Autor |
Mensagem |
vinihendrix Veterano |
# mar/05
bom .... retirei uns componentes de uma placa e queria saber se eu posso ter queimado algo .. tenho um multimetro aqui!
se alguem puder , me explica ai como q faço pra testar resistores,capacitores,ci e diodos .
|
Un Perro Veterano |
# mar/05
· votar
cada um tem seu tipo de teste. Eu cabei de compra uma revistinha chamada "Como Testar Componentes", pq comprei multimetro hj uhauha..
ai vo tentar escrever aki.. mais deve ter algum site que mostre.
oh o livrim http://www.eccel.com.br/Bazaar/imagens/eltec/cod432.jpg
mais num mosta quase nada. Se vc achar algum site, fala ai que eh mais facil =]
|
vinihendrix Veterano |
# mar/05
· votar
alguem??
|
macaco veio Veterano |
# mar/05
· votar
huh complica, vai dar um tópico pra cada componente.
|
ogner Veterano
|
# ago/09
· votar
Estou testando uns componestes num pedal já pronto, ele esta estranho, é um ProCoRat.
Posso testar os componentes já na placa soldados?? Capacitores? Resitores, transistors?? Alguns podem outros não podem??
Pq acho que li em algum lugar que capacitores não rola de testar, e tem o detalhe de descarrega-los, fazendo a ligando as 2 pernas.
Mas a pergunta é quais ( se é que pode ) componentes posso testar já soldados na PCI?
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/09
· votar
ogner
bixo .. testar resistores dah para testar sim ... basta tomar o cuidado de verificar se na montagem tem algum outro componente em paralelo com o resistor ... se tiver a medição não será real ... para os diodos, deve-se de-soldar pelo menos 1 dos terminais pois devido a alta capacitância na montagem a leitura não será a real. transístores, normalmente pode-se medir montados sim ... salvo alguns casos (que não sei exatamente quais), já os capacitores devem ser testados desmontados do circuito e o principal, com o mínimo de comprimento dos cabos de teste possível, se não puder ter o cabo melhor pois este pode influenciar e muito na medida do componente isso sem contar que sua tolerância é (na minha opnião) gigante chegando em alguns casos a 30%. !! :O Quando eu preciso medir um componente geralmente o faço antes de soldá-lo ... depois disso tudo fica mais chato!
abrax!
|
ogner Veterano
|
# ago/09
· votar
_BLACKMORE_
Valeu, velho.
Obrigado!
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
ogner Posso testar os componentes já na placa soldados?? Não. Tem que tirar. Se você conhecer o circuito, você pode, por medições de tensão, notar se há algo errado.
Mas sem conhecimento a priori, complica.
|
ogner Veterano
|
# ago/09 · Editado por: ogner
· votar
DotCom
Cara, os resistores estão batendo aqui!!
Os diodos estão doidoes...Estão marcando valores dos 2 lados!
Mas era solda velha o problema o pedal.
|