Dica para equalização do XVamp

    Autor Mensagem
    guilhermerizzo
    Veterano
    # dez/04


    Pessoal,

    Para quem usa o XVamp e acha o equalizador meio pobre, eu sugiro uma releitura da parte do manual que explica os controles de graves e de presença, bem como as possibilidades de configuração.

    Ontem eu descobri que existem 2 parâmetros para os graves e 2 para presença (usando a tecla TAP).
    Pelo que entendi, este segundo parâmetro seria uma frequencia central, sobre a qual o primeiro parâmetro atuaria, atenuando ou acentuando este frequencia.
    Parece complicado, mas a melhor maneira é testar com o XVamp ligado e sentir os sfeitos das combinações dos dois parâmetros tanto para os graves quanto para a presença.

    Eu uso o XVamp ligado direto na minha placa de som, e estava utilizando a configuração P1 ( flat ), mas passei a usar a P3 ( mais médios e agudos ) depois de brincar um pouco com estas novas possibilidades de ajuste do EQ.

    No geral meus patches ganharam mais "punch", ficando mais parecidos ainda com amps de verdade. Nas gravações o som ficou mais nítido sem muita ginástica na mixagem.

    Enfim, como sempre digo, vale à pena ler atentamente o manual antes de sair metendo o pau no equipamento. Vi muita gente pensando em plugar um equalizer na entrada do XVamp por que o equalizador dele seria insuficiente.

    Vale à experimentar estas possibilidades...

    tad4heads25
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    guilhermerizzo
    Eu já sabia disso, e continuo pensando em plugar o equalizador na saida do xv-amp.

    o adjust+TAP pro presence serve com amplitude... com adjust+tap no minimo a variação de presence é maior, com adjust+tap no maximo a variação de presence é menor.

    E pro BASS EQ o adjust+tap muda a area em q os graves adicionados vão agir.

    Mais de boa, que isso não mudar nada... Da mais liberdade de ajustes, mais continua tendo dois parametros (bass e presence). Pode até ser que de pra conseguir qualquer tipo de equalização só com esses dois. Mais eu acostumei com os bass, mid, e treble, da vida...

    Quanto ao TAP, acho q todos os parametros tem adjust e adjust+tap.

    Uma outra dica boa e que passa desapaercebido no manual é que quando vc entra no configuração de modos (pra escolher phone, amp+FX ou FX). O adjust vira volume global.....e ainda tem tb a opção adjust+ tap, q no caso controla o gain do input..... não saquei muito as possibilidades de aumentar o ganho de entrada, mais que dá.. dá. hehehehe

    kevinmoore
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ..... não saquei muito as possibilidades de aumentar o ganho de entrada, mais que dá.. dá. hehehehe

    Vc consegue mais xiados assim ;)
    Eu dexo o meu no 5 ( meio )

    Rayx
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Karammbaaa hehheh num tinha visto isso!!...eheheh

    Ryu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    chego o meu hj e num mexi mto ainda... mas como eu aumento a duração do som(sustain)?

    kevinmoore
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ryu
    Isso depende muito da sua guitarra!
    Mas dá pra você conseguir um sustain mto bom com os amps de alto gain! Modern Gain, Ultimate Gain, Savage Beast... enfim... teste!
    O noise gate tira completamente seu sustain! O compressor, se bem ajustado, aumenta um pouco o sustain!
    E é lógico, o gain geral e o gain do patch também influenciam mto!
    Eu deixo o geral no 5, e o de patch dependendo entre 7 e 10!
    Não esqueça também que um bom vibrato vai fazer você ter um sustain maior!

    Ryu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    kevinmoore
    estranho é q na minha 606 tenho um sustain mto maior, no x v-amp num consegui ajusta ainda

    guilhermerizzo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara, fuça direito aí, leia bem o manual, porque com a mesma guitarra, com certeza o XVamp vai te dar maior sustein. Talves o noise gate esteja ligado e com a regulagem no talo, matando o sustein...

    Rayx
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ow aki eu tava lendo mais sobre o XVamp e vi q tdo mundo fala q eh melhor ligar ela em linha....linha?! como assim linha?! hehehe

    aaaa...e qto custa um jackhammer da marshal +- novo e ou usado?!!....

    guilhermerizzo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Rayx,

    Em linha significa ligar a saída do XVamp direto em um computador, mesa de gravação ou mesa de palco. Sem a utilização de um amplificador real.

    Como o XVamp é um simulador de amps, o som dele já traz a característica dos amps que ele simula, como você pode conferir se usar um fone de ouvido para escutar o que está tocando.

    Você até pode ligá-lo em um amp, mas tem que estar com a configuração que elimina a simulação de falantes.

    Rayx
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Vlw..

    E c eu ligar ele num Ampl eu axo q eh um dakeles ampl q c tem q ligar aa caixa nele..ai c pod ligar tdo qto eh coisa...tok disco, cd esses trem...axo q a mark eh CSS um negoço assim..eh antigam e eh potente...serah q fik bom?!

    Rayx
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ??????

    The Guitarrerow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bah realmente tirando a sua incrivel fragilidade ele eh a melhor pedaleira compacto q ja vi e testei, sem isageiro, mas troquei ele por um the jack hammer da marshall q paguei 360 e o xvamp parecia digitalizar meu som tentei regulagens efeitos mas o q concegui era descobrir q o q eu queria n era varios sons simulados e sim o meu som proprio, por isso fiquei com o som limpo do meu thor plus reverbado e meu the jackhammer metendo o pau na distorção e overdrive. Essa eh simplesmente minha opiniao e escolha mesmo sabendo q o the jackhammer eh simulação mas eh de marshall para marshall q gosto dos JCM 800 FLWW

    zacaoamargo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, uso o meu jackhammer no modo Overdrive com o countour na posição 5 hs, o gain no máximo (5 hs) e as teclas treble e bass na posição 12 hs. Fica um som do KCT.

    DemonFuuck
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: DemonFuuck
    · votar


    Sei q o tópico é velho, mas melhor do que criar outro...

    Enfim, eu sempre fiz umas pequenas gravações com a x-vamp ligada no pc, não conheço sobre amplificadores, nunca usei, além de uma vez q fui ensaiar num estudio, conectei a x-vamp la, e fico um lixo, mas dai eu fui mechendo nos presets do amp e foi melhorando, tava tudo bagunçado, mas enfim...

    Percebi q na gravação o som fica com mais qualidade se usar a conf "P3", porém sempre meus amigos vem dizer "ah achei que ta muito caixa de abelha"... Dai eu ponho "A3" ou qualquer outro A, fica bom pra eles, mas pra mim, pra gravação, eu ja acho que o som fica mais podre, com xiados e tals... Pois bem, Gravei normal com o A3, no Acid, depois joguei o plugin do Amplitube, no Default, e tipo, o som fica do caralho x_X e sem os xiados bestas, fica muito mais encorpado, mais grave, etc...

    Agora a minha questão, Isso seria a diferença de uma pedaleira ligada direto no pc, e ligada num Amplificador de verdade? teria toda essa diferença se eu ligasse no amplificador bem regulado, e gravar apartir dele? (Dai não iria precisar usar o amplitube)? Então caso fosse isso, o Amplitube realmente simula muito bem um amplificador...
    Vlw ai quem puder esclarecer ^^

    Se quiserem ouvir um som que gravei com a x-vamp e apliquei amplitube em cima... http://soundcloud.com/victorguiraldelli/seether-because-of-me

    jucasambora
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    DemonFuuck
    Kra, um conselho que te dou é usar o amplitube pra drives e o restante todo no X-VAMP, ou o inverso. Misturar tudo nos dois complica, satura tudo... lembra que ambos são simulações de amplificadores então pense em apenas um amplificador, ou do pedal ou do Amplitube.
    Qto a questão do P e do A, uma forma legal e simples de entender como eles funcionam é pensar "sem termos técnicos", ou seja, os "As" são pra plugar direto num amplificador ou no return, os "Ps" sãos para ligar fones, ou em mesas, ou.. advinha?, numa placa de audio... e os "Fs", qdo vc quizer dar enfase nas modulações.

    Não seu se te ajudei, mas fica a dica!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica para equalização do XVamp