Autor |
Mensagem |
SpeedFox Veterano |
# mar/05
Alguém sabe me dizer? Pode ser com exemplos de musicas. Tipo ... na música tal o cara usa fuzz, etc.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/05
· votar
Fuzz: som pesado e algo "embolado", com som meio "sintetizado", grave e com muita sustentação (Jimi Hendrix).
Overdrive: distorção leve, imita a saturação de um amp valvulado (Blues, SRV, etc).
Distorção: som "crunch", pesado, "rascante" puxado para os médio-agudos (Randy Rhoads).
Abç
|
SpeedFox Veterano |
# mar/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Valeu velho! Era esse tipo de comparação que eu precisava.
|
Penta_Blues Moderador |
# mar/05
· votar
Complementando o que o mestre Bertola disse, trata-se de uma, digamos, classificação das distorções. De uma maneira simples, tudo é distorção, mas em níveis diferentes.
Valeu!!!
|
stop_fender Veterano |
# mar/05
· votar
alguém ae pode me ajudar?
|
theborges Veterano |
# mar/05
· votar
porém alguns circuitos de fuzz vintage podem servir também como distortion ou overdrive, porque nas antigas não havia para eles tanta diferença assim ....
|
amico Veterano |
# out/05
· votar
mas se colocar distorção e overdrive junto, não vira um bumba-meu-boi?
Mauricio Luiz Bertola
como satura amp valvulado? no som limpo mesmo? ou tem algum botão pra saturar?
|
phmp Veterano |
# out/05
· votar
amico
Botando o volume no máximo .
|
o_silverchair_ Veterano |
# out/05
· votar
cara tbm não intendo nada disso...
o que seria saturar?
como tirar melhor proveito dos meus pedais.. pra um som grunge, alternativo? ala silverchair com a perfect circle?
equalizador, compressor, overdrive e distorção todos da Danelectro + uma zoom 707 II + um Meteoro Vulcano 50 watts?
|
Mino Veterano |
# out/05
· votar
como satura amp valvulado?
qual eh o seu amp?
no caso do meu tem ganho e volume, mete o ganho no talo e ja era.
|
Snakepit Veterano |
# out/05
· votar
fuzz = vintage??
|
Rover Veterano |
# out/05
· votar
Não acho q o Hendrix toque sempre com Fuzz. Ao vivo talvez, mas em estúdio? Acho q não... parece algo mais leve (talvez um overdrive? Note, Bertola, q seus ensinamentos já me permitem dar pitacos em fórum alheio, hahahaha... valeu).
|
Rover Veterano |
# out/05
· votar
Bom, sou leigo, mas fuzz NÃO É igual a vintage.
|
fabio_gravata Veterano |
# out/05
· votar
Rover
cara, muitas bandas da dec. de 60 e 70 usavam/usam fuzz.
hendrix usava em 90% do tempo. perceba que existem diversos tipos de fuzz e várias formas de se aplicá-los, cada uma dando resultados diferentes. ouça Creedence, e notará o fuzz presente em muitas músicas.
|
Centauro Veterano |
# out/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
fabio_gravata
Você saberiam explicar ou exemplificar tipos de Fuzz diferentes ??? (eu pensava que eram diversos tipos de overdrive e que Fuzz era um deles)podem rir...
|
fabio_gravata Veterano |
# out/05
· votar
Centauro
cara, existem os fuzz vintage, com som mais cremoso e os fuzz modernos, mais agressivos.
exemplo de fuzz vintage: Fuzz Face, Fulltone 69, Fulltone 70, dunlop jimi hendrix classic fuzz etc...
fuzz agressivo o mais famoso é o big muff.
|
lula_molusco Veterano |
# out/05
· votar
o som
|
fabio_gravata Veterano |
# out/05
· votar
fuzz vintage:
exemplos clássicos:
hendrix = foxy lady
(fuzz face original da Dallas Arbiter)
creedence = solo de suzy Q (não sei qual pedal ele usava exatamente.
|
Kaah_lol Veterano |
# set/13
· votar
Gurizada, to com uma pequena dúvida:
Comprei um pedal novo, aparentemente de distortion (como o vendedor disse e até como fala no knob de saturação dele). Mas ele tem graves e em muitas configurações, ele parece mais um fuzz que um distortion. Gravei uns sons com ele ontem, algo bem caseiro e bem podre mesmo. Aí o link https://soundcloud.com/buenassantos Então, vocês podem me dizer se ele é um fuzz ou distortion mesmo? Ouvindo esses sons apenas? Tem configurações que ele fica tipo distortion, mas esses graves que percebi não são tão legais pra um distortion (por mais que o pedal seja rotulado como um distortion). Valeu!
|
BrotherCrow Membro Novato |
# set/13
· votar
Kaah_lol É um Rat, né? É distorção sim. Mas existe muita "zona cinzenta" entre overdrive, fuzz e distorção.
|
Kaah_lol Veterano |
# set/13
· votar
BrotherCrow
É um Rat sim. Comprei "às cegas" e só agora to dando uma boa olhada no pedal. Eu até curti ele, mas, pra ti ter uma ideia, nem curto o efeito fuzz e, muito menos, ouço bandas ou músicos que usam o efeito. Por isso surgiu a dúvida. Vai que eu, tri leigo, saia achando que é distorção quando é fuzz rsrsrs Achei a distorção dele bem diferenciada das normais, mas boa. Valeu pela ajuda!
|
# set/13
· votar
Kaah_lol É um pedal excelente e clássico absoluto. Quanto vc pagou?
|
krz4fx Veterano |
# set/13
· votar
Kaah_lol : Eu até curti ele, mas, pra ti ter uma ideia, nem curto o efeito fuzz e, muito menos, ouço bandas ou músicos que usam o efeito.
O importante é você ter gostado do pedal. Eu acho que você se surpreenderia com a quantidade de coisas que são gravadas com fuzz e você não sabia. Que bandas e que guitarristas você ouve e gosta?
abs
|
krz4fx Veterano |
# set/13
· votar
Kaah_lol : Eu até curti ele, mas, pra ti ter uma ideia, nem curto o efeito fuzz e, muito menos, ouço bandas ou músicos que usam o efeito.
O importante é você ter gostado do pedal. Eu acho que você se surpreenderia com a quantidade de coisas que são gravadas com fuzz e você não sabia. Que bandas e que guitarristas você ouve e gosta?
abs
|
Kaah_lol Veterano |
# set/13
· votar
krz4fx
Eu curto modern rock, metalcore, folk, runk rock, etc. Vou citar algumas bandas: Paramore, The Devil Wears Prada, The Wedding, Oficina G3, Rodolfo Abrantes, Two Door Cinema Club, Sent By Ravens, I Am Empire, Disciple, etc. Das antigas eu curto só Dire Straits, Stryper e algumas do Survivor e Skid Row. Dos guitarristas que eu curto, são eles: Mark Knopfler, Juninho Afran, Cacau Santos, Celso Machado, um pouco de Satriani, etc. Pelo que ouço esses caras, dificilmente percebi fuzz em alguma música. Talvez tenha passado despercebido kk
Abraço
|
# set/13
· votar
Kaah_lol Não conheço muito essas que vc citou, mas o Satriani eu sei que usa fuzz com bastante frequência.
Tira um tempo pra brincar com o pedal e timbrar ele bem. Vc vai ver como é massa. E Rat, como eu disse, tá bem mais pra distorção que pra fuzz. A parada é que o filter dele é meio chatinho de regular, mas quando vc acerta fica show.
|
Alex guitar man Veterano |
# set/13
· votar
Eu lembro quando me interecei pelo fuzz, bom hoje eu o abandonei, as vezes ate vejo uns video na Net pra sentir akela saudade....
Prefiro um overdriver mt leve e sensivel, onde da pra ter a guita limpa e crunchada sem mudar o efeito!
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
Aproveitando o tópico... E quando o assunto é em amps valvulados? Como é a diferença? Diz-se que o Overdrive é a saturação das válvulas, mas amps de alto ganho como Soldano, Mesa, Peavey 5150, são valvulados e têm o timbre clássico da distorção. Poderia dizer então que a distorção é a junção de vários estágios de overdrive? Ou há algum componente extra que cria a distorção? E como se obtém o fuzz com válvulas?
|
Thiago Livgren que toca mais ou menos Membro Novato |
# set/13
· votar
BrotherCrow Não conheço muito essas que o Kaah_lol citou Essas bandas são em sua maioria, cristãs, e eu vi num site que o Juninho Afram andou usando um Fuzz da N.I.G., mas não sei em qual música...
HortaRates Cara, eu não sei te informar sobre esse lance de Drive/Dist em amps, mas se eu não me engano, é tudo Drive, mesmo sendo pesadão, a não ser que tenha algum switch pra ligar a Distorção.
E como se obtém o fuzz com válvulas? Não tenho certeza, mas acho que o fuzz foi uma tentativa equivocada de imitar o som de um auto-falante saturado, que depois deu certo com a adaptação dos amps pra dar Crunch sem estragar. Mas o pedal ficou tão bom que os caras gostaram e compraram. Ou seja: Fuzz só em pedais.
|
Kaah_lol Veterano |
# set/13
· votar
BrotherCrow
Acabei percebendo que algumas bandas que curto estão usando fuzz recentemente. Eu achava que era uma distorção com bastante grave, algo que eu não gostava tanto. Mas é o fuzz kkk
Thiago Livgren que toca mais ou menos
Acertou "na mosca"! kkk
|