Boss GT-100 com Caixa 2x12 ou 4x12

    Autor Mensagem
    pituzin
    Veterano
    # fev/13


    Pessoal,

    Alguem no forum utiliza a GT-100 plugada diretamente em caixa 2x12 ou 4x12 ?

    Em tese, deveria funcionar, considerando que a GT-100 faria o papel do preamp. Mas na pratica como fica ?

    Abraço

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pituzin
    Não tem como. A pedaleira funciona como um preamp apenas, não tem potência pra empurrar uma caixa 2x12 ou 4x12. É necessário ligar a pedaleira a uma potência, transistorizada ou valvulada, e ligar essa potência na caixa.

    pituzin
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    brunowebguitar

    Agradeço sua resposta.

    No caso, tenho um mixer de 4 canais, se eu ligar a pedaleira no mixer e o mixer na caixa, deve funcionar certo ?

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pituzin
    Não, não vai funcionar. A menos que o seu mixer seja amplificado.
    Você não está entendendo o processo da coisa.
    Um amplificador de guitarra é formado pelo preamp e pelo power amp. O sinal da guitarra entra no preamp, onde ganha algumas características de timbre. Esse sinal segue para o power amp, e esse, por sua vez, amplifica esse sinal e joga ele para os falantes.
    A sua pedaleira faz o papel do preamp, ou seja, ela fornece o timbre, mas necessita de algo que amplifique o sinal resultante para que esse possa ser ouvido pelas caixas.
    Você precisa de algo assim para ligar sua pedaleira na caixa.

    Delson
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pituzin
    se eu ligar a pedaleira no mixer e o mixer na caixa, deve funcionar certo ?

    Ainda assim precisaria da seção de potência. Como o brunowebguitar disse, ela age somente como pré.

    pituzin
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Perfeito Srs. Obrigado.

    Abraço

    ariancarvalho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Seguinte já fiz algo parecido com uma zoom G2.1nu.

    Já liguei a pedaleira direto em uma caixa 1x12'', usando o pre-amp da pedaleira, o som fica abafado, dá pra tocar de 'brincadeira', mas sem muita qualidade sonora, e sem volume suficiente, só toquei no meu quarto assim.

    Já liguei também a G2.1nu em uma Mesa Behringer Xenyx 1002fx; a mesa tem um pré-amp próprio, o som melhorou um pouquinho, mas ainda não fica bom devido a falta da 'potência', do 'power amp' que deve ser ligado antes das caixas.

    Por último comprei meu cabeçote, H&K, e ligo a G2.1nu nele depois na caixa 1x12'' e fica bom.

    Se você conseguir um esquema como:

    GT 100 --> Mesa de Som (pré-amplificada) --> Potência --> Caixa

    Talvez consigo algo aceitável sim, doutro caso, sempre acho que o som ficará um pouco abafado e sem volume.

    Espero ter ajudado.

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ariancarvalho
    GT 100 --> Mesa de Som (pré-amplificada) --> Potência --> Caixa
    Desnecessário passar pela mesa de som nesse caso, só vai servir pra degradar o sinal e perder qualidade...

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: brunowebguitar
    · votar


    DUPLO!!

    ariancarvalho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    brunowebguitar

    É mesmo, mas o importante é ter o power amp, a potência, ai sim dá.

    pituzin
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: pituzin
    · votar


    Agradeço o comentario de todos, ajudaram bastante com certeza.

    Minha pergunta surgiu porque ligando a minha GT-100 tanto em um amp acedo (que uso com pedais analogicos) ou em um cubo roland XL40, vejo que há uma diferença sonora Enorme, som abafado, ja tentei equalizar com medios, configurei as saidas e tudo mais, mas a diferença entre o som da GT-100 e o som da guita direto no AMP é muito grande mesmo, nesse caso estou ligando mo RolandXL40 (porque o som puro do valvulado nao vou nem comparar).

    Como vocês que tem GT-100 conseguiram uma boa qualidade de som com ela ligada em amps ? Ou qual configuração usam para tirar o melhor dela.

    PS. Desculpem se estou desvirtuando um pouco o tema do topico.

    Abraço

    Delson
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pituzin
    Como vocês que tem GT-100 conseguiram uma boa qualidade de som com ela ligada em amps ?

    Eu ligo no return do amp, assim aproveito as simulações dos amplificadores. Ou ainda, se eu quiser usar no input do amp, coloco em modo manual e desativo o pré, usando como se fossem pedais separados.

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pituzin
    Está abafado pois você está usando a simulação de amp da pedaleira ligada no input de um amp, ai fica bem difícil de timbrar mesmo. O ideal seria você fazer que nem o Delson falou, desligar o pré da pedaleira e usar apenas os efeitos, principalmente no Acedo. Seu timbre vai ficar espetacular!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss GT-100 com Caixa 2x12 ou 4x12