Autor |
Mensagem |
Overdoser Veterano |
# jun/03
comprei guitarra a pouco tempo, com uma pedaleira zoom 606, qual é a diferença entre os diversos tipos de distorçao e o overdrive, na zoom 606 eles colocam o overdrive como um tipo de distorçao. é isso mesmo ou nao?
|
Axl_Tijuca Veterano |
# jun/03
· votar
Overdrive é a Disorção Limpa...
Tipo tenta fazer um Sol (G) sem ser de powerchord na distorção, vai ficar toda suja...
Agora faz no Overdrive, fica limpinha, fodona..
|
Errol Veterano |
# jun/03
· votar
DISTORCION X OVERDRIVE
Quais as diferenças entre pedais distorcion e overdrive?
Gerson Luena
Via Internet
O Overdrive é mais macio e suave, enquanto o distorcion tem nuanças mais ardidas, gritantes e estrindentes.
Imagine um amplificador valvulado com ganho alto e em volume máximo.
Essa saturação é bem típica do overdrive, um sinal que começa expandindo na entrada do amp e sai distorcido no falante.
Já o distorcion apresenta similaridade com pequenos amps solid-state (transistorizados), que produzem um sinal não linear em alto ganho.
O tube Screamer TS-9 da Ibanez é um excelente overdrive. O Pro Co Rat e o MXR Distorcion Plus são bons exemplos de distorção.
Fonte: GuitarPlayer nº65 - Setembro de 2001, pág. 124 por Henry Ho.
|
Hellowed Veterano |
# jun/03
· votar
Eu vi uma explicação muito loca, meio técnica num outro forum.. Vou tentar achar e traduzir pra vocês.
Dá um tempo ae.
|
Hellowed Veterano |
# jun/03
· votar
Pô, deletaram o tópico lá.
Mas com o que o Errol disse dá pra entender perfeitamente a diferença.
Falow ae
|
Digao Veterano |
# jun/03
· votar
O kazan ja respondeu isso dai tb em outros topicos...
Mas 505 ou 606 nao tem som de overdrive de jeito nenhum hehe... vc baixa o volume daquela porra e nao limpa nem q a vaca tussa heehe :D
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Digao
aquele q tem na 606 e na 505 é apenas "simulação" de overdrive.
é só pro som ficar parecido.
|
Overdoser Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
Digao
eu comprei a 606, deixa eu fazer outra pergunta, quando eu piso no pedal pra colocar distorçao e overdrive fica legal, mas quando piso pra traz (pra baixo sei la) o som fica distocido bem no fundo, o som teria que ficar limpinho nao é?
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Overdoser
vc diz o pedal de expressão?
não. vc está diminuindo o ganho, não está tirando o drive fora.
|
Overdoser Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
é, o pedal de expressao mesmo
acho que deveria ficar limpo se eu diminuir tudo, igual ao volume se vc colocar no zero o que acontece? fica mudo
|
Overdoser Veterano |
# jun/03
· votar
aproveitando o topico, vcs tem uma boa combinaçao de efeitos pra tocar legiao (as mais pesadas, conexao amazonica, que pais e este....)
|
MKazan Veterano |
# jun/03 · Editado por: MKazan
· votar
Overdoser
não deveria porque vc está apenas diminuindo o ganho de um drive sujo.
por exemplo, pedais analógicos. alguns, se vc diminuir o ganho, o som fica praticamente limpo (exceto por algum eventual corte de frequencias). em outros, quando vc diminui o ganho, o som desaparece completamente.
isso é normal e depende da construção interna do pedal.
a zoom é digital, os projetistas a programaram para ter um comportamento +/- parecido ao de um pedal normal.
por isso não limpa o som por completo.
quanto a combinação de efeitos. tenta ir programando para ficar igual. se não conseguir, veja se tem no banco de dados do Cifra Club.
|
viniciusjau Veterano |
# jul/03
· votar
MKazan
e as distorções que vem nos amplis :? se aproximam mais do distorcion ou do overdrive ???
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
viniciusjau
distorção.
overdrive "de verdade", só se vc estiver saturando válvulas. (no caso de valvulados, aí seria overdrive sim)
|
viniciusjau Veterano |
# jul/03
· votar
MKazanahhh então quer dizer que se eu tiver um pedal de Over-Drive e meu cubo tb já tiver distorção na verdade eu vou ter dois efeitos: Overdrive e Distorcion !????
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
viniciusjau
não. tecnicamente falando, vc terá dois efeitos de distorção.
overdrive desses pedaizinhos comuns é na verdade distorção tb.
|
kurtbp5 Veterano |
# jul/03
· votar
MKazan
cara me corriga se estiver errado,,,nos pedais de overdrive,,,tem vloume,,,tone e distorção,,,,se eu diminuir o tone,,,bota no zero,,,,,e bota a distorção no maximo,,,vai ser um efeito igual a distorção sem ser overdrive?
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
kurtbp5
depende do pedal. não existe regra para isso.
|
Fulop Veterano |
# jul/03
· votar
entaum por exemplo o sd-1 da boss tambem nao simula um bom overdrive? e como se fosse mais uma variacao de distorcao?
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Fulop
exatamente.
o som dele pode até ser mais limpo do que a linha Distortion da Boss. mas na essência, ele é um circuito de distorção tb.
Como ja foi dito antes, Overdrive, técnicamente falando, é vc pegar uma válvula e ligar na saída de um pré-amp (pode ser este valvulado ou transistorizado, não importa) e forçar até a válvula começar a distorcer. (saturar)
|
LiZaRd_of_DaRkNeSS Veterano |
# jul/03
· votar
MKazan
o q é "powerchord" ??
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
LiZaRd_of_DaRkNeSS
já existe um tópico falando de power chord. e não tem nada a ver com a discussão deste.
mas bem, power chord é um acorde formado por tônica e (se não me engano) terça. eu acho... (não conheço muito de teoria de musica)
bom, é aquele acorde q agente usa pra tocar rock, punk, metal, e mais um monte de coisa. são os únicos acordes q ficam com som bom em distorção SS.
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G----3-------------------------------------------------
D-5--3-------------------------------------------------
A-5--1-------------------------------------------------
E-3----------------------------------------------------
acima estão exemplos de power chord
|
Overdoser Veterano |
# jul/03
· votar
é a tonica e a quinta...
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Overdoser
quinta?
então tá
LiZaRd_of_DaRkNeSS
é tônica e quinta.
|
Overdoser Veterano |
# jul/03
· votar
MKazan
senti uma pitada de ironia no seu post..... :)
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Overdoser
ironia nenhuma.
é q eu não sabia mesmo qual era. tipo, sei a posição. mas qdo começa com essas de quinta, terça, terça diminuta, sétima... eu não sabia mesmo.
|
Overdoser Veterano |
# jul/03
· votar
MKazan
serio? entao ta.
a terça é que determina se o acorde é maior ou menor, por isso nao existe powerchord maior ou menor
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Overdoser
ah ta. terça é aquela q fica mais embaixo então.
e que no G e no C fica logo abaixo da tônica então?
|
Overdoser Veterano |
# jul/03
· votar
é isso mesmo
C Cm
e------------------------------------------------------
B----1--1------------------------------------------------
G----0--0------------------------------------------------
D----2--1------------------------------------------------
A----3--3------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Overdoser
hum! isso explica o porque de quando eu movia essa nota uma casa para trás, o acorde ficava "triste". eu imaginava que aquilo seria um acorde menor, mas nunca tinha tirado a dúvida com alguém q sabia.
|