Eu preciso schematic fonte de 8 pedais livre de ruido

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # mar/13


    OLá resolvi construir uma fonte p/ ligar 8 pedais, comprei o transformador de 110, 220 v 9 v 800mA, fiz um lay out de placa que conhecia, com ponte de 4 diodos, um Ci que não me lembro agora o nome tem que abrir lá pra ver, mas simples, de 3 pernas que vai com uma das pontas com um capacitor de 47uf aterrado. o capacitor de filtro usei o mais alto que consegui encontrar 3300uf, 16v, bem ligou funcionou de boa.

    Até 3 pedais fica sem ruido

    mas partir de 4 fica com ronco. mesmo quando eu abaixo o volume da guitarra.

    alguém poderia passar um Schematic de uma fonte pra 8 pedais, 9v livre de ruido?

    Ps: a caixa que abriga a fonte eu fiz toda fechada de Ferro.

    Scolt
    Membro
    # mar/13
    · votar


    liga 4 pedais ao mesmo tempo? ou apenas pluga eles?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Scolt

    liga 4 pedais ao mesmo tempo? ou apenas pluga eles?


    mas partir de 4 fica com ronco. mesmo quando eu abaixo o volume da guitarra.

    Não adianta, ate comprei aquelas fontes Hayonik de 4 pedais pra ver se funcionava, é pior do que a que eu fiz, a Landscape, tem fontes boas pra isso, alguém tem o diagrama dela pra me passar?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    quaquer fonte fica boa com um simpels CI 78xx e cap de 2200uF, tem que conhecer o que esta fazendo.
    no seu caso o primeiro erro esta´ na escolha do trafo, usou de saida simples com 4 diodos, alguns contestam sobre isso, mas para uma fonte boa tem que ser um trafo de enrolamento bifilar, os fios sao enrolados juntos e na saida duas pontas sao juntas no terra e cada lado vai num diodo, ou seja usa dois diodos apenas. Um detalhe é que alguns trafos tem estes dois enrolamentos um sobre o outro, ao inves de bifilar (enrolados juntos), depende da qualidade da maquina do fabricante.
    Outro detalhe é o quanto de volts a mais vai sair na retificação antes de passar pelo corte do CI. O padrao de pedais é geralmente 9,6 volts (que é geralmente o de uma bateria) entao pra cortar legal sua fonte tem que dar entre 14 a 16 volts DC, menor não corta legar e da ruido, maior esquenta demais.
    sobre o trafo, fazer uma fonte com muita sobra de amperes é mau negocio pois o trafo será grande, e trafos grandes a possibilidade de ronco é maior. Ao contrario do que se pensa trafos com poucas laminas é pior que trafos com muitas laminas, muitas laminas supostamente dariam mais ruidos por maior numero de laminas, mas é o contrario, mais laminas da melhor indução.
    espero que ajude as dicas de alguem que na pratica ja cançou de fazer fontes. não adianta mudar esquema, os esquemas sao um só.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu preciso schematic fonte de 8 pedais livre de ruido