o que mais eu posso fazer ?

    Autor Mensagem
    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06


    Pessoal, gostaria de tirar umas dúvidas em relação a cifras. Por exemplo, em uma música que tem os acordes D,A,Bm ... Sendo que o D fica 8 tempos nele. O que poderia fazer mais para não ficar so arpejando na triade ? Teria como colocar algum acorde do campo harmônico de D ( a música estando em tom de D msm. ) Ou colocação de alguma coisa, não sei... O que eu poderia fazer ? Agradeço desde já por tudo ! DEUS abençoe a todos ! Abração

    Hammond B3
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lipe_pe

    Kra, tem mil e uma coisas pra vc fazer!!

    O que vc mais pode usar( não sei como é seu conhecimento em campo harmonico) são inversões, em todos os intervalos!

    Acordes com nona e quarta tb são muito bem vindos!

    Me passa um cifra que eu te dou um tanto de exemplos!!


    Abraços irmão!

    Felipe Sanches
    felipetecladista@gmail.com

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    up

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Poizeh, teve uma vez q tava tocando uma música so fixando nos acordes msm da cifra. Pedi pra uma tecladista tocar para mim, ela fez vários acordes onde n existia e várias coisas q n paravam os dedos dela :)
    Fico lindo d+, mas oq seriam essas coisas ? essa inversões msm ? acordes dissonantes ?! gostaria mto de saber ! Grande abraço ! Brigadão Hammond !

    Hammond B3
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lipe_pe

    Kra, eu ja tive essa mesma duvida, queria saber de tudo quanto é jeito, quais as notas que os kras usavam, e até msmo pq eles usavam, o que eles pensavam antes de usar cada acorde, como eles tinham tanta coisa na cabeça, enfim, isso é facil!!

    Na maioria das vezes, esses acordes são construídos com inversões!

    e depois desses, vem as dissonantes e tudo mais!

    Quer um exemplo de coisa maluca?

    Faz C7 na mão esquerda e D na mão direita, tudo perto do C central! Bingo!

    Um dos melhores acordes pra finalizar uma frase de blues, ou coisa do tipo!

    Kra, pega um professor que entenda de harmonia, vc ta feito!!


    Abraços!

    Felipe Sanches

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Hummm, ótima idéia. Você sabe também aqui na net algum material que poderia me ajudar em relação a isso ? Te mandei um e-mail dando um exemplo de musica cifrada. Muito obrigado ! Abração ! DEUS abençoe mto !

    Hammond B3
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lipe_pe


    Uu rapaz, olha, na internet eu nunca achei não!

    essas coisas kra, sem o auxilio de um kra que intende, sei lá, parece que não entra na cabeça!

    Vou dar uma pesquisada e ver se eu acho algo decente pra vc estudar isso, ok?


    Um abraço!

    Felipe Sanches

    Marcos Amaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    E além de você poder fazer mil coisas, quinhentas inversões no acorde, colocar 9ªs e 4ªs, que normalmente funcionam bem em acordes maiores, ou até mesmo mudando o baixo, você pode também adicionar pequenos clusters, que são grupos de 3 ou 4 notas da escala tocadas em intervalos melódicos (isto é, tocadas separadamente...), de modo a "preencher" mais a música, e dar um "tchan"... Essas notas que vc vai usar nos clusters, não precisam fazer parte necessariamente do acorde que está sendo tocado... Se vc está tocando um D, como vc disse, vc pode fazer clusters tipo RE, MI, FA#... Só pra dar um exemplo, sem testei pra ver se fica legal... Espero ter ajudado

    Abraços

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Marcos, tipo assim, tocaria a triade normal depois acrescentaria esse "novo acorde" adicionando um dissonantes ( 4,9 ...) ?
    Ajudou muito sim, mas gostaria que vc me explicasse melhor, por favor, a lógica desses clusters. O que eles são ? Partes da escala, existe um certo padrão para eles ? E o que são licks ? Algo parecido com isso ? Muito obrigado por tudo !

    Hammond, mto obrigado pela sua ajuda ! O que precisar tb, o que puder fazer tamos aew ! :)

    Grande abraço ! Mto obrigado ! DEUS abençoe a todos !

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    E quanto aos acordes de preparação ?! Tem alguma lógica para saber quais são eles ? Para cada tonalidade existe uma seguencias deles ? Desculpa, é porque sou novato e não sei muito ainda !
    Mto obrigado desde já !

    Jesus é o SENHOR !

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nossa, acho que estou perguntando demais ... Mas vocês poderia me ajudar também no que é intervalo, o que eu posso fazer com eles, como eu posso montá-los... ???

    DEUS abençoe a todos !

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mete uns arpejos com 2,4,6,9,11,13...

    Troca o baixo...

    sei lá, faz o que vier à sua cabeça =]

    Andre XP
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O que acha de estudar as escalas maiores e menores???

    Dai por exemplo num acorde de Ré... vc pode "passear" pela escala de ré, aleatoriamente,... fica legal, no começo pra dar uma prenchida...

    lipe_pe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Brigadao !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que mais eu posso fazer ?