Efeitos

    Autor Mensagem
    Gabriel
    # out/02


    Oq eh overdrive, tapping??

    Guilherme Rosa
    # out/02


    Overdrive é um tipo de distorção .. mais "aveludada" do que as distorções "comuns"...

    tapping é uma técnica de guitarra , e não um efeito ... que consiste basicamente em "bater" com o dedo da mão direita na escala , tipo ... é meio difícil explicar aqui ... mas escute van halen ... ou o solo principal de One do mettallica ... vc vai saca na hora o que eu estou tentando te falar...

    Sversut
    # out/02


    Taí um resumo dos skemas.
    Falow
    Sversut

    NOTAÇÕES
    Nas tablaturas, além dos números, também existem algumas letras. Essas letras são as notações, que existem para mostar determinadas técnicas usadas para implementar a música. Existem muitas notações e elas podem variar conforme o autor da tablatura e poderão aparecer incluídas na própria tablatura. As mais usadas você vê logo abaixo:

    h - hammer-on
    p - pull-off
    b - bend
    r - soltar o bend
    ~ ou v - vibrato
    t - tap
    \ ou / ou s - slide
    x - tocar a nota abafada
    Hammer-on
    Hammer-on consiste em fazer a corda soar com um "apertão" feito nela com a mão esquerda (destros), sem auxílio da direita. Confira no exemplo abaixo:

    O exemplo acima consiste em tocar a corda D pressionando a casa 6 (usando a mão direita também) e rapidamente ferir a mesma corda porém na casa 8 e usando apenas a mão esquerda. Depois repita o mesmo processo porém mudando as cordas e casas conforme o indicado na tablatura.

    Pull-off
    Pull-off é o ato de ferir a corda pressionando a casa indicado e rapidamente soltá-la, para que a corda soe solta ou em outra casa que for indicada. Confira no exemplo abaixo:
    --------------------------------|-----------------------------------
    Na primeira parte do exemplo acima, você deve tocar a corda A pressionando a casa 4 e rapidamente soltá-la, para que a corda soe solta. O mesmo deve ser feito na corda D, pressionando a casa 7, e na corda B, pressionando a casa 12.
    Na segunda parte do exemplo, são usados hammer-ons e pull-offs juntamente. Você começa ferindo a corda E e pressionando a casa 5. Rapidamente pressione a mesma corda porém na casa 7 (hammer-on), e em seguida solte a casa 7 fazendo um pull-of e deixando a corda soar pressionando a casa 2. Em seguida faça a mesma coisa na corda B, usando as casas 6 e 7, e com a corda D, usando as casas 12 e 14. Perceba que você só usa a mão direita (destros) para tocar a primeira nota. As outra são tocadas com hammer-ons e pull-offs.

    Bend
    Bend é uma notação usada para fazer com que a nota varie de tom e é feita apenas empurrando a corda para cima ou para baixo após tocá-la. Acompanhe no exemplo abaixo:

    E--------------------------9b--------------
    O exemplo acima consiste em tocar a corda B pressionando a corda 8 e em seguida esguer esta corda até que ela fique com o som igual ao tocado pressionando a casa 10. Após faça o mesmo porém na corda D e erguendo a casa 3 até ficar com o som da casa 4. O próximo passo é tocar a corda E pressionando a casa 9 e erguê-la (como não diz até que nota o bend deve ir, você deve descobrir ouvindo a música). O último passo é tocar a corda B e fazer um bend na casa 5 fazendo-a ficar com o tom da 7. Então toque novamente a corda (permanecendo com a corda erguida) e solte o bend até a posição inicial (tom da casa 5).

    Vibrato
    Vibrato é fazer com que a corda suba e desça rapidamente (tremer) ao ser tocada. É como fazer um bend para baixo seguido de um para cima, porém muito rapidamente e não elevando muito a corda. O vibrato também pode ser feito através de alavancas, presentes em alguns tipos de guitarras.

    Seguindo o exemplo, você deve começar tocando a corda E pressionando a casa 4 e fazê-la vibrar, ou com o dedo ou com alavanca. O mesmo deve ser feito na corda G pressionando a casa 7. A última etapa é tocar a corda E pressionando a casa 12 e fazê-la vibrar, porém durante mais tempos que as outras (note que existem três ~ , e não apenas um como nas outras).

    Tap
    Tap consiste em tocar a nota pressionando a casa desejada com a mão direita (destros). É uma técnica simples porém muito difícil de ser realizada, necessitando bastante velocidade do músico.

    E--------------------------
    Para tocar o exemplo, você deve dar um "tapa" com a mão direita (destros) na casa 15 da corda B. Repita o procedimento na casa 19 da corda G e na casa 16 da corda D.

    Slide
    / - Slide para cima
    \ - Slide para baixo
    Slide é tocar uma corda pressionando certa casa e rapidamente fazer sua mão esquerda (destros) correr pelo braço do instrumento (ainda pressionando a corda) até chegar na casa indicada. Acompanhe com o exemplo abaixo:

    E--2/6----------------------------------
    A primeira etapa do exemplo consiste em tocar a corda E pressionando a casa 2 e deslizar seu dedo até chegar na casa 6. O mesmo você faz na corda D, pressionando a casa 5 e deslizando o dedo até a casa 3, sem interromper o som. Após você deve tocar a corda A e deslizar os dedos das casas mais baixas (pois o slide não apresenta a casa inicial - sugerimos ouvir a música) até chegar à casa 4, e depois tocar a mesma corda pressionando a casa 4 e deslizar o dedo até as casas mais baixas (pois o slide não apresenta a casa final - sugerimos ouvir a música). Também podem ocorrer slides consecutivos, como mostra a próxima etapa do exemplo. Nesta você deve tocar a corda B pressionando a casa 8 e deslizar o dedo para a casa 10. Sem tocar a corda novamente com a mão direita (destros) e ainda pressionando as casas, deslize o dedo para a casa 9, depois para a casa 11 e por final para a casa 13. Nesta última etapa, você só toca a corda com a mão direita (destros) na primeira nota, após você vai fazendo os slides.

    Gabriel
    # out/02


    VALEU

    Paludo756
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Overdrive: Surgiu primeiramente nos antigos amplificadores valvulados, quando você saturar o sinal da guitarra, irão aparecer harmônicos pares, que deixarão o som mais crunch, esta saturação do som de uma valvula é chamada de overdrive. Hoje existe no mercado uma gama enorme de pedais de overdrive, que simulam esta saturação em amplificadores antigos.
    Atenção: Overdrive é diferente de distorção, a distorção é mais instável e apresenta harmônicos pares e ímpares. Mas existem hoje Overdrives de alto ganho que podem te dar um som pesado não necessariamente sendo uma distorção.
    Dica: Overdrives funcionam bem em cadeia, um overdrive sozinho não dá um som muito "forte", mas com dois overdrives em sério você consegue um som cheio, e com muito mais definição.
    Na década de 80 se usava muito pedais de overdrive para "empurrar" o overdrive de amplificadores valvulados, o som é matador, na minha opinião, dispensa a distorção.

    Tapping: Uma técnica de guitarra que em partituras e tablaturas é simbolizada pela letra "T". Ela consiste em "martelar" a nota com qualquer dedo da mão direita, normalmente o dedo médio.

    Buja
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Paludo756

    |
    |
    |
    V
    # out/02
    citar · denunciar

    Oq eh overdrive, tapping??


    Olha a data.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Buja
    Olha a data.

    Valeu pela dica.
    Como eu abri alguns tópicos diretamente pelo google acabei respondendo sem ver a data.

    Delson
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Deixando a questão da data do tópico de lado...

    Paludo756
    um overdrive sozinho não dá um som muito "forte", mas com dois overdrives em sério você consegue um som cheio, e com muito mais definição.
    Eu só toco por brincadeira, então por isso não consigo um timbre pesado.

    Brincadeiras a parte, eu penso o contrário: Um amplificador sozinho consegue dar um som bacana (vide Angus Young).
    Um pedal de OD com um amplificador podem fazer muito ROQUENRÔU. Basta saber dosar o ganho dos equipamentos.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Delson
    Um pedal de OD com um amplificador podem fazer muito ROQUENRÔU. Basta saber dosar o ganho dos equipamentos.

    Por isso comentei, ou tentei né :/ , sobre overdrives em série.
    No estúdio onde eu ensaio, temos 4 opções de amplificadores valvulados.
    O Mesa Boogie Dual Rectifier que sozinho dá conta da banda mais pesada de Metal.
    O Marshall JCM 900, que além das válvulas no pré conta ainda com dois diodos para dar aquele up a mais no ganho, o que também já garante um som pesado a lá Metallica.
    E as outras duas opções não chegam lá a ganhos muito elevados, são elas:
    Marshall DSL 40 e Marshall Haze.
    O que podemos perceber é que, esses amplificadores de alto ganho são muito mais caros. Quando uso o Marshall DSL por exemplo, o overdrive dele não é tão forte, então uso um tube screamer na frente dele, e o som muda drasticamente. O mesmo pode ser feito no Haze.
    Abraço!

    Cisdelli
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Mesa Boogie Dual Rectifier
    Marshall JCM 900,
    Marshall DSL 40
    Marshall Haze

    Caramba hemm.. a maioria dos estúdios de ensaio não oferece tudo isso, dahora Paludo756

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    O melhor estúdio (de ensaio) que visitei tinha um dual rect e um jcm800, mas daí tipo, cada guitarrista usa um, e se for tocar metal, é bom que tenha um boost pro 800, senão, ferrou.

    Teve um estúdio de gravação que visitei uma vez, era particular (do produtor), que tinham 3 cabs, um 4x12 com v30, outro 4x12 com greenback, e um 1x12 não sei o que tinha. Cabeçotes tinham uns 8 diferentes.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Cisdelli
    Caramba hemm.. a maioria dos estúdios de ensaio não oferece tudo isso, dahora Paludo756

    O nome do estúdio é Fire Tube, fica em São Leopoldo - RS.
    É da banda Place To Die, eles tem o estúdio para ensaio e gravação, e saem tocar fora com os equipamentos.
    Vou deixar aqui um vídeo da minha banda ensaiando pra vocês conferirem o estúdio.
    https://www.youtube.com/watch?v=yusdgRDGb7g

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos