Autor |
Mensagem |
Fábio Santiago Veterano |
# mar/13
OLá resolvi construir uma fonte p/ ligar 8 pedais, comprei o transformador de 110, 220 v 9 v 800mA, fiz um lay out de placa que conhecia, com ponte de 4 diodos, um Ci que não me lembro agora o nome tem que abrir lá pra ver, mas simples, de 3 pernas que vai com uma das pontas com um capacitor de 47uf aterrado. o capacitor de filtro usei o mais alto que consegui encontrar 3300uf, 16v, bem ligou funcionou de boa.
Até 3 pedais fica sem ruido
mas partir de 4 fica com ronco. mesmo quando eu abaixo o volume da guitarra.
alguém poderia passar um Schematic de uma fonte pra 8 pedais, 9v livre de ruido?
Ps: a caixa que abriga a fonte eu fiz toda fechada de Ferro.
|
Scolt Membro |
# mar/13
· votar
liga 4 pedais ao mesmo tempo? ou apenas pluga eles?
|
Fábio Santiago Veterano |
# mar/13
· votar
Scolt
liga 4 pedais ao mesmo tempo? ou apenas pluga eles?
mas partir de 4 fica com ronco. mesmo quando eu abaixo o volume da guitarra.
Não adianta, ate comprei aquelas fontes Hayonik de 4 pedais pra ver se funcionava, é pior do que a que eu fiz, a Landscape, tem fontes boas pra isso, alguém tem o diagrama dela pra me passar?
|
macaco veio Veterano |
# mar/13
· votar
quaquer fonte fica boa com um simpels CI 78xx e cap de 2200uF, tem que conhecer o que esta fazendo. no seu caso o primeiro erro esta´ na escolha do trafo, usou de saida simples com 4 diodos, alguns contestam sobre isso, mas para uma fonte boa tem que ser um trafo de enrolamento bifilar, os fios sao enrolados juntos e na saida duas pontas sao juntas no terra e cada lado vai num diodo, ou seja usa dois diodos apenas. Um detalhe é que alguns trafos tem estes dois enrolamentos um sobre o outro, ao inves de bifilar (enrolados juntos), depende da qualidade da maquina do fabricante. Outro detalhe é o quanto de volts a mais vai sair na retificação antes de passar pelo corte do CI. O padrao de pedais é geralmente 9,6 volts (que é geralmente o de uma bateria) entao pra cortar legal sua fonte tem que dar entre 14 a 16 volts DC, menor não corta legar e da ruido, maior esquenta demais. sobre o trafo, fazer uma fonte com muita sobra de amperes é mau negocio pois o trafo será grande, e trafos grandes a possibilidade de ronco é maior. Ao contrario do que se pensa trafos com poucas laminas é pior que trafos com muitas laminas, muitas laminas supostamente dariam mais ruidos por maior numero de laminas, mas é o contrario, mais laminas da melhor indução. espero que ajude as dicas de alguem que na pratica ja cançou de fazer fontes. não adianta mudar esquema, os esquemas sao um só.
|