Lista de Efeitos

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caíto
Veterano
# abr/03


Espero que seja útil para vocês:

Fuzz
O Fuzz é algo parecido com oq o Hendrix usava para gerar distorção, são basicamente dois transistores onde um tem o Bias errado e o ganho mal calculado saturando o segundo (foi inventado por acidente). Deste modo, agente corta os picos da onda gerando "distorção".

Distorção
Bandas como Iron Maiden usam efeitos para gerar aquele som 'sujo' e com 'pesado'. Como? Através da distorção.
Existem os circuitos distorção, (nem Fuzz nem Overdrive. Distorção) desses existem dois tipos Hard-Clipping e Soft-Clipping (errôniamente chamamos respectivamente de distorçao pesada e distorção leve).
Os Hard-Clipping consistem em dois diodos em sentidos opostos ligados ao neutro na saída de um amplificadorzinho (pode ser transistor, op-amp, etc.) Bons exemplos desses são o MXR+, o DOD Overdrive (que é distorção) e outros...
Os Soft-Clipping usam dois diodos em sentidos opostos ligados no "feed back" de um amplificador (também pode ser transistor, opamp, etc). Bom exemplo deste é o bom e velho Tube Screamer e o Big Muff.
OBS: o MXR+, o DOD Overdrive, o Tube Screamer, o Big Muff e qualquer outro pedal com nível de saída alto pode ser usado para gerar Overdrive em amp Valvulado. Mas não q eles "sejam" Overdrive.

Overdrive
O overdrive consiste em saturar válvulas. Você manda para uma válvula um sinal mais alto do que ela consegue amplificar, primeiro ela comprime um pouco depois ela começa a distorcer de modo assimetrico. Existem dois tipos, overdrive nas valvulas do pré-amp (qdo vc usa um pedalzinho para saturar a entrada do amp valvulado) e o overdrive da valvula de potência (qdo vc bota o volume alto pra kct até começcar a distorcer). Mas hoje os fabricantes chamam qqer coisa de Distorção ou Overdrive.

Oitavador (Octave)
Octave é um efeito q faz (de modo analógico) que o seu som toque uma oitava acima. Ele pega parte inferior da onda q sai do instrumento e junta com a superior, assim o som sai com o dobro da frequência.

Equalizador (Equalizer)
O Equalizer serve para que vc corte as frequências q vc acha q estão em excesso. Desse modo vc pode, por exemplo fazer ajustes no timbre da distorção, pode escolher que frequencias serão mais distorcidas que outras, tirar frequências em excesso qdo vc quer tocar com som limpo, etc.

Chorus
Consiste em dois sons misturados: o som da guitarra original e um outro levemente desafinado em relação ao original (dependendo do nível de chorus que você colocar)... o que faz a nota "tremer" ou "oscilar"... Ou seja, ele está mais desafinado em relação à nota original. O Chorus muda o timbre do instrumento adicionando a ele uma nota igual variando rápido entre +/-3Hz do som horiginal.
É muito usado para enfeitar dedilhados, como em Lanterna dos Afogados (Paralamas), 18 and Life (do Skid Row) e no lick da intro de Come As You Are.

Delay
Em português, "atraso". É basicamente isso que faz o Delay: gera eco no som. Assim: Kazan zan zan zan an an an ...

Reverb
Dá prolongamento ao som. É muito usado ao vivo, mas quando usado em gravações, costuma gerar alguns. Ficaria: Kaaazaaaaannnnnnnnnnnnnnnn...

Sustain/Compressor
Sustain, na verdade é o bom e velho compressor. Ele amplifica os sons fracos e diminui os sons altos, deste modo ele cria uma uniformidade no volume. Por amplificar os sons fracos, ele gera mais sustentação no som.

Wah Wah
Existem dois tipos de wah wah, os analógicos e os digitais. Mas todos com a mesma feitos intenção: variar o timbre da guitarra. É como se você ficasse mexendo com o botão tone: vai alterando entre o agudo e o grave, entre um som mais aberto e fechado... E daí parece que a guitarra tá falando: Ua, Ua, Ua, Ua (nesse caso, do grave pro agudo)...
O Analógico são os mais usados. Seu efeito é tocado: o guitarrista controla, através de um pedal de expressão, o timbre do instrumento.
O Digital é mais usado em reggae, pois para manter o wah em toda a base, as vezes é complicado ou incômodo para o guitarrista. O Auto Wah responde ao ataque da paleta (quanto mais forte o ataque, mais aberto é o som).

Phaser
o Phaser ele atraza a fase do sinal e soma com o sinal original. Isso da uma certa vida ao som. Entre outras coisas, é possível conseguir aquele som de avião a jato com o phaser. Na The number of the Beast, do Iron, é usado um PHASER 90 MXR.

TalkBox
É um efeito "cantado", usado para gerar sons como em Livin' on a Player (do Bon Jovi). Basicamente é uma mangueira que fica com uma extremidade ao lado do microfone e a outra com a entrada de frente p/ o alto falante em que a guitarra estiver ligada, ligue a distorçao e fale no microfone com a mangueira na boca (sem ofensas !!!, rssss). O som que sai do falante volta pela mangueira e vai novamente pelo microfone.

MKazan
Veterano
# abr/03
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correção:
TalkBox
um driver de corneta (dakeles do cara que vende pamonha, ou do caminhão de gás) é ligado no lugar do alto-falante do amplificador.
na ponta do driver, no lugar da coreta, é usada uma mangueira de borracha que é presa ao lado do microfone. O guitarrista coloca essa mangueira na boca. O formato que ele der para a boca modulará o som que sai da mangueira. Este som é, por sua vez, captado pelo microfone e enviado ao PA.

Max
Veterano
# abr/03
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MKazan
o q q tava errado na explicacao do caito pra talk box?

MKazan
Veterano
# abr/03
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outra correção:
O Wah Wah é como se fosse um botão de tone, porém ele é um pouco mais complexo. Ele é constituído de um "Low Pass" ativo.
quando movimentamos o pedal do wah wah, variamos a frequencia de corte do Low Pass.

Existem wah wah de espressão tanto Analógicos quanto Digitais.
assim como Auto Wah analógicos e digitais.

MKazan
Veterano
# abr/03
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Max
a mangueira não fica virada para frente do alto-falante que está tocando.
ela fica conectada mecanicamente a um driver em outro amplificador.

thunderbird
Veterano
# abr/03
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teria q destaca esse topico, pq daki a poko alguem vai vim pedi pra q serve tal efeito........

Max
Veterano
# abr/03
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MKazan
ah ta...entendi...
o do auto wah eu nao sabia q tinha analogico e digital...

MKazan
Veterano
# abr/03
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assim, no auto-wah uma parte do acionamento, geralmente é digital (nem sempre).
mas o "processamento do som" (vamos dizer assim para simplificar) tem tanto digital qto analógico

MKazan
Veterano
# abr/03
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thunderbird
agente vai acertando o que estiver errado, depois agente monta uma lista e pede pro Sam botar no site.

MKazan
Veterano
# abr/03
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outra coisa: tem Octave digital.
mas em geral eles são analógicos. são simples, um transformador com 3 terminais no enrolamento secundário.
dois diodos fazem a retificação do sinal, deste modo ele dobra de frequencia.

thunderbird
Veterano
# abr/03
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MKazan
dai sim........

caíto
Veterano
# abr/03
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MKazan
Então faz suas correções aí no texto, e envia... Deixa chegar mais umas opniões e o samuca destaca...

ibreno
Veterano
# abr/03
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pô esse talkbox[i][/i] tem em muitos pedais ou pedaleiras?! ainda não saquei como funciona direito!! Tem no GT-6??

MKazan
Veterano
# abr/03
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ibreno
não, é um pedal separado, vc tem que ligar um amp nele.
nunca vi uma pedaleira com um.

MKazan
Veterano
# abr/03
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Espero que seja útil para vocês:

Fuzz
O Fuzz é algo parecido com oq o Hendrix usava para gerar distorção, são basicamente dois transistores onde um tem o Bias errado e o ganho mal calculado saturando o segundo (foi inventado por acidente). Deste modo, agente corta os picos da onda gerando "distorção".

Distorção
Bandas como Iron Maiden usam efeitos para gerar aquele som 'sujo' e com 'pesado'. Como? Através da distorção.
Existem os circuitos distorção, (nem Fuzz nem Overdrive. Distorção) desses existem dois tipos Hard-Clipping e Soft-Clipping (errôniamente chamamos respectivamente de distorçao pesada e distorção leve).
Os Hard-Clipping consistem em dois diodos em sentidos opostos ligados ao neutro na saída de um amplificadorzinho (pode ser transistor, op-amp, etc.) Bons exemplos desses são o MXR+, o DOD Overdrive (que é distorção) e outros...
Os Soft-Clipping usam dois diodos em sentidos opostos ligados no "feed back" de um amplificador (também pode ser transistor, opamp, etc). Bom exemplo deste é o bom e velho Tube Screamer e o Big Muff.
OBS: o MXR+, o DOD Overdrive, o Tube Screamer, o Big Muff e qualquer outro pedal com nível de saída alto pode ser usado para gerar Overdrive em amp Valvulado. Mas não q eles "sejam" Overdrive.

Overdrive
O overdrive consiste em saturar válvulas. Você manda para uma válvula um sinal mais alto do que ela consegue amplificar, primeiro ela comprime um pouco depois ela começa a distorcer de modo assimetrico. Existem dois tipos, overdrive nas valvulas do pré-amp (qdo vc usa um pedalzinho para saturar a entrada do amp valvulado) e o overdrive da valvula de potência (qdo vc bota o volume alto pra kct até começcar a distorcer). Mas hoje os fabricantes chamam qqer coisa de Distorção ou Overdrive.

Oitavador (Octave)
Octave é um efeito q faz (de modo analógico) que o seu som toque uma oitava acima. Ele pega parte inferior da onda q sai do instrumento e junta com a superior, assim o som sai com o dobro da frequência.

Equalizador (Equalizer)
O Equalizer serve para que vc corte as frequências q vc acha q estão em excesso. Desse modo vc pode, por exemplo fazer ajustes no timbre da distorção, pode escolher que frequencias serão mais distorcidas que outras, tirar frequências em excesso qdo vc quer tocar com som limpo, etc.

Chorus
Consiste em dois sons misturados: o som da guitarra original e um outro levemente desafinado em relação ao original (dependendo do nível de chorus que você colocar)... o que faz a nota "tremer" ou "oscilar"... Ou seja, ele está mais desafinado em relação à nota original. O Chorus muda o timbre do instrumento adicionando a ele uma nota igual variando rápido entre +/-3Hz do som horiginal.
É muito usado para enfeitar dedilhados, como em Lanterna dos Afogados (Paralamas), 18 and Life (do Skid Row) e no lick da intro de Come As You Are.

Delay
Em português, "atraso". É basicamente isso que faz o Delay: gera eco no som. Assim: Kazan zan zan zan an an an ...

Reverb
Dá prolongamento ao som. É muito usado ao vivo, mas quando usado em gravações, costuma gerar alguns. Ficaria: Kaaazaaaaannnnnnnnnnnnnnnn...

Sustain/Compressor
Sustain, na verdade é o bom e velho compressor. Ele amplifica os sons fracos e diminui os sons altos, deste modo ele cria uma uniformidade no volume. Por amplificar os sons fracos, ele gera mais sustentação no som.

Wah Wah
Varia o timbre da guitarra utilizando-se de um "Low-Pass" ativo. É como se você ficasse mexendo com o botão tone: vai alterando entre o agudo e o grave, entre um som mais aberto e fechado... E daí parece que a guitarra tá falando: Ua, Ua, Ua, Ua (nesse caso, do grave pro agudo)...
Seu efeito é tocado: o guitarrista controla, através de um pedal de expressão, o timbre do instrumento.
Existe també o Auto-Wah, que é mais usado em reggae, pois para manter o wah em toda a base, as vezes é complicado ou incômodo para o guitarrista. O Auto Wah responde ao ataque da paleta (quanto mais forte o ataque, mais aberto é o som) ou a um ocilador interno (fica dando o efeito wah sozinho enquanto não for desligado).
Existem wah wah de espressão tanto Analógicos quanto Digitais.
assim como Auto Wah analógicos e digitais.

Phaser
o Phaser ele atraza a fase do sinal e soma com o sinal original. Isso da uma certa vida ao som. Entre outras coisas, é possível conseguir aquele som de avião a jato com o phaser. Na The number of the Beast, do Iron, é usado um PHASER 90 MXR.

TalkBox
É um efeito "cantado", usado para gerar sons como em Livin' on a Player (do Bon Jovi).
Um driver de corneta (dakeles do cara que vende pamonha, ou do caminhão de gás) é ligado no lugar do alto-falante do amplificador.
na ponta do driver, no lugar da coreta, é usada uma mangueira de borracha que é presa ao lado do microfone. O guitarrista coloca essa mangueira na boca. O formato que ele der para a boca modulará o som que sai da mangueira. Este som é, por sua vez, captado pelo microfone e enviado ao PA. normalmente se usa o driver em um amp e um pedalzinho que seleciona entre dois amps (um para tocar normal e um para tocar em TalkBox). Algumas pessoas, para utilizar apenas um amp, utilizam o driver e um pedal para selecionar entre o alto-falante e o driver, porém, este setup pode queimar a saída do amplificador, o mais seguro é utilizar dois amps.

pronto. mas ainda não publica não pois falta Low-Atack, Ring Modulator, e deve faltar mais alguma coisa q eu não tô lembrando agora.

MKazan
Veterano
# abr/03
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Ah, esqueci de avisar, esse era pro caíto, já q ele pediu no post acima.

Toddynho
Veterano
# abr/03
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O flanger é aquele que dá um som de órgão?

MKazan
Veterano
# abr/03
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não, ele é parecido com um phaser, faz aquele jato no som, ta ligado?

Toddynho
Veterano
# abr/03
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Aham. Mas entaum qual pedal q faz esse som, vi um show do David Gilmour q ele usava um pedal q fazia isso

Toddynho
Veterano
# abr/03
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Deve ser controladora MIDI.

MKazan
Veterano
# abr/03
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Toddynho
o David Gilmour não usava um Rolland VG-8 uma época? isso ae faz de tudo oq vc puder imaginar e mais um pouco.

joao balao
Veterano
# abr/03
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Toddynho, esse show é aquele bem recente dele, onde
toca Shine on... acústico?
pq se for, ali ele usou um pedal que o engenheiro de som dele (acho que é peter cornish) construiu pra ele. é um espécie de delay, quando ele aperta o pedal, a nota tocada é sustentada e ele continua tocando... ele fez isso para tocar a harmonia e poder solar, sem precisar de um tecladista.

O flanger pode ser usado as vezes para simular um orgão hammond... eu mesmo já usei várias vezes para tocar a abertura de Lucy in the sky with Diamonds e outras músicas...

o fuzz não é parecido com o que o Hendrix usava, É o que ele usava. um fuzz face e um de nome esquisito que esqueci.

MKazan
Veterano
# abr/03
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é, pode crer. é q eu copiei o texto lá de cima para acertar e deixar ele já direitinho. sem querer deixei essa frase passar. (a parte do Fuzz Face)
ele usava Fuzz Face, Octave e um outro q eu não lembro. eu vou procurar o esquema do "Jimmy in a box". lá tem

MKazan
Veterano
# abr/03
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Era Fuzz Face, Octavia e Univibe (não nessa ordem). era isso? acho q era isso.

Jackal
Veterano
# abr/03
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q efeito o steve morse usa pra faze aquel som de carro no inicio da highway star? fica mto perfeito

MKazan
Veterano
# abr/03
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sei lá. tem q ficar ouvindo um tempo e ir tentando...
mas não tem uma voz ali no meio não?!?!?!? eu tenho a impressão q tem.

MKazan
Veterano
# abr/03
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eles faziam muito isso de dar com a voz a mesma nota (inclusive na mesma oitava) q a guitarra tava dando. eu acho q eles fazem isso. mas sinceramente eu não sei.

MKazan
Veterano
# abr/03
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ó só. o Hendrix usava Octavia, Fuzz Face e Univibe.
o Fuzz Face vinha no meio. quem vinha antes e depois?!?! para agente saber a sequencia certa.

joao balao
Veterano
# abr/03
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a ordem era...
Wah Wah - Octavia - fuzz face - uni vibe - amp

MKazan
Veterano
# abr/03
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joao balao
Wah era o Cry Baby, não era?

mas depois de um tempo, ele começou a usar um Fuzz q não era o Face, era um Fuzz q o Dunlop projetou para ele, usava (entre outras coisas) um zener lá no meio (não sei pra que)

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