Potenciomentro

    Autor Mensagem
    ldj_guitar
    Veterano
    # jul/04


    Alguem sabe me dizer como eh q eu sei se o petenciomentro eh linear ou logaritmo, eu tenho dois tipos de potenciomentros, por exemplo: de 100kB e B100k, ql eh q eh o linear e o logaritmo, o q vem com o B antes ou depois? e tmb queria saber se alguem conhece algum programa bom de eletronica pra eu baixar? intão eh soh isso mesmo.

    silvio_rp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Se nao me engano o B significa q na posição média ele tem 10% do valor indicado.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ldj_guitar
    Mede com o multimetro a resistencia total. Depois coloque o cursor do pot no meio e meça as duas posições. Se der metade pra cada lado, é linear. Se der bem menor de um dos lados é log.

    Semyto
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    B-log.
    A-linear.

    silvio_rp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    B-log.
    A-linear.

    Pelo q sei , quando eh A, na posição média ele tem 30% do valor indicado. Isso segundo o site pisotones

    Dolly
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    programa bom tem o EWB (Eletronics Work Bench), é bom pra vc montar os circuitos e medir corrente a talz antes de mandar p/ a placa. Tem o Tango tb, esse é pra fazer projetos, sem ligar p/ valores.

    cacildo poncio
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Dolly
    tu tem o piratinha (Eletronics Work Bench)? não consegui instalar os craks, na verdade não consigo criar um certificado, de puder ajudar.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original