|
sagat Veterano |
# mar/06
· votar
http://www.petethomas.co.uk/jazz-scales.html
|
sagat Veterano |
# mar/06
· votar
precisa de material em português
|
sagat Veterano |
# mar/06
· votar
preciso
|
Raphael cox Veterano |
# mar/06
· votar
Alequiz
Não estude so modos, como ja disseram, estude escalas, harmonia, acordes com notas complementares e etc...os modos sao variações de escalas naturais por exemplo:
Natuaral Maior
T - T - sT- T - T -T st
Do + = DO RE MI FA SOL LA SI DO
ai o modo Dórico ficaria
T-sT-T-T-T-sT-T
RE MI FA SOL LA SI DO RE
(basta ir andando os tons ....passando para trás o primeiro ai da origem aos outros modos)
Abraço
|
sagat Veterano |
# mar/06
· votar
``````Não estude so modos, como ja disseram, estude escalas, harmonia, acordes com notas complementares e etc...os modos sao variações de escalas naturais por exemplo:
Natuaral Maior
T - T - sT- T - T -T st
Do + = DO RE MI FA SOL LA SI DO
ai o modo Dórico ficaria
T-sT-T-T-T-sT-T
RE MI FA SOL LA SI DO RE
(basta ir andando os tons ....passando para trás o primeiro ai da origem aos outros modos) ``````````````
ìsso ai é teoria basica, harmonia modal é um estudo mais avancado e que vc ja precisa saber essas demais escalas naturais, funçoes, todos os tipose categorias de acordes
quem estuda harmonia modal está careca de saber.......
harmonia modal vc vai ver as escalas que cada acorde pode conter, suas tensões possiveis..........
|
Raphael cox Veterano |
# mar/06
· votar
sagat
Pronto.... nosso amigo disse tudo....harmonia modal é mais avançado...estudar primeiro harmonia é melhor, depois que souber as funçoes de cada nota e etc, ai se passa pra harmonia modal
|
caiokem Veterano |
# mar/08
· votar
Galera se eu toco uma música em C(dó) como improvisarei usando os modos gregos? Obs: a pergunta parece banal, mas é q tentei usar os modos na música e a sonoridade nao ficou legal com a música. POr favor me deêm uma dica
|