Dúvida sobre baterias e corrente elétrica

    Autor Mensagem
    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21


    Quando estamos usando um pedal ligado com fonte, é necessário que ela atenda a corrente (amperagem) exigida pelo pedal.
    Mas quando se usa bateria ou pilha ao invés de fontes, isso continua igual? O que acontece se eu usar uma bateria de 400mA num pedal que pede 600mA, por exemplo?

    HortaRates
    Membro
    # mar/21
    · votar


    j_laverc
    Uma bateria possui uma capacidade máxima de corrente, que seria a "corrente de curto circuito" dela. Se você tentar tirar mais corrente da bateria que essa corrente de curto circuito, a bateria vai se comportar como se estivesse em curto e vai começar a esquentar. Não sei se chega a pegar fogo, ou vazar, mas pode ser que aconteça.

    A capacidade máxima de corrente que uma bateria entrega geralmente não vem escrito na caixa ou na própria bateria, talvez você ache isso em algum datasheet. Se um dispositivo tem uma entrada pra bateria, é razoável assumir que ele não vai puxar mais corrente do que as baterias que encaixam nele conseguem entregar.

    A unidade que vem escrita nas baterias, mAh (miliamper-hora) não é a capacidade de corrente da bateria, mas a quantidade de carga armazenada nela.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/21
    · votar


    HortaRates

    Então a bateria se comportaria como a fonte, quando o aparelho exige mais corrente do que a fonte pode oferecer, aquecendo e podendo queimar. Certo?!

    HortaRates
    Membro
    # mar/21
    · votar


    LeandroP
    Sim, exatamente. Acontece que algumas fontes de melhor qualidade possuem circuito de proteção contra curto. Então se a fonte for exigida mais do que ela consegue entregar, o circuito atua diminuindo a tensão de saída pra evitar danos.
    Fontes mais baratas provavelmente não têm isso e podem queimar sim.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/21
    · votar


    HortaRates

    Entendi. Obrigado!
    :)

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: j_laverc
    · votar


    HortaRates

    Entendido. Bom, partindo dos seus dados, se eu for pelo caminho das baterias recarregáveis, será difícil encontrar as que não ofereçam risco a alguns dos pedais que tenho.

    Aproveitando, no momento ligo meus pedais com fontes individuais numa régua/filtro de linha. A dúvida que tenho nesse caso é quanto a ruído: quanto mais pedais ligados dessa forma, mais ruído terei?
    E o ruído gerado dessa forma, é maior do que quando ligados a uma única fonte?

    HortaRates
    Membro
    # mar/21
    · votar


    j_laverc
    Bom, partindo dos seus dados, se eu for pelo caminho das baterias recarregáveis, será difícil encontrar as que não ofereçam risco a alguns dos pedais que tenho.

    Eu não sei quais pedais que você tem, mas raramente pedais individuais de guitarra puxam uma corrente muito grande. Pedais de drive consomem menos de 50mA na maior parte dos casos, os de modulação digitais podem ir mais um pouco, mas acho difícil passar dos 300mA.

    Pedaleira já é outra história, mas geralmente pedaleira funciona com várias baterias AA ao invés de uma 9v apenas, isso quando tem compartimento pra baterias.

    Dessa forma não vejo como pode ser arriscado ligar seus pedais com bateria. A não ser que você tem algo esquisito aí que puxa 1A e só tem entrada pra uma bateria de 9v.

    Sobre ruído gerado... isso é muito difícil de precisar, tem que fazer testes. Sempre vai existir ruído e depende de muitos fatores externos. Se o ruído te incomoda muito, compre uma fonte boa, isolada, modular, e "hope for the best".

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: j_laverc
    · votar


    Dessa forma não vejo como pode ser arriscado ligar seus pedais com bateria.
    |
    |
    Certo, o pedal mais "forte" que tenho aqui puxa 300mA (Digitech DF7). Os demais são o line 6 Distorto (50mA) e o DD600 da Behringer (70mA). A pedaleira MM4 da line 6 aceita pilhas, mas só usei a minha com fonte, até hoje.

    Acho que vou comprar uma bateria recarregável de 400mA e experimentar nos pedais pra ver quanto tempo dura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre baterias e corrente elétrica