Fuzz X Overdrive X Distorção: Qual a direfença?

Autor Mensagem
SpeedFox
Veterano
# mar/05


Alguém sabe me dizer? Pode ser com exemplos de musicas. Tipo ... na música tal o cara usa fuzz, etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/05
· votar


Fuzz: som pesado e algo "embolado", com som meio "sintetizado", grave e com muita sustentação (Jimi Hendrix).
Overdrive: distorção leve, imita a saturação de um amp valvulado (Blues, SRV, etc).
Distorção: som "crunch", pesado, "rascante" puxado para os médio-agudos (Randy Rhoads).
Abç

SpeedFox
Veterano
# mar/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu velho! Era esse tipo de comparação que eu precisava.

Penta_Blues
Moderador
# mar/05
· votar


Complementando o que o mestre Bertola disse, trata-se de uma, digamos, classificação das distorções. De uma maneira simples, tudo é distorção, mas em níveis diferentes.
Valeu!!!

stop_fender
Veterano
# mar/05
· votar


alguém ae pode me ajudar?

theborges
Veterano
# mar/05
· votar


porém alguns circuitos de fuzz vintage podem servir também como distortion ou overdrive, porque nas antigas não havia para eles tanta diferença assim ....

amico
Veterano
# out/05
· votar


mas se colocar distorção e overdrive junto, não vira um bumba-meu-boi?

Mauricio Luiz Bertola

como satura amp valvulado? no som limpo mesmo? ou tem algum botão pra saturar?

phmp
Veterano
# out/05
· votar


amico

Botando o volume no máximo .

o_silverchair_
Veterano
# out/05
· votar


cara tbm não intendo nada disso...
o que seria saturar?

como tirar melhor proveito dos meus pedais.. pra um som grunge, alternativo? ala silverchair com a perfect circle?

equalizador, compressor, overdrive e distorção todos da Danelectro + uma zoom 707 II + um Meteoro Vulcano 50 watts?

Mino
Veterano
# out/05
· votar


como satura amp valvulado?

qual eh o seu amp?
no caso do meu tem ganho e volume, mete o ganho no talo e ja era.

Snakepit
Veterano
# out/05
· votar


fuzz = vintage??

Rover
Veterano
# out/05
· votar


Não acho q o Hendrix toque sempre com Fuzz. Ao vivo talvez, mas em estúdio? Acho q não... parece algo mais leve (talvez um overdrive? Note, Bertola, q seus ensinamentos já me permitem dar pitacos em fórum alheio, hahahaha... valeu).

Rover
Veterano
# out/05
· votar


Bom, sou leigo, mas fuzz NÃO É igual a vintage.

fabio_gravata
Veterano
# out/05
· votar


Rover

cara, muitas bandas da dec. de 60 e 70 usavam/usam fuzz.
hendrix usava em 90% do tempo. perceba que existem diversos tipos de fuzz e várias formas de se aplicá-los, cada uma dando resultados diferentes. ouça Creedence, e notará o fuzz presente em muitas músicas.

Centauro
Veterano
# out/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fabio_gravata
Você saberiam explicar ou exemplificar tipos de Fuzz diferentes ??? (eu pensava que eram diversos tipos de overdrive e que Fuzz era um deles)podem rir...

fabio_gravata
Veterano
# out/05
· votar


Centauro
cara, existem os fuzz vintage, com som mais cremoso e os fuzz modernos, mais agressivos.

exemplo de fuzz vintage: Fuzz Face, Fulltone 69, Fulltone 70, dunlop jimi hendrix classic fuzz etc...

fuzz agressivo o mais famoso é o big muff.

lula_molusco
Veterano
# out/05
· votar


o som

fabio_gravata
Veterano
# out/05
· votar


fuzz vintage:

exemplos clássicos:

hendrix = foxy lady
(fuzz face original da Dallas Arbiter)

creedence = solo de suzy Q (não sei qual pedal ele usava exatamente.

Kaah_lol
Veterano
# set/13
· votar


Gurizada, to com uma pequena dúvida:

Comprei um pedal novo, aparentemente de distortion (como o vendedor disse e até como fala no knob de saturação dele).
Mas ele tem graves e em muitas configurações, ele parece mais um fuzz que um distortion. Gravei uns sons com ele ontem, algo bem caseiro e bem podre mesmo.
Aí o link https://soundcloud.com/buenassantos
Então, vocês podem me dizer se ele é um fuzz ou distortion mesmo? Ouvindo esses sons apenas?
Tem configurações que ele fica tipo distortion, mas esses graves que percebi não são tão legais pra um distortion (por mais que o pedal seja rotulado como um distortion).
Valeu!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/13
· votar


Kaah_lol
É um Rat, né? É distorção sim. Mas existe muita "zona cinzenta" entre overdrive, fuzz e distorção.

Kaah_lol
Veterano
# set/13
· votar


BrotherCrow

É um Rat sim. Comprei "às cegas" e só agora to dando uma boa olhada no pedal. Eu até curti ele, mas, pra ti ter uma ideia, nem curto o efeito fuzz e, muito menos, ouço bandas ou músicos que usam o efeito. Por isso surgiu a dúvida. Vai que eu, tri leigo, saia achando que é distorção quando é fuzz rsrsrs
Achei a distorção dele bem diferenciada das normais, mas boa.
Valeu pela ajuda!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/13
· votar


Kaah_lol
É um pedal excelente e clássico absoluto. Quanto vc pagou?

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


Kaah_lol : Eu até curti ele, mas, pra ti ter uma ideia, nem curto o efeito fuzz e, muito menos, ouço bandas ou músicos que usam o efeito.


O importante é você ter gostado do pedal. Eu acho que você se surpreenderia com a quantidade de coisas que são gravadas com fuzz e você não sabia. Que bandas e que guitarristas você ouve e gosta?

abs

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


Kaah_lol : Eu até curti ele, mas, pra ti ter uma ideia, nem curto o efeito fuzz e, muito menos, ouço bandas ou músicos que usam o efeito.


O importante é você ter gostado do pedal. Eu acho que você se surpreenderia com a quantidade de coisas que são gravadas com fuzz e você não sabia. Que bandas e que guitarristas você ouve e gosta?

abs

Kaah_lol
Veterano
# set/13
· votar


krz4fx

Eu curto modern rock, metalcore, folk, runk rock, etc.
Vou citar algumas bandas: Paramore, The Devil Wears Prada, The Wedding, Oficina G3, Rodolfo Abrantes, Two Door Cinema Club, Sent By Ravens, I Am Empire, Disciple, etc. Das antigas eu curto só Dire Straits, Stryper e algumas do Survivor e Skid Row.
Dos guitarristas que eu curto, são eles: Mark Knopfler, Juninho Afran, Cacau Santos, Celso Machado, um pouco de Satriani, etc.
Pelo que ouço esses caras, dificilmente percebi fuzz em alguma música. Talvez tenha passado despercebido kk

Abraço

BrotherCrow
Membro Novato
# set/13
· votar


Kaah_lol
Não conheço muito essas que vc citou, mas o Satriani eu sei que usa fuzz com bastante frequência.

Tira um tempo pra brincar com o pedal e timbrar ele bem. Vc vai ver como é massa. E Rat, como eu disse, tá bem mais pra distorção que pra fuzz. A parada é que o filter dele é meio chatinho de regular, mas quando vc acerta fica show.

Alex guitar man
Veterano
# set/13
· votar


Eu lembro quando me interecei pelo fuzz, bom hoje eu o abandonei, as vezes ate vejo uns video na Net pra sentir akela saudade....

Prefiro um overdriver mt leve e sensivel, onde da pra ter a guita limpa e crunchada sem mudar o efeito!

HortaRates
Membro
# set/13
· votar


Aproveitando o tópico...
E quando o assunto é em amps valvulados? Como é a diferença?
Diz-se que o Overdrive é a saturação das válvulas, mas amps de alto ganho como Soldano, Mesa, Peavey 5150, são valvulados e têm o timbre clássico da distorção. Poderia dizer então que a distorção é a junção de vários estágios de overdrive? Ou há algum componente extra que cria a distorção?
E como se obtém o fuzz com válvulas?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


BrotherCrow
Não conheço muito essas que o Kaah_lol citou
Essas bandas são em sua maioria, cristãs, e eu vi num site que o Juninho Afram andou usando um Fuzz da N.I.G., mas não sei em qual música...

HortaRates
Cara, eu não sei te informar sobre esse lance de Drive/Dist em amps, mas se eu não me engano, é tudo Drive, mesmo sendo pesadão, a não ser que tenha algum switch pra ligar a Distorção.

E como se obtém o fuzz com válvulas?
Não tenho certeza, mas acho que o fuzz foi uma tentativa equivocada de imitar o som de um auto-falante saturado, que depois deu certo com a adaptação dos amps pra dar Crunch sem estragar. Mas o pedal ficou tão bom que os caras gostaram e compraram. Ou seja: Fuzz só em pedais.

Kaah_lol
Veterano
# set/13
· votar


BrotherCrow

Acabei percebendo que algumas bandas que curto estão usando fuzz recentemente. Eu achava que era uma distorção com bastante grave, algo que eu não gostava tanto. Mas é o fuzz kkk

Thiago Livgren que toca mais ou menos

Acertou "na mosca"! kkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz X Overdrive X Distorção: Qual a direfença?