VampFly Veterano |
# dez/04
Vou tentar explicar de uma forma bem superficial sem entrar em detalhes muito técnicos.
Conectando o V-amp2 no PC
Conectando o V-amp no PC, vc terá acesso bem amigável a todas as funções e configurações que ele possui. Vc poderá criar suas configurações ou usar configurações existentes em sites na internet,ou de outros usuários.
Quase todos os racks, pedaleiras, teclados e outros, possuem controle via MIDI usando programas em um PC. Estes programas controlam os seus respectivos equipamentos de maneira global, ou seja, usam os mesmos tipos de mensagem MIDI. Para o V-amp não é diferente e ele lhe fornece através da conexão MIDI, a possibilidade de expandir suas capacidades de configuração.
Vc poderá configurar o seu V-amp diretamente pelo PC, sem precisar ficar mexendo em dezenas de botões e macetes que nos fazem perder tempo e a noção do timbre que queremos. Poderemos ter milhares de configurações e carregar as desejadas no V-amp e partir para o show.
Para que configurar (criar patches)?
Suponhamos que numa mesma música vc use uma simulação Modern High Gain (Soldano) para as bases pesadas, um British Class A 15W (Vox) para as partes lentas e um California Drive (Mesa Boogie Mark II) para um solo a lá Santana. Vc poderá configurar cada uma das simulações com diferentes efeitos e gabinetes e ativá-las durante a execução da mesma música.
Vc ainda pode pegar a configuração (patche) Modern High Gain (ou outra qualquer) e criar várias com diferenças sutis nos controles de equalização, drive, gain, delay,etc…. e ativá-las durante a execução musical, dando uma variação de timbres bem agradáveis e dinâmica. Diferenciando dos pedais analógicos estáticos que só permitem um liga/desliga e repetem as mesmas configurações para todas as músicas.
Isto tudo vc ainda pode usar em gravações caseiras ou de estúdio.
Com essa conexão vc poderá pegar configurações (patches) de amplificadores valvulados vintage ou modernos. Amplificadores raros, quase totalmente desconhecidos e usados por poucos, e que podem lhe dar o som que vc procura e não vai achar em nenhum outro equipamento, além de combinações com diversos tipos de gabinetes (caixas com auto-falantes) que imprimem timbres diferenciados, desde os bem graves e comprimidos, passando pelos completamente distorcidos até os overdrives e sons bem limpos e cristalinos.
A conexão V-amp <-> PC é feita via o protocolo MIDI.
O protocolo MIDI é usado para se trocar informações entre equipamentos musicais.
No nosso caso usaremos o protocolo para trocar informações de controle entre o PC e o V-amp.
Para iniciar a conexão é preciso considerar o meio físico, ou seja, o cabo que irá ligar o PC e o V-amp.
Por este cabo só irão trafegar informações e não sinal de áudio. As informações que irão trafegar são bem parecidas (na forma) com as informações que trafegam entre nossos computadores conectados na internet.
O cabo MIDI mais comum é vendido em lojas de informática ou lojas de instrumentos digitais. Embora seja fácil confeccioná-lo (poderá ser explicado em outro tópico), encontra-se ele com preços que variam de R$ 35,00 a R$ 55,00 ( o cabo que não é USB).
Ele não é um simples cabo, pois internamente ao cabo existe um fotoacoplador
O cabo padrão possui a seguinte configuração:
1- Em uma extremidade existe um conector chamado DB-15 que deverá ser ligado na porta de Joystick de sua placa de som instalada no computador;
2- Na outra extremidade existem normalmente 2 conectores MIDI, sendo um usado para liga na entrada MIDI in e a outra na MIDI out do V-amp;
3- A entrada MIDI in no V-amp recebe informações do PC, enquanto a entrada MIDI out envia informações do V-amp para o PC
Para efetuar a conexão, basta ligarmos as respectivas entradas. do PC e do V-amp.
PROGRAMAS DE CONTROLE
Uma vez estando o V-amp e o PC conectados, chega a hora de fazer os dois se comunicarem efetivamente. A comunicaçãoé feita através de programas. Conheço dois programas que podem ser utilizados,o SOUNDDIVER e o V-AMP Editor 2.01. Somente o V-AMP Editor 2.01 será avaliado por ser um produto específico para ele e construído pela própria Behringer.
O programa poderá ser baixado apartir do link http://www.behringer.com/V-AMP2/ no campo Software e chama-se V-AMP Editor 2.01.
Quando ele for baixado ele serásalvo com o nome VampDesign2_01.zip.
Vamos Unzipar ele e obteremos os arquivos V-AMP DESIGN 2_01.exe , e V-ampHelp2_0.zip.
Vamos usar apenas o arquivo V-AMP DESIGN 2_01.exe. Este poderá ser executado diretamente clicando-se duas vezes nele.
Estando o cabo conectado e o programa V-AMP DESIGN 2_01.exe em execução, encontraremos uma tela e suas funções.
Continua em um próximo tópico…….
|