Trocar diodo: pedal oliver - heavy metal HM-20

Autor Mensagem
PVboromir
Veterano
# dez/04 · Editado por: Admin


pô gente to precisando d umas dicas suas ae.. q entendem do duncionamento d um pedal... bom..lah vai...
eu possuo um pedal oliver - heavy metal HM-20, e a uns meses atrás ele deu um problema... simplesmente naum queria ligar... bom.. ae mandei pra assistencia tecnica.. e eles cobraram 50 conto pra trocar o diodo.... blz.. agora ele deu o msm problema e eu tenho qse certeza q eh o msm diodo queimado... bom... eu tava querendo, eu msm trocar o diodo.. mas preciso da ajuda d vcs... tipo lah vai as perguntas:
como q eh um diodo?
qts diodos tem um pedal desses?
c esistir mais d um, como eu faço pra identirficar o diodo queimado?
qual modelo d diodo q eu devo comprar (c existir mais d um)

bom... eu jah tnho uma pequena experiencia com eletrônica... jah sei manusear um ferro d solda.. e talz.. mas vcs poderiam me explicar???
abraçaum ae..gente.... ajudem heim!!

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


um diodo de clipar sinal que é um 1n4148 por exemplo... custa acho que 30 centavos... ele vai ter de 2 diodos pra mais... o diodo é uma peça q só deixa a corrente passar em uma direção... alguns multimetros tem a opção de medir diodo... cobrar 50 reais pra trocar um diodo é furação de olho demais pqp!!

No diodo vai ter escrito cara o numero dele, abre o pedal e olha o diodo que tá nele e lê no proprio diodo... mais olha, n é comum diodo quemar assim n! Por algum motivo ele tá sendo muito forçado!

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


eh eu jah sei oq q eh.... eh a rede elétrica da casa do meu primo... mas tipo q ..como eu faço pra v c o diodo tah queimado? meu pai tem um multímetro.. ae como eu faço?.. e como identificar um diodo no circuito?

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


O diodo tem o mesmo formatozinho de um resistor... só que ele não é dakele jeito coloridinho... ele é menorzinho e de vidro e tem o escrito nele de qual diodo ele é e proximo de um um dos polos(perninha q vc solda no circuito) tem um lista preta...

É importante essa lista poes ela indica pra qual lado o diodo deve ficar virado uma vez que ele é uma peça que faz com que a corrente só passe em um sentido!

Pra medir no multimetro ele deve ter uma posição que não tem nada tem um simbolo que é uma seta com um traço passando no meio dela assim na horizontal... ai nessa posição é a posição de medir diodo... c o seu multimetro n tiver essa opção vc pode ligar o pedal, colocar pra medir corrente continua no multimetro(uma voltagem acima da que o pedal trabalha né claro, pra n fude o multimetro) e colocar o positivo do multimetro(pino vermelho) numa perna e o negativo(pino preto) em outra, c não der nada inverte, se mesmo assim n der nada ai ele tá quemado que em uma das posições tem que da, uma vez que o multimetro é uma peça que só dexa passar corrente pra um lado, c não tá passando pra nenhum dos dois tá errado!

Eu n sou expert em eletronica... se eu falei merda aki alguem me corrige please, mais acho que é isso ae mesmo!

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


pô....valeu ae... e ae,.. qdo eu detectar o diodo queimando eh soh pegar o ferro.. desoldar o velho e soldar o novo no lugar?

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


e tipo q ... no próprio diodo tah escrito o modelo dele tb neh?

samuray jack
Veterano
# dez/04
· votar


PVboromir
pode ser que o diodo que queimou não seja o de clipping. alguns pedais tem um diodo na entrada de alimentação (9v), que serve p/ proteger o pedal no caso de inversão de polaridade da fonte. Às vezes, qdo liga numa fonte com polaridade invertida, esse diodo entra em curto. p/ saber se foi ele, verifique se a fonte aquece, se o led não acende, e se existe a tensão de 9v em algum ponto do circuito. Diodos de clipping muito raramente se queimam. e 50 reais p/ trocar um diodo é um estupro!!!!

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


samuray jack
mas eh isso ae q tah acontecendo.... o led nem acende... fica como c estivesse desligado....

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


up!!!
ajuda ae galera... vai ser uma baita economia!!!

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


PVboromir
use bons títulos para seus tópicos.

leia: http://forum.cifraclub.com.br/html_titulo.html

samuray jack
Veterano
# dez/04
· votar


PVboromir
a fonte tá aquecendo? será que não está com a polaridade invertida? já tentou ligar o pedal usando bateria?

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


a fonte num tah aquecendo naum... e num tentei mudar d psicao na tomada... naum... mas da outra vez deu o msm problema e os cara lah q conertearam me falaram q o diodo queimou.... e tipo q... da pra saber q tipo eh o diodo soh olhando pra ele?
Sam
foi mal cara... vo melhorar da proxima vez!!

andyeffect
Veterano
# dez/04
· votar


PVboromir
cara já abri um destes, o esquema é o seguinte tem dois tipos de diodos ai eu creio... um menor que é o 1n4148 e um mais gordinho(meio que transparente) que é de GE deva ser o AO90, não passa de 1,00. ok? abraços.

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


bom... entaum ...resumindo.. tudo o q tenho q fazer.. eh.. abrir o pedal... pegar o multimetro.. em uma daquelas regulagens q vcs me falara... colocar cada "haste" nos polos do diodo... c num der... ae inverte.. c num der nd tb... ae esse eh o diodo..queimado... ae eu compro outro... solto o queimado..com o ferro d solda... e depois soldo o novo?

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


é preciso identificar exatamente o que está acontecendo, se o pedal passa som normal sem distorção, ou se não acontece nada fica mudo, pode ser que quem consertou disse que era apenas um diodo (não dá pra confiar) se o pedal esta mudo, procure um diodo que estiver mais proximo da entrada de 9 v , alguns circuitos tem um diodo ali para proteção, dissolde uma das pernas e ligue o pedal (o diodo ficou desconectado) se estiver como proteção ligado invertido entre + e - (e estiver queimado ) irá funcionar, se estiver ligado em serie com circuito (outro modo como proteção) ai não irá acontecer nada teria que tira-lo e soldar um fio no lugar (só pra teste) mas ai sem conhecer exatamente o esquema é meio arriscado. para testar com o multimetro tem que dissoldar uma das pernas do componente senaõ o multimetro mede tudo ao redor.

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
blz kra... mas c num der nesse diodo perto da alimentacao... eu posso fazer o msm procedimento para os outro diodos?

kelson
Veterano
# dez/04
· votar


os pedais da oliver, não tem o nome nos diodos nao, mas sao sin os 1n4148.. eu tenho um overdrive modificado.. seguindo as modificações que podem ser feitas com o boss SD-1.. seguinte, são os mesmo componentes do gringo, a diferença está em um CI mais barato e os diodos que são muito mais baratos, e eram o fabricados na epoca... atenção.. só tente faze alterações se vc souber oq tah fazeno.. pq se for mudar diodos sem saber oq eh um.. vc pode causar mais dano ainda no pedall.. e 50 pau pra trocar um diodo tbm... pqp..
o meu SD-10 tem ao todo 8 diodos, sendo que 3 são pra clipagem...
eu os trokei.. tbm o CI colocando um TL072... trokei o led.. o resistor do led pra aumentar o brilho.. e alguns capacitores pra dar um tone mais grave...
se quizer da uma olhada.. tah aki http://fuzzcentral.tripod.com/SD1.html
bem... o oliver é o mesmo boss.. soh ki feito aki no brasil pra vender mais barato.. eu fico com dó kuando vendem um oliver a 80 reais.. sendo ki um boss eh vendido ah 3..4.. vezes amais ki o preço de um que se compararia a altamente equivalente...
tá.. tem muitos detalhes que os diferenciam.. mas são coisas bobas..
eu desisti de vender ou trocar meu oliver depois ki comecei a entender mais de eletronica.. e a ficar mais puto ainda com esses preços exorbitantes.. ... bem.. já sobre o HM da oliver.. eu nao sei muito falar.. eu soh lembro ki a muito tempo eu peguei um e fikei triste pq ele deu muita xieira.. ;\ mas eu tbm nao sabia regular direito..
enfim.. toma cuidado e aprende um pouco antes de tentar fazer algo.. eu axo ki tem gente muita mais capacitada e que nao cobra o tanto ki esses caras cobraram de vc..

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


não só nesse perto da fonte, os outros retire uma perna e teste um por um no multimetro, (de um lado dá resistencia muito alta e do outro bem mais baixa)

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
tah... entaum resumindo... pra mim testar... o diodo com o multimetro... eu dissoldo uma das pontas... coloco uma haste do multimetro em uma perna... e a outra haste na outra... c num der nada.. inverte as hastes... c continuar naum dando nd.... ae eh pq tah queimado neh? ae eu faco isso como todos... os q naum derem nd eu troco por um 1n4148
certo?? (vlw pela forca gente)!!

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


bom gente... cabei d testar o... o diodo... olha.. eu testei... uns negocinho.. q tem tipo... d1... d2... d3... escrito em cima...na placa.. ae eu testei o d1... deu certo... jah do d2 pra frente..... naum deu nada... serah q eh o d2?

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


aaa.... tem mais um detalhe... como o multimetro naum tinha a opcao d testar diodo... entaum eu liguei o pedal na fonte... coloquei o multimetro em 10v e fui testando diodo por diodo.. e foi soh o primeiro (d1) q deu certo....o resto...o ponteiro nem saiu do lugar....

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


seu multimetro é analogico então ponha escala em R x 100 ou R x 1k (mede como se fosse resistor) um lado o ponteiro da baixa resistencia e invertendo o ponteiro nem mexe , ai é sinal que tá bom, se estiver ruim vai dar alta dos dois lados ou baixa dos dois lados.

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
mas...para medir desse jeito precisa do pedal estar ligado?

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


ligado com a fonte quer dizer.....

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


desligado, voce estará medindo a resistencia ohmica do diodo, quando ele está bom da resistencia baixa de um lado e invertendo da alta, dissolda uma perna só, pra não precisar remover o componente totamente da placa.

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
nem precisa dissoldar naum ueh.. da pra encostar as hastes o multimetro em cada perninha sem dissoldar... neh naum?

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
bom...cabei.. d testar.. do jeito q vc me flaou... e o d1 foi o unico q naum deu nd nos dois lados....eh ele neh???eh o d clipar sinal neh?...d qual tipo eu tenho q comprar? o 1n4148?

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


eh ele q eu vo trocar neh?

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


se medir com o multimetro (escala de resistencia) sem retirar o componente, o multimetro acaba medindo varias peças conectadas juntas e o valor pode dar errado.
os diodos podem ser todos 1n4148, mas antes observe exatamente se este d1 é identico aos outros e qual a posição dele na placa, se está perto do jack de 9v, pois pode ser que seja um diodo zenner de 10v na entrada do jack de 9v. (to achando que é pois o pedal não liga). é muito dificil conseguir ver numeração nestes componentes pois são muito pequenos, mas tente ver se é a mesma dos outros diodos. se for diferente é zenner provavelmente. não conheço esquema dos oliver, se for igual da boss era melhor olhar um esquema de heavy boss pra ter certeza.

PVboromir
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
bom....eu jah olhei a numeracao nele... tah escrito assim:
1n
41
18
ph
ou seja... eu vo chegar na loja e pedir um...diodo 1n4118ph???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocar diodo: pedal oliver - heavy metal HM-20