Korg CX-3 (Programa do Jô)

    Autor Mensagem
    sarpa
    Veterano
    # jul/05


    Olá pessoal.

    Nesta sexta-feira, no programa do Jô, estavam lá "Fernando Noronha e Black Soul".
    Uma banda com uma sonoridade incrível, com uma "massa sonora" de grande peso e só com 4 músicos.

    Uma mistura de um "hard blues" com funk, muito interessante!

    Mas, além da sonoridade da banda (que é excelente), o que mais me chamou a atenção foi a performance e o equipamento do tecladista.
    Ele usava nada mais, nada menos que um Korg CX-3 e, fiquei mais uma vez surpreso com a simulação de Hammond desse Korg.

    Primeiramente, o visual é incrível. Todo em madeira, com as teclas fechadas, assim como nos Hammonds. Botões (keyclick, vibrato, etc) todos iguais aos dos Hammonds. As drawbars, não tinham nada de muito diferente... hehehe, seguem o mesmo padrão.

    Mas vamos ao que mais interessa a nós, SOM:
    Timbre absurdamente incrível! Simulação perfeita, com um efeito de Leslie excelente!
    Conversando com um tecladista, ele me disse que existem comentários que este Korg CX-3 fica "lado a lado" com o Hammond XK-3, mesmo sendo mais antigo e não sendo valvulado, como o XK-3.

    A performance do "piloto" dessa máquina também era muito interessante. Ele tocava de uma forma bem percussiva, sempre fazendo às "batucadas" nas teclas do CX-3.

    Enfim, até então eu não tinha despertado muito interesse em conhecer mais à fundo o CX-3. Mas, depois de ver e ouvir tudo aquilo que saiu dele no Programa do Jô, farei o possível para testá-lo "ao vivo e à cores".

    Se alguém mais assistiu ou quem conhece (já testou, já viu, etc) o CX-3 ou a banda, por favor coloquem aqui mais comentários.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    sarpa
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Áh, mais um comentário:

    "Dizem as más línguas" que o Korg CX-3, dos simuladores, é o que possui o melhor efeito de Leslie, superando até os próprios Hammonds das séries XB e XK.

    Talvez isso justifique a qualidade do timbre final.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    edutoejam
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    sarpa

    eu vi um CX-3 uma vez na Teodoro Sampaio aqui em Sao Paulo, cara é incrível o que esse simulador faz! é demais.

    e a respeito do simulador de Leslie, bom eu nao sei se é o melhor mas se for isso acaba fazendo com que ele tenha uma qualidade melhor em timbres em relação a outros simuladores, pq é o que dizem hammond e leslie sao inseparaveis rss

    abraço

    edutoejam
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ah e eu tambem vi a apresentação da banda no Jo Soares, gostei muito do som deles, um Blues com uma pegada HardRock.

    alguem sabe mais a respeito dessa banda?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fala Sarpa. Ja vi eles ao vivo aqui em CWB, realmente um puta timbre e uma performance foda do Luciano Leaes, o tecladista do Fernando Noronha. Alias, alem do CX-3, ele usa um ZR-76 (ou MR-76 nao lembro), da Ensoniq para os pianos. Muito foda o set-up.

    A leslie do CX-3 (a versão nova, de 2001, que foi usada pelo Luciano é bem superior a antiga de 79, analogica, mas nao quer dizer que este seja ruim), entre os simuladores só é equivalente ao Nord Electro, e, um pouquinho mais abaixo vem os VK-8 e VR760. Muito foda mesmo, a leslie dos XK da propria Hammond nao chegam nem perto, eles foram pensados para serem usados com leslie externa mesmo. E, pra mim, o visual "volumoso" dele é ainda mais espetacular que os Hammonds, o mais legal entre os emuladores de um manual. Outra vantagem legal é que ele tem dois sets de drawbars, contra apenas um dos concorrentes.

    Vale a pena, recomendo pra quem não conhece procurar coisas dessa banda.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ah, esquecid e deixar o site aqui: www.fernandonoronha.com .

    Flw.

    sarpa
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Grande Mr_Mojo_Rising!!!

    Bela aula!

    Realmente, o visual do CX-3 é incrível. É algo que me faz "repensar" no meu setup, hehehe... mas enfim, como você deve estar por dentro, estou com umas idéias aqui e quero as colocar em prática, pelomenos pra interagir mais com esse mundo "digital-musical".

    Quanto às drawbars, eu reparei que ele possui mesmo dois jogos, o que facilita muito na performance. Em quanto toca um determinado timbre, você já vai "programando" o próximo. E, eu tenho certeza que pulgado à um outro controlador qualquer, você poderá ter dois manuais, tendo os conjuntos de barras harmônicas independentes.
    Muito bacana!

    Áh, obrigado pelo link do Fernando Noronha.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    kevinmoore
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Timbre absurdamente incrível! Simulação perfeita, com um efeito de Leslie excelente!
    Conversando com um tecladista, ele me disse que existem comentários que este Korg CX-3 fica "lado a lado" com o Hammond XK-3, mesmo sendo mais antigo e não sendo valvulado, como o XK-3.


    Com certeza, tem uma pedaleira da Korg, que esqueci o nome eheh, que dizem ter uma simulação perfeita de Leslie!
    Meu Trinity que é relativamente antigo ( 95 ) tem uma Leslie muito boa... imagina o teclado feito para simular...

    Korg manda muito bem!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Essa pedaleira é o G4! Reinou absoluta por um bom tempo, eu mesmo fiquei atras de uma varios anos. Mas desisti pq é rara, e quem vende cobra os olhos da cara. Falando em simulação de leslie, to doido pra testar aquela RT-20, lançamento da BOSS que nada mais é que o COSM Amp (emulador de leslie e overdrive) dos VK/VR (hammond clones da Roland). No site da BOSS US ja tem a paradinha.

    João Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    EU FIQUEI LOUCO: PRIMEIRO PORQUE O HAMMOND XK-3 CUSTA R$ 14.100,00 (A VISTA, FACILITADO EM 2 PAGAMENTOS COM 10% DE DESCONTO, SEGUNDO INFORMAÇÕES DA "HAMMOND DO BRASIL"). SEGUNDO, FOI O MELHOR "SIMULADOR" DO SOM DO "B3" QUE EU JÁ OUVI EM TODA MINHA VIDA, MELHOR, ATÉ, QUE OS DOS TECLADOS DA NORD LEAD, MUITO MELHOR. UM BAITA VIBRATO, E UM DRIVE DE CHORAR. SENHORES, ESTAMOS DIANTE DE UM "ORGÃO" QUE VEIO PRA BRIGAR DIRETAMENTE COM O "ORIGINAL", LEVANDO-SE EM CONTA O CUSTO BENEFÍCIO. GREAT!!!

    MetalKey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kevinmoore

    "Korg manda muito bem!"
    Também acho!
    O meu X3 tem um timbre chamado CX-3 que é muito louco! Com certeza não é como o Legítimo, mas quebra o galho legal, só é uma pena ter só o After Touch, Joistik Up e Dow e Slider Value para controlar as variações do timbre em tempo real.
    No meu Kawai tem eu fiz uns timbres tipo Hammond, mas a leslie não ficou grande coisa, mas controla em tempo real, talves com um pedal destes que o genial "Vintage Man" Mr_Mojo_Rising citou o bichinho deve ficar animalzinho!!!!! Síntese aditiva na cabeça! Talvez por síntese subtrativa os melhores sejam Alesis e Korg.

    ROTTA
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Para quem quiser ouvir, indico uns demos do CX-3, no site oficial da Korg.
    Abraços.

    kevinmoore
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    PRIMEIRO PORQUE O HAMMOND XK-3 CUSTA R$ 14.100,00
    e esse Korg?

    O meu X3 tem um timbre chamado CX-3 que é muito louco!
    O Leslie da Korg é muito bom... isso que faz a diferença! Ele tem vários parâmetros e tal, eu acho que se eu conseguisse um Vibrato legal no meu Hammond do Trinity eu conseguiria um timbre quase perfeito ( por não ser um simulador, obviamente )!
    E tb esse esquema de vários controles em tempo real é mto foda!
    O Joystick é a melhor coisa que tem!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    genial "Vintage Man" Mr_Mojo_Rising

    Tás me chamando de velho?? hehehehe

    :P

    Spock
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    sarpa, vc escreveu
    "conversei com um tecladista, ele me disse que existem comentários que este Korg CX-3 fica "lado a lado" com o Hammond XK-3, mesmo sendo mais antigo e não sendo valvulado, como o XK-3."

    Cara se o cara te disse este ABSURDO só deve ser por três razões:
    1a. ele é apenas "tecladista' e não tem experiêcia alguma como organista... o uso do hammond é mediano.....apenas caminhas...fundinhos etc...
    2a. O cara é Surdo
    3a. ele nunca viu nem ouviu direito um XK-3!

    Para quem se contenta com pobres "timbres" imitadores de Hammond nos Kawai, Korgs e etc... Qualquer teclado simulador de Hammond destes modernos tá mais que bom! Mas para quem quer tocar Hammond mesmo.... não dá!

    Eu percebi que, quando se pega um B3 antigo, não se sai tirando som na primeira, como faria num teclado workstation ou simuladores.... é difícil pácas tirar som daquilo! Mas quando estuda e consegue....não tem pra ninguém...O Mesmo acontece com o New Hammond B3 e O XK-3.

    O Dia que voce consiguir mexer no XK-3 vai ver que não tem pra ninguém, mesmo pq ele NÃO é simulador é um Hammond Mesmo!... já discutimos isso em outro tópico!

    Sei que o XK-3 é caro e ficamos revoltados com isso... mas a culpa de ser caro é do "presidente mensalão" que voces elegeram (eu não votei nele)... que além de falcatruas mil ferrou bunito com as importações....pensem a respeito....

    falou!

    kevinmoore
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O Dia que voce consiguir mexer no XK-3 vai ver que não tem pra ninguém, mesmo pq ele NÃO é simulador é um Hammond Mesmo!...

    É um Hammond... mas não é o B3 :P

    João Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Sr. Spock,

    Vs. Exmª. tem toda a razão. Realmente, só quem já teve o privilégio de ouvir os sons do XK-3 ou de um B3 original pode falar a respeito dos outros "simuladores", porém, o CX-3 da Korg é um "similar" a altura dos timbres da HAMMOND. Digamos que é uma alternativa mais barata no caso de se pensar em adquirir o XK-2. Aqui em Brasília um CX-3 da Korg sai por R$ 7.480,00 (preço de uma lojinha aqui perto da minha casa). Caso o Mano deseje encomendar um HAMMOND XK-2 da Hammond do Brasil o "brinquedo" não vem pra cá por menos de R$ 10.000,00. É a vida, Mano, mas Eu sou Brasileiro, e não desisto nunca... Hehehe, valeu!!!

    Durval Dellê
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    joguei na loteria hj...... quem sabe não é essa semana q compro o meu :D

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    João Rocha, esse CX-3 que vc viu é novo?? Se for tá "barato" (aspas duplas aqui, pq 7 paus num teclado nunca é barato). Mas enfim, tá abaixo da média, na faixa de preço do VK-8. Mas de qualquer maneira, mesmo não tendo a sensação fisica tão proxima aos clones "amadeirados" e que tem drawbars reais, eu ficaria com o Electro (que custa isso aí e ainda vem com Rhodes, Wurlitzer, Clavinet e CP80 de "brinde").

    Abs.

    kevinmoore
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    aspas duplas
    ahuahua
    sem querer ser chato... mas já sendo!
    " = aspas
    ' não é aspas simples
    portando... naum existe aspas duplas... sem ser ""
    ahuahua
    faço odonto com o VA!

    Spock
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Spock
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    João Rocha
    Durval Dellê

    "Brinquedo" é Brinquedo; e órgão é Hammond!
    Sempre foram caros, sempre serão os melhores, sempre foram imitados e sempre todos querem um.... quem não tem chora e fica puto, desnorteado e confuso....
    Mas.....Quando tivermos o nosso...isso passa....

    Valeu!

    João Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Sr. Mr_Mojo_Rising,

    Aqui em Brasília, segundo fontes de uma loja chamada MIDI HOUSE, um Nord Lead Electro Clavia está acima dos R$ 12.000,00... Me diga aonde Vc achou o Electro abaixo dos R$ 8.000,00...
    Sobre o CX-3 da Korg, sim, é novo, novinho, na caixa. Vc paga e a a loja traz.

    Valeu, Mano!!!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    www.knob.com.br

    www.gang.com.br

    Nord Electro por menos de 8 mil no Brasil. Qualé a loja do CX-3??

    ;)

    João Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Dr. Mr_Mojo_Rising,

    A loja é "Novo Tempo", Cruzeiro Velho, Brasília, DF. Telefone: (0XX61) (3233-8519).

    É isso ai!!! - Valeu pelos sites...

    Ps: Vc sabe se o Triton Le possui bons timbres de Hammond???

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Bons considerando que ele é um synth pau pra toda obra. Mas não chega nem perto dos dedicados que estamos falando aqui.

    João Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Dr. Mr_Mojo_Rising,

    Eu possuo um KME61 e um SP-76. Não tive a oportunidade de testar com calma o Triton Le. Em nível comparativo, como Vc sente o timbre de orgão do SP-76/88 em relação aos do Triton Le. Pergunto isso pois já me passou pela cabeça mudar de marca, mas não sei se a linha do Triton possui pianos tão bons quanto os do KME61 e afins?
    Será uma dúvida cruel ou simples demais para resolver?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Testei muito rapido também, mas já ouvi ao vivo o som de orgão do Triton, não tenho muito critério pra te dar uma análise 100% detalhada não. Mas de modo geral e lógico, é bem melhor em órgãos que o do SP76, já que este é um piano digital.


    Curiosidade: vc tem o KME (que te daria mais variedade, melhores efeitos e sons derivados da série PC, bem legais) e usa o SP pra orgãos?? Não entendi...

    Ric
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Que CX3 que Nada! Korg é Workstation....
    Veja isso:
    http://www.hammond.com.br/xksys/xksys.html

    Acabei de voltar dos EUA e vi e ouvi os caras tocando num destes!
    Absurdo!

    kevinmoore
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ric
    se vc der o dinheiro hauhau nós compramos

    Ric
    Veterano
    # set/05
    · votar


    kevinmoore
    Como vces sao chatos.... Um XK-3 sai mais barato que um teclado como o Nord..... Este Xk evolution É muito melhor mais barato que um BX3 da korg que nem tem pra vender no Brasil....
    Eu fui nessas e acabei comprando um VK-7 hà uns 5 anos atrás... me arrependi..... vendi ná época mesmo e comprei um XK-2 pelo mesmo preço.... É tão caro qanto qualquer instrumento importado desta qualidade ....mas vale a pena

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg CX-3 (Programa do Jô)