Abrir Pot Selado

    Autor Mensagem
    lrelia
    Membro Novato
    # set/20


    Salve,

    Preciso limpar o Pot do meu Vox Wah que ta fazendo ruído, comprei o limpa-contato indicado pra isso, porém o Pot é Selado.

    Alguém tem dicas de como abrir os pots sem danificar e depois fechar eles de volta?

    O ruído se tornou mais alto nas últimas semanas e nem tenho conseguido usar meu Wah :/

    macaco veio
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Que eu saiba estes pots da vox eram de enrolamento de fio internamente (pelo menos os antigos eram assim). Eram grandes (maior que um pot normal), eu abri um no passado e desenrolou todo. Mas na época achava pra comprar em lojas de eletronica (uns 40 anos atras).

    lrelia
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Eu acredito que não deve ser dessas versões antigas, o Wah é relativamente novo.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    lrelia

    "o Wah é relativamente novo"

    Você deve estar se referindo a um potenciômetro moderno, que tem uma base redonda ou quadrada em plástico, geralmente azul, né?

    Se for este, o nome correto é potenciômetro blindado, e que eu saiba, não dá para abrir não, vai estragar.

    Aplique o limpa contatos na base do eixo enquanto o gira para o limpa contatos penetrar. Não têm outro jeito. (não que eu saiba).

    lrelia
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    https://www.picclickimg.com/00/s/MTIwMFgxNjAw/z/QVAAAOxybetR~tLy/$(KGr HqV,!nsFHgJIM28dBR+tLyOCM!~~/50KSMOOTH-wah-POT-2-pack-2-potstop-_57.jp g

    No caso o Pot é esse aqui!!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/20
    · votar


    lrelia

    Até têm como abrir, mas requer uma certa habilidade com componentes eletrônicos e ferramentas e alguns riscos.

    Mais fácil comprar outro igual e levar numa eletrônica para fazerem a substituição.

    De qualquer forma, não é exatamente igual ao seu, mas o processo de abrir é o mesmo:



    lrelia
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Valeu !!

    Eu já retirei o pot do pedal, a parte de solda é tranquila. Digamos que se o pot for danificado no processo eu compro outro xD

    macaco veio
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Pela foto parece ser potenciometro de fio, se botar um comum no lugar (de carvão) funciona mas 2 em dois meses tem que ficar trocando pois desgasta e começa a dar ruido.

    Ningen
    Veterano
    # set/20
    · votar


    lrelia

    comprei o limpa-contato indicado pra isso


    Eu particularmente não gosto de limpa contatos (aerosol). Principalmente dos mais baratos. Aquele troço costuma condensar água em superfícies metálicas... Hoje em dia uso álcool isopropílico (líquido) com um pincel, seringa ou algo do tipo, para não ter esse problema. Contudo, fica a seu critério.

    lrelia
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Só pra atualizar

    Limpei o pot sem abrir mesmo, como o Lelo Mig indicou. Passei bastante limpa-contato (bastante mesmo), girei bastante o pot. Depois lavei com alcool isopropílico pois o limpa-contato deixou tudo congelado e condensou um pouco de água da umidade do ar.

    O Pot voltou a funcionar sem nenhum ruído normalmente, feito novo! Valeu a todos

    Ramsay
    Veterano
    # set/20
    · votar


    lrelia
    Só que tanto o limpa contatos quanto o álcool isopropílico são paliativos, ainda mais num pot desse tipo que é movimentado num sentido e no outro o tempo quando se usa o wah.
    Com o passar do tempo (algumas semanas ou mais) o ruído pode voltar.
    Por isso o ideal sempre é trocar o pot por um novo quando aparece ruído.

    lrelia
    Membro Novato
    # out/20 · Editado por: lrelia
    · votar


    Ressuscitando esse tópico pra dizer que o barulho voltou depois de algumas semanas que limpei, assim como o Ramsay disse que seria.

    Encomendei um Pot novo e vou fazer a troca! Valeu pela ajuda de todos

    Lelo Mig
    Membro
    # out/20
    · votar


    lrelia

    "o barulho voltou depois de algumas semanas que limpei, assim como o Ramsay disse que seria."

    Exato! Porque este tipo de ruído, geralmente, se dá por dois motivos:

    Acúmulo de sujeira: Pouco uso
    Desgaste: Bastante uso (comum em Wah)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abrir Pot Selado