Potenciometro Log

    Autor Mensagem
    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04


    Alguém sabe onde encontrar esses potenciometros? Alguma loja online? Já tentei em todas as eletrônicas das cidades vizinhas, ninguém tem.

    HeavyMetalMan
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    http://www.eletroaquila.com.br/

    Rifferman
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    qual a diferença entre potenciometro Log e potenciometro Linear???
    muda oq no som da guitarra?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fabricio Breve

    Kara, pelo que eu saiba a maioria dos potenciômetros são log, são mais baratos que os lineares e são geralmente aqueles que o eixo só da uma volta de 360° os lineares são os que dão várias voltas.

    Rifferman

    Brow, não muda nada no som. A única diferença é que vc tem uma regulagem mais precisa de onde o potenciômetro estiver ligado.

    Resistor log: como a escala que mede os decibéis é uma escala logarítmica, o resistor log acompanha essa mesma escala, ou seja, se vc gira por exemplo 15° o potenciometro o som vai aumentar XXX decibéis e depois se vc girar o potenciômetro mais 15° o som vai aumentar mais XXX Decibéis.

    Resistor linear: o resistor não acompanha a escala logarítmica, ou seja, se vc gira por exemplo 15° o potenciometro o som vai aumentar XXX decibéis e depois se vc girar o potenciômetro mais 15° o som vai aumentar uma quantidade menor que XXX Decibéis.


    Quem manjar mais por favor, me corrija se eu estiver errado.

    ki_suco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    não cara... eu só sei explicar a diferença por meio de um gráfico... não tem nada a ver o que vc disse aí...

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ressucitaram meu tópico :)

    Fernando de almeida
    Esses encontrados facilmente são os lineares, os log são mais difíceis de encontrar e vem marcado que eles são log. Os que não vem marcado nada são lineares, pode testar com o multímetro, se você deixar ele no meio ele terá 50% do valor nominal, se fosse log seria diferente.

    ki_suco
    A explicação que ele deu está correta, pois a escala de decibéis é logaritmica, acompanhando a percepção do ouvido humano que também é logaritmica. É por isso que se usa potenciometros log para controlar volume.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometro Log