Como você ordena os patches da sua pedaleira?

    Autor Mensagem
    Steve_Gaines_Clone
    Membro Novato
    # jan/14


    Fala galera!!!

    Já pesquisei no fórum mais de uma vez e não encontrei, sou novato e entrei com o intuito de discutir isso com outros guitarristas.

    Tenho uma GT-100 e sei que é uma ótima pedaleira e nem me passa pela cabeça montar um setup de latinhas, pois as pedaleiras sempre me agradaram pela praticidade e o bom timbre que se pode tirar (com boas pedaleiras, lógico).

    O que queria saber, é como vocês organizam os patches da sua pedaleira, se é por músicas, ou se vocês fazem uma timbragem coringa: Clean, crunch, hi gain e solo; e dicas de como você organiza seus efeitos!

    Valeu galera!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Steve_Gaines_Clone

    Não tenho mais pedaleira há muito tempo......usei nos anos 80, quando se tornaram febres pela novidade. Nessa época, só como informação, não se chamava de pedaleira.

    Pedaleira era um set de latinhas, de pedais convencionais, e o que vocês chamam de pedaleira, hoje em dia, chamávamos de rack ou módulo de efeitos naquela época.

    Mas respondendo sua pergunta, devido muitos anos com os pedais convencionais essa ordenação foi o mais complicado prá mim e acabei me dando bem com uma organização na "lógica convencional".

    É preciso frisar que nessa época eu usei uma Zoom que era composta por um módulo de efeitos e a pedaleira separada. Era uma pedaleira de 5 chaves. 4 alternavam efeitos e 1 alternava o preset das 4, o que perfazia um total de 16 presets diferentes.

    Então eu usava a lógica convencional:

    Chave 1 boosters
    Chave 2 distorções
    Chave 3 modulações
    Chave 4 ambiências

    Suponha que o preset 1 fosse: sustain > drive > chorus > delay
    e o preset 2: boost > fuzz > phase > reverb

    Ao acionar o preset mudava a cadeia de efeitos, mas o som se mantinha o da cadeia 1, então se eu acionasse a chave 2, por exemplo, desligava o drive e ao acionar de novo entrava o fuzz, então tinha uma sequência: sustain > fuzz > chorus > delay.

    Então bastava saber as cadeias de cor e a ordem.

    Creio que, atualmente, as programações sejam muito mais sofisticadas e com muito mais possibilidades.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Olha a minha:
    http://www.behringer.com/assets/LX1-X_P0209_Top_View.jpg

    Eu tenho um amp valvulado e pedais, mas não tenho carro pra carregar isso tudo quando vou tocar na igreja. Por isso ainda uso essa pedaleira, desde quando comecei.

    Hoje em dia eu uso muito pouca coisa nela. Basicamente 2 presets. Um clean com simulação de Marshall, que vira crunch no captador da ponte. Um drive com delay e só... hehe

    Quando quero mais drive ou menos drive, regulo o drive pelo botão, com o pé mesmo. Não curto usar o wah wah dela, é muito ruim.

    Steve_Gaines_Clone
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Esses racks de efeitos que você fala é igual aos que o billy gibbons, edge, gilmour usam? Aquele monte de troço cheio de botão que parece impossível de regular? kkkkk

    Esses racks eram tão difíceis de conseguir timbres legais como os multiefeitos de hj?

    O meu conhecimento de causa sempre foi com pedaleiras, já tentei montar um setup de pedais, mas sinceramente, não achei grande diferença no timbre que compensasse o trabalho com cabos, fonte, case e o preço.

    Por outro lado, sempre tive problemas com timbragem de pedaleira principalmente em apresentações. Em casa a pedaleira parecia soar de um jeito, no estúdio de outro e na apresentação de outro jeito, mesmo eu ajustando a saída da pedaleira de acordo com o AMP que eu estava usando.

    Sei que o problema não é do equipamento e sim da regulagem que eu venho fazendo. Por isso a dúvida, vejo um montão de guitarristas se dando bem com pedaleiras e com a troca dos presets, de repente tem algum macete aí no meio! rsrsrs

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Steve_Gaines_Clone

    "sempre tive problemas com timbragem de pedaleira principalmente em apresentações. Em casa a pedaleira parecia soar de um jeito, no estúdio de outro e na apresentação de outro jeito"

    Esse é o principal problema para guitarristas da velha guarda, meu caso.

    Isso acontece porque você leva horas prá achar um baita timbre dentro de seu quarto, presseta/salva ele, e quando sai do quarto fica uma merda.

    E mudar parâmetros, ao vivo, é impossível para um cara da minha geração, que não tinha Play Station na infância.

    Com os pedais normais, é só abaixa e meter a mão nos botões que você ajusta para o novo ambiente facinho.

    Por isso guitarristas mais velhos quase sempre usam pedais convencionais.

    Rednef2
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig
    É por isso que eu acho melhor só usar amp.
    No máximo um pedalzinho de distorção pra dar um "up".
    Ou de Booster.

    DOF Hard
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: DOF Hard
    · votar


    Uso presets coringa..ate porque praticamente nao toco covers

    1- Clean
    2- Overdriver
    3 - Dist base
    4 - Dist Solo
    5 - Dist Solo (identica ao anterior porém com um delay mais longo)

    hugo_prado
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    A1 - Distorcao base (solo aumentando o volume no pedal)
    A2 - Distorcaocom delay e phaser
    A3 - Crunch
    A4 - Clean

    B1 - Distorcao base (solo aumentando o volume no pedal)
    B2 - Pitch shifter 1 tom abaixo
    B3 - Clan com Delay
    B4 - Clean

    C1 - Distorcao base...
    ...
    ..

    E assim vai, sempre repetindo o X1 e X4 pra sempre ter "a mao" a distorcao basica e o clean.. principalmente na pod hd300 que pisar em 2 foot ele sobe ou desce banco... as vezes ao vivo vc esbarra, ai sempre precisa ter esses coringas.

    Ah, na distorcao base, se mudar pro modo efeito, da pra ativar nela ou delay ou phaser como na A1 (isso em todas as X1).. no clean fica chorus e uma dist de leve que podem ser ativados...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como você ordena os patches da sua pedaleira?