Yamaha DGX 305 - não serve como controlador?

    Autor Mensagem
    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Jonathas Lacerda


    galera... uma coisa tah me intrigando... quando eu resolvo comprar o dgx 305, me dizem q não dá pra usar ele como controlador pq ele não tem entradas MIDI, só USB... isso é verdade??? se for? o q eu faço???

    emanuel macedo
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: emanuel macedo
    · votar


    Jonathas Lacerda

    O USB (Universal Serial Bus) é um padrão de interconexão de equipamentos ao computador, e transfere os dados digitais de forma serial, bidirecionalmente. Através da conexão USB, pode-se acoplar ao computador scanners, impressoras, interfaces MIDI, interfaces para jogos, etc).

    Uma das principais vantagens da conexão USB é permitir que a adição de um novo dispositivo seja feita de forma extremamente simples, bastando conectá-lo com o cabo ao computador, sem mesmo ter que desligar o computador! O sistema operacional detecta automaticamente o dispositivo e disponibiliza-o aos softwares aplicativos. Não é necessário se preocupar com interrupções (IRQ) ou endereços. O Windows tem suporte a USB desde a versão Win 95 OSR 2.5, e as placas-mãe de Pentium II em diante também já têm suporte físico para USB.

    A conexão USB funciona como uma rede, com taxa de transferência da ordem de 1 Mb/s. Teoricamente, cada conexão ("hub") de USB pode ter até 127 dispositivos, sendo que a capacidade de corrente em cada conexão (cabo) é de até 500 mA.

    vc tem apenas que comprar o cabo USB com adaptador MID

    valmarpc
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Desculpe-me a minha ignorancia... O que quer dizer "funcionar como controlador"? Nao entendi! Grato se alguem puder explicar.

    Rygel
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    valmarpc

    Significa que você usa o teclado apenas como um mecanismo. O som sairá de algum outro aparelho, podendo este ser um computador, um rack ou até outro teclado.

    emanuel macedo

    Existe cabo USB com adaptador MIDI?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    sobre o q vc falou, eu sei... sobre o q eh USB e tal... mas queria saber se dava pra colocar um cabo USB no DGX 305, e este sair como MIDI IN/OUT pra eu conectar em um módulo ou outro teclado...

    e vc jah respondeu!

    obrigado pela ajuda!

    emanuel macedo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Jonathas Lacerda
    dei uma olhada no ML

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37225472-cabo-usb-midi-_JM

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    vALEW pela ajuda! de novo!

    Rafasax
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    É claro que dá pra usar como controlador ! O único detalhe é que o dispositivo que vai ser controlado (computador ou módulo de som ) tenha uma entrada USB, irei comprar um DGX 505 e usá-lo como controlador para os meus programas deu audio, a saida USB do DGX serve como Mid In/ Midi out e tudo isso atraves de um único e simples cabo barato de R$ 3,99 ! Compensa sim !

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mas se for o caso de eu usar o DGX pra controlar um teclado que não tenha USB, eu posso usar um adaptador?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ta ai uma coisa q ainda nao fiz com o meu DGX...

    Rafasax
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Se você achar um adaptador de USB para um DIM de 5 pinos sendo midi in/midi out vc me fala, até hoje não vi nenhum !

    emanuel macedo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Rafasax
    taí
    http://produto.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=34201103_79.jpg&v=O

    Rick Pac
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Eu diria que o DGX-305 serviria como controlador, mas de pouquíssimo recurso. Explico:

    O ideal num controlador moderno é que você tenha bastante recursos para alterar parâmetros em softwares de instrumentos virtuais e de gravação.

    No DGX você tem apenas 1 controle: pitch bender. Em alguns controladores da M-Áudio, Alesis, e Behringer( em breve), você tem diversos knobs e/ou faders onde você determina que parâmetro ele irá alterar nos softwares de síntese ou gravação. Na mesma faixa de preço do DGX. Só que eles não tem sons.

    Se você for usar o DGX apenas para gravar coisas simples, fazer partituras, etc, tudo bem !

    Rick Pac
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Também não ficabem na fita o DGX como controlador de módulos, pois o bom controlador, além de ter tudo aquilo que eu citei acima, deve ter a FACILIDADE de programar o envio de canais midis em determinada seção de oitava. Por exemplo:
    região de C2 a E3 - canal midi 2- módulo XV2020 - finger bass
    região de F3 a C6 - canal mid 3 - módulo EXR - Electric Piano
    região de C#6 a E7 - canal midi 4 - módulo Virus - Lead Synth
    região de F7 a G7 - canal midi 5 - módulo Tr - Loops.

    Estas programações de regiões de canais midis, que tipo de parâmetro você quer controlar, que filtros adotar, qual control ou program change você quer enviar, tudo isto é guardado em patches no Controler . Você pode usar um tipo de complexa programação MIDI para cada música do show.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha DGX 305 - não serve como controlador?