Cabos blindados em pedais caseiros.

    Autor Mensagem
    tad4heads25
    Veterano
    # mar/05


    Sempre li na net (e tb ouvi um amigo q faz eletronica falar) pra usar cabo blindado na entrada e saida do pedal....

    Mas vcs podiam me explicar a razão disso, já q o cabo blindado naum vai ta com terra na malha do cabo (teoricamente naum vai blindar nada)????

    Explicando melhor: No cabo de guitarra o sinal positivo vai pelo meio do cabo e o sinal negativo na malha q envolve o cabo e por isso ele blinda. No circuito do pedal não acontece isso, o sinal positivo entra no pedal e o negativo vai pela carcaça, e a propria carcaça faz essa blindagem.

    Então é necessario mesmo usar cabo blindado na entrada e saida do circuito???????

    Randy78
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    boa pergunta, se alguém souber responde aí.

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    tad4heads25
    O cabo blindado possui uma malha interna para impedir a entrada de interferências nos fios internos. Normalmente a malha vai ligada ao terra do circuito. Este tipo de fio é usado em áudio, como por exemplo na ligação de um amplificador a um microfone ou a um fone de ouvido. O cabo blindado pode ter um ou vários fios dentro da malha.

    mclasta
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    olha só.....
    Quando você aterra seu Amplificador, são dois os tipos de aterramentos para uma qualidade de som optimizada......, no Brasil, nossa fornecedora de energia ainda é muito precária, e por isso indica-se para que as pessoas aterrem o Neutro na entrada da luz..... na caixa de energia na frente da sua caixa. Um neutro com tensão igual à zero (ideal) sugere uma diferença de potencial de 0 até a fase do seu sistema de energia (110V ou 220V, ou no caso de SP que o 220V é formado por 110 + 110V)....
    As interferências são de 3 tipos principais.... Eletrostáticas, Harmônicas e por ondas de rádio........
    As interferências Harmônicas são muitodifíceis de se limopar, pois é uma espécie de refluxo que se joga de volta à rede de fornecimento em todo o trabalho que é realizado por uma máquina elétrica ligada à esta rede, (principalmente motores e máquinários pesados).... estes harmônicos se somam às senóides das ondas elétricas da rede, criando vários distúrbios nestas ondas, que são amplificados em seu equipamento de áudio..... pense numa senóide perfeita, aquela que vc aprende na escola, e pense num elétro-cardiograma, pois é, o que chega na sua casa parece-se mais com um elétro-cardiograma..........
    As interências estáticas, são também um sério problema, e mais fácil de se eliminar também, pode-se eliminar criando um aterramentointerno no equipamentode som, onde se é escolhidoum ponto T na estrutura do equipamento, sendo de metal ou plástico, de onde deve-se tirar um fio para cada ponto do equipamento..... se é escolhido um ponto central, istocerve para que se evite pequenas diferenças de potencial entre as partes, gerando corrente e ruídos também..... fixe o ponto central, de forma à quando for levar os fios, esteja tudo mais ou menos à mesma distância do pontocentral........
    as interferências de rádio, são um gigantesco problema, pois todo material condutor esticado funciona como antena, que pode resultar em um rádio em alguns momentos (situação desesperadora...), para este problema, existem milhares de formas de se resolver o problema...... rede el´trica balanceada, criar uma grade aterrada em torno do sistema de som, etc......]
    Resumindo, se na saída você não tiver um cabo blindado, você estará correndo o risco de estar usando o cabo como antena, no caso da interferências por rádio.
    entre no seguinte site..... vale a pena, é a parte de artigos... te esclarecerá muita coisa......

    http://www.byknirsch.com.br/artigos.htm

    tad4heads25
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maggie
    eu sei como é o cabo blindado......por isso perguntei, pq a blindagem dele naum existe no caso especifico do pedal....o que blinda ele é o fato de ter carga negativa passando pela malha e positiva passando pelo centro. No caso do pedal naum vai ter carga negatica passando na malha do cabo, e sim na carcaça do pedal.......sendo assim a blindagem é feita só pela carcaça, o cabo naum influencia em nada no meu ponto de vista.

    Por isso queria que alguem me esclarecesse isso, se meu modo dep ensar ta certo.

    mclasta
    mas nessa caso especifico do pedal, vc acha q o cabo de entrada e saida vai ta sujeito a interferencias externa as carcaças???? E no caso ligar um cabo blindado na entrada e saida usando só o positivo (o fio interno) e naum ligando a malha a nada, naum adianta né?

    ou deveria ligar a malha desse cabo junto ao terra da carcaça, ae sim blindando, mais fazeum uma gambiarreira desgraçada??

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    tad4heads25
    Se eu entendi bem, trocando em miúdos tu quer saber como o cabo blindado "blinda", se ele não faz terra com nada.

    Mas veja:
    O cabo blindado possui uma malha interna para impedir a entrada de interferências nos fios internos.

    Então, no meu ponto de vista a função não é fazer terra e sim impedir interferência magnética etc.

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tad4heads25

    liga a malha no terra do cirquito. num precisa necessariamente ligar na caixa nao, liga no gnd do cirquito mesmo, se vc achar que pode ficar uma gambiarra, puxa um jumper pro lado da saida, e entrada. ai pronto, vc liga a malha nele e pronto =], ta ai seu cabo blindadinho hueuheu.

    kun
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Un Perro
    auhauhauhauhuahauhaui

    mclasta
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    seguinte.... sem blindagem é baratinho pow..... põe lá e vê se dá diferença.... mas teóricamente a blindagem dá diferença sim, a blindagem do cabo não precisa estar aterrada para blindar de eletromagnetismo não tá? quando uma onda eletromagnética entra na malha de blindagem, por ela envolver 360º do fio, isso funciona como se fosse uma grade isolante.... explicada por uma teoria que diz que dentrode uma esfera metálica, não existe nenhum tipo de onda eletromagnética ou coisas do tipo......, claro que a perfeição é só teórica, e não dá pra enfiar tudo nosso dentro de uma esféra metálica né.... então.... isso acontece sem nenhum aterramento na esfera metálica........
    pense assim...... dá certo.....

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    que nada, aterra logo a malha e pronto!

    tad4heads25
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maggie
    O cabo blindado possui uma malha interna para impedir a entrada de interferências nos fios internos.

    é que pra mim isso funciona pq tem carga negativa passando pela malha e positiva pelo centro... essa carga negativa repele a positiva toda pro centro, e repele qualquer carga positiva exterior.....pra mim funcionava assim.

    Un Perro
    o jeito mais fácil é liga a malha da saia na malha de entrada, e ambas as malhas nos negativos do jacks;;;;;;;;mais isso pra mim já é gambiarra hehehehe eu sou do tipo que quanto menos fiação melhor.......

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tad4heads25

    Tipo, no gt2 sao 40 fios, e mais fios que eu usei pra ligar leds e tals, 1 a mais 1 a menos num vai fazer diferença p nenhuma hueuheuhe..

    Faz do geito que vc achar melhor, contando que teje aterrada.. =]
    puxa pro jack dali, do de ca, pro da fonte, na caixa... hueuheuhe

    tad4heads25
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Un Perro
    entaum...........40 fios, justamente por isso um a mais faz diferença heheheheh dependendo do projeto até o pot eu ponho direto na placa pra evitar fio........me deixa nervoso esse tanto de fio

    silvio_rp
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    os do tonepad sao arrumados pra colocar os pots na placa. O foda eh que o pino do pot nao entra no buraco da minha placa pq meu furado eh muito especifico pra componente mesmo.

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    silvio_rp

    faz um furo mais do lado, ai vc consegue um furao! huehueuhe.. O meu veio com outro piaozim pra fazer furo maior.

    Eh realmente quanto menos fio melhor, mais pra aterramento pode ser ate mais 20 hehe..

    everson
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    onde voces conseguiram comprar cabo blindado?
    tad4heads25
    sempre tento lembrard e te fazer essa pergunta, mas sempre esqueco. :D

    Yuri Harrison
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Desculpem reviver este posto, onde comprar cabo blindado para meus pedais, eu sei que sim, claro que melhora, ate pq num pedal os fios ficam enconstando um no outro, entao pode haver interferencia e ate o humm, pode aumentar, alguem ai ta afim de me dizer, onde posso comprar cabinho blindado para por nos meus pedais.

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Yuri Harrison
    boa pergunta, não sei onde vende.
    mas só uma dica: a maioria dos pedais industrializados não usa cabos blindados, e mesmo assim são silenciosos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabos blindados em pedais caseiros.