trimer (ajuda)

    Autor Mensagem
    valvulado81
    Veterano
    # jun/05


    to montando um fuzz que tem um trimer de 5K, só que eu não consigo encontrar trimer desse valor aqui na minha cidade, os caras das lojas até disseram que não existe com esse valor, o máximo que eu consegui cimprar foi um trimmer de 0,8pf a 50pf. Eu gostaria muito de saber se tem como usar um trim pot de 5k no lugar do trimer, mas o trim pot tem tres perninhas e o trimer duas. No fuzz, ele fica entre um resistor e o terra. Se alguem puder me ajudar...
    Valeu

    valvulado81
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ajuda ae, por favor

    Metal Fuzz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Acho q não dá não... não sei te dizer detalhes... trimmers vc pode comprar pela farnell...
    tem "todos" valores!!

    glaucius
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    valvulado81

    cara não da pq o trimmer funciona como um capacitor variavel (tipo os q trocam estações dos radios) e o pot funciona como um resistor variavel

    glaucius
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    valvulado81

    pode ver até pela unidade do valor (pf).....tem certeza q é (K) a unidade?......só se for Kpf.....

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    valvulado81
    acho q vc ta confundindo trimer eh capacitor variavel e trimpot é resistor variavel, e no fuzz ñ vai trimer, vai trimpot.... ahahaha....
    flw....

    valvulado81
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    valeu todos voces pela ajuda
    guitarRox_fpl
    acho que eh trimer mesmo, eu peguei o esquema desse fuzz nesse site
    http://www.redcircuits.com/Page91.htm

    valvulado81
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    sera que os caras confundiram e colocaram um trimer ao inves de um trim pot?ahahaha....

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    valvulado81
    Sim, eles se confundiram, pode ver que o símbolo é de resistor, o "R" é também denominação de resistor, e o valor 5k é valor de resistor. Se não achar trimpot de 5k, pode usar um entre 4k7 e 10k, já que ele pode ser ajustado...

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    valvulado81
    alias acho q eles ñ se confundiram, eles devem chamar trimpot de trimmer msm, ahh sei la,
    eh e o baruch_kata tem razão o simbolo eh de resistor msm...

    flw e ve se posta os resultado da sua montagem, pq as vezes me da uma vontade de fazer umas experiencias com fets mas não tenho animo pra começa....
    T+!!!

    valvulado81
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    baruch_kata
    guitarRox_fpl
    valeu, vou tentar colocar um trim pot, mas como voces acham que eu devo fazer a ligação? Porque o trimer que aparece no projeto tem apenas duas perninhas e o trim pot tem tres...flw

    valvulado81
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    por falar nisso, como eh que eu faço para substituir um resistor de valor fixo por um potenciometro ou por um rim pot. Por que o resistor tem duas pernas e os trim pots e potenciometros tem tres. Como eh que faz?

    tad4heads25
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: tad4heads25
    · votar


    to montando um fuzz que tem um trimer de 5K,

    um capacitor de 1F sem dieletrico teria 10 km quadrado de tamanho, imagina um de 5KF o tamanho q ia ser........dependendo do dieletrico esse tamanho ia diminuir, mais mesmo assim seria coisa absurda........

    valvulado81
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tad4heads25
    da uma olhada no esquema
    http://www.redcircuits.com/Page91.htm

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    valvulado81
    por falar nisso, como eh que eu faço para substituir um resistor de valor fixo por um potenciometro ou por um rim pot. Por que o resistor tem duas pernas e os trim pots e potenciometros tem tres. Como eh que faz?
    vc tem q unir a perna do meio com uma das duas pernas, assim vai ficar as duas pernas grudada vai no lugar de um dos lados do resistor e a perna sobrando vai no outro lado... (ahh é dificil de explicar)....
    e dependendo da perna q vc ligar com a perna do meio, virando para a direita o trimpot pode aumentar sua resistencia ou diminuir... intendeu?!?!!
    flw t+...

    tad4heads25
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    valvulado81
    ja tinha olhado, tb acho q só pode ser um trimpot.

    valvulado81
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    guitarRox_fpl
    valeu, eu entendi o lance do trim pot,flw, até mais
    tad4heads25
    concordo, só pode ser um trim pot, valeu

    cursino
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Valvulado, trimmer significa algo que é ajustável (pode ser capacitor, resistor ou indutor). Esqueça os absurdos que outros postaram como resposta. Sou engenheiro eletrônico e percebi diversas asneiras que apenas confundiram seu raciocínio. No seu caso, utilize um trimpot de 4k7 ohms ou de 10k ohms no lugar do 5k ohms (valor incomum no Brasil). Utilize apenas dois terminais (um de qualquer extremidade e o do meio). O trimpot serve apenas para ajuste final do efeito. Desse modo você ajusta uma única vez e não mexe mais. É um componente barato e fácil de encontrar. Já o valor de 5k ohms só nos EUA ou na Europa, mas o valor de 4k7 ohms é totalmente compatível e seu Fuzz funcionará normalmente.

    DotCom
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: DotCom
    · votar


    cursino
    Você upou um tópico de 5 anos atrás pra que mesmo...?

    Essa hora o cara já iniciou e terminou um curso de engenharia elétrica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trimer (ajuda)