Transistor 2N5952 ou MPF102 - JFET Matching para Efeitos

    Autor Mensagem
    andyeffect
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: andyeffect


    Transistor 2N5952 ou MPF102 - J201 - JFET Matching para Efeitos
    Algué sabe aonde comprar bem baratinho, pois montei o testador de jfets do geofex e quero compro um bocado para casar os transitores para fazer uns phase 90.
    abrx
    andy

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    não da pra usa bf244 245 bem mais baratos? esse phasers que usam fet acoplado com ampli operacional já montei varios ha tempos atraz inclusive fiz um dobrando o numero de estagios (180), mas existe um esquema de phaser que usa CIs 3094 muito superior a estes com fets. tem que dar uma procurada.

    andyeffect
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    macaco veio
    sim é que quando tenho pedido faço geralmente ele. eu realmente prefiro o small stone que usa o CA3080, bem mais eficiente. mais fazer o que né.
    acabeu conseguindo comprar uns 100 2N5952 por 0,50 cada

    sgrillo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Aproveitando o espaço, alguem sabe se eu consigo achar um FET 2N5457, usa em um monte de projeto, mas aki onde eu moro ninguem tem pra vender.

    everson
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sgrillo
    n da pra substituir pelo bf245?

    sgrillo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sei lá eu q te pergunto, dá???

    Renato gomes
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    dá sim. eles são equivalentes. mas o bf245 tem o ganho um pouco maior.

    galera, olhem os datasheets dos componentes!!

    sgrillo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Renato gomes
    Cara vc tem algum site ai q tem os datasheets???

    Gabriel Hendrix
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sgrillo
    http://www.alldatasheet.com/

    Foi mal a intromissao ae..

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    esses fets não conseguido achar o exato pedido num esquema o melhor e ter uns 3 ou 4 diferentes e experimentar, alguns tem o dreno e supridouro (é nome das pernas ) invertidos, uns tem mais ganho, outros apresentam a resistencia maior, mas geralmente qq um funciona dependendo da função dele no circuito, ai vai anotando e observando como ele foi usado no esquema ( os componentes em volta), com o tempo passa a conhece-los pois são poucos modelos.

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    macaco veio

    vc eh a primera pessoa que vejo falar a traduçao de drain/source em vez de coletor/emissor :P

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    falando o pessoal vai pegando

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Caros colegas:
    andyeffect
    macaco veio
    Renato gomes
    Tou querendo montar um generico do phase 90 by tonepad e aqui na minha cidade achei uma eletronica que vende um monte de BF410 que, segundo consta naquele livro de equivalentes é substituto direto do 2N5952. Entao galera, como funciona esse testador de fets do geofex? Prece q ele usa um ci tb.
    valeu

    Zacarias
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    a única q eu conheço.....

    www.smallbearenc.com ------ acho q é isso....... se o pessoal se juntar e fizer umas encomendas o frete sai barato.......

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Caros colegas de forum:
    Tou querendo montar um generico do phase 90 by tonepad e aqui na minha cidade achei uma eletronica que vende um monte de BF410 que, segundo consta naquele livro de equivalentes é substituto direto do 2N5952. Entao galera, como funciona esse testador de fets do geofex? Usa tres resistores de 10k, um multimetro e me parece q um CI(q nao sei qual é nem pra q serve) pelo menos tem um simbolo de um CI.Parece q o teste é simples medindo voltagens minimas e maximas do entre gate e source. Perceberam q nao saquei como funciona certo?.
    valeu a força moçada!!!

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Alguem se habilita a me explicar?
    antecipadamente agradeço.

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    marioyee
    E aí? faz muito tempo que não te vejo por aqui... Estava te procurando pois parece que você tem umas 12AU7 e 12AT7 sobrando, não é? Está a fim de colocar elas para funcionar?

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    baruch_kata
    É Brother, nao sei se sobrando...hehehe, mas tenho algumas sim. E por falar em coloca-las pra funcionar, semana passada tava conversando com um amigo sobre fazer um overdrive valvulado aproveitando as 12AU7/12AT7. já vi dois projetos interessantes, um com duas valvulas e outro com apenas uma e agora resta saber qual tentar.Conhece algum esquema 100% eficiente?
    Cara, por acaso vc já fez aquele testador de jfets?Tou querendo fazer um generico do phase 90, mas tou apanhando pra casar os tais fets.

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ô galera, num vai uma maozinha nao???
    valeu

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    marioyee
    Aquele circuito é um casador de jfets, não há necessidade de utilizá-lo, a menos que vá produzir um tanto consideravel de placas e/ou tenha jfets sobrando. Ele testa as características dos jfets então basta identificar cada um com sua voltagem medida e "casá-los" quando são parecidos.

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Pois é, montei o testador mas o meu multimetro num tá medindo a corrente!!! E a voltagem só dá positivo e pelo q sei deveria ser negativo!!!
    Bem, pelo q entendi basta apenas casar as voltagens dos fets?? E tem outra coisa, qdo vou medir a voltagem ela vai caindo devagar eqto meço!!
    Em resumo, tou apanhando! Tou medindo uns BF410 q comprei 11 deles, mas nao tá servindo pra nada.....raios e trovoes....$%#@*...
    E qto ao circuito para um pedal overdrive valvulado???
    valeu brother.

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alô pessoal, aguem conhece um transistor que em seu envólucro está escrito J305 e mais em baixo C9124 e ele é do tamanho de um BC comum, acho que é um JFET,...alguem pode me dizer onde encontrá-lo ou equivalente?...é de um microfone condensador stúdio projetc B1.
    obrigado.

    rafamoraes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Galera aproveitando o tópico,

    Alguém sabe um equivalente pro MPF102 que se ache fácil em Brasília (ou no Brasil)???

    Me parece que o 2n5951 e o BF256B seriam equivalentes, mas ambos tb são difíceis de achar.

    Seria pra usar no Noisy Cricket um mini ampli de guitarra.

    Abraço

    macaco veio
    Veterano
    # set/11
    · votar


    a função do fet ai é apenas pre ampli (pra ter alta impedancia de entrada), qualquer fet funciona nessa função contanto que ponha na posição certa gds, alguns fet tem a posição das pernas diferentes.

    rafamoraes
    Veterano
    # set/11 · Editado por: rafamoraes
    · votar


    macaco veio

    a função do fet ai é apenas pre ampli (pra ter alta impedancia de entrada), qualquer fet funciona nessa função contanto que ponha na posição certa gds, alguns fet tem a posição das pernas diferentes.



    Opa, qualquer FET??? No PDF original ele fala em MPF102 ou 2N5951.

    Tem algum que vc poderia me indicar, de preferência que tenha as características de elétricas, voltagem, wattagem, etc parecidas, e que seja fácil de achar em qualquer boa loja do ramo?

    Um BF245 A ou C ou algum outro dessa loja serveria???

    Abraço

    macaco veio
    Veterano
    # set/11
    · votar


    quando eu montava phasers eu usava muito o mpf102, mpf112, e bf245c geralmente funcionava no lugar. Existe uma pequena diferença no ajuste das tensões (não me lembro agora se é no dreno, gate ou supridouro) que dependendo do emprego faz diferença quando eles trabalham mudando a resistencia interna ou como chave, mas no caso ai ele está apenas como pre ampli e buffer. Nem todos BFs são fets, por exemplo mostrado nessa loja o BF254 eu sei que não é fet. O BF245A e o 245C são diferentes no que falei acima, o meio termo deles é o BF245B. Então minha sugestão é que tente o A e C (se só puder comprar um faça a opção pelo C). Os pinos tem posição diferente do mpf.

    rafamoraes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    macaco veio

    Ok. Vou comprar ambos os BF245, ver se acho outros FETs e testar.

    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transistor 2N5952 ou MPF102 - JFET Matching para Efeitos