(help) teste de componentes eletronicos

    Autor Mensagem
    vinihendrix
    Veterano
    # mar/05


    bom .... retirei uns componentes de uma placa e queria saber se eu posso ter queimado algo .. tenho um multimetro aqui!
    se alguem puder , me explica ai como q faço pra testar resistores,capacitores,ci e diodos .

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cada um tem seu tipo de teste. Eu cabei de compra uma revistinha chamada "Como Testar Componentes", pq comprei multimetro hj uhauha..

    ai vo tentar escrever aki.. mais deve ter algum site que mostre.

    oh o livrim http://www.eccel.com.br/Bazaar/imagens/eltec/cod432.jpg

    mais num mosta quase nada. Se vc achar algum site, fala ai que eh mais facil =]

    vinihendrix
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    alguem??

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    huh complica, vai dar um tópico pra cada componente.

    ogner
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Estou testando uns componestes num pedal já pronto, ele esta estranho, é um ProCoRat.

    Posso testar os componentes já na placa soldados?? Capacitores? Resitores, transistors?? Alguns podem outros não podem??

    Pq acho que li em algum lugar que capacitores não rola de testar, e tem o detalhe de descarrega-los, fazendo a ligando as 2 pernas.

    Mas a pergunta é quais ( se é que pode ) componentes posso testar já soldados na PCI?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ogner

    bixo .. testar resistores dah para testar sim ... basta tomar o cuidado de verificar se na montagem tem algum outro componente em paralelo com o resistor ... se tiver a medição não será real ... para os diodos, deve-se de-soldar pelo menos 1 dos terminais pois devido a alta capacitância na montagem a leitura não será a real.
    transístores, normalmente pode-se medir montados sim ... salvo alguns casos (que não sei exatamente quais), já os capacitores devem ser testados desmontados do circuito e o principal, com o mínimo de comprimento dos cabos de teste possível, se não puder ter o cabo melhor pois este pode influenciar e muito na medida do componente isso sem contar que sua tolerância é (na minha opnião) gigante chegando em alguns casos a 30%. !! :O
    Quando eu preciso medir um componente geralmente o faço antes de soldá-lo ... depois disso tudo fica mais chato!

    abrax!

    ogner
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    _BLACKMORE_

    Valeu, velho.

    Obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ogner
    Posso testar os componentes já na placa soldados??
    Não. Tem que tirar.
    Se você conhecer o circuito, você pode, por medições de tensão, notar se há algo errado.

    Mas sem conhecimento a priori, complica.

    ogner
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: ogner
    · votar


    DotCom

    Cara, os resistores estão batendo aqui!!

    Os diodos estão doidoes...Estão marcando valores dos 2 lados!

    Mas era solda velha o problema o pedal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (help) teste de componentes eletronicos