[DIY] Problemas com Percloreto de Ferro

    Autor Mensagem
    Porka
    Veterano
    # set/12


    Fiz uma placa com percloreto de ferro, e tive problemas na hora de soldar, pois ainda ficaram resíduos do produto nas trilhas de cobre, dificultando a adesão da solda nas trilhas. Alguma dica pra limpar o percloreto de vez?

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Porka: Alguma dica pra limpar o percloreto de vez?

    Eu lembro que tirava o excesso com um papel toalha, passava álcool isopropílico pra limpar totalmente e palha de aço pra dar um polimento final.

    Há dezenas de tutoriais, inclusive em vídeo, no Youtube.

    Abs

    ps. eu também passava uma fina camada verniz próprio pra PCI para protegê-la antes de começar a furar e, posteriormente soldar. Claro que eu deixava o verniz secar! D~~aaã~! :)

    Porka
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Agora que tu falou, lembrei que esqueci (que louco isso) de passar álcool na placa, limpei direto com palha de aço. Pode ser algum resíduo da canetinha de trilha.

    Esse verniz é caro? Rende bem?

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Porka: Pode ser algum resíduo da canetinha de trilha.

    Não sei mas você pode ter espalhado o percloreto sobre as trilhas e isso não é nada bom.

    Esse verniz é caro? Rende bem?

    É barato e rende muito. Eu comprei 100ml e acho que dá usar umas 100 vezes! hehe

    Valeu!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Porka

    Acho que vc fez uma confusão ai. O Percloreto come onde não esta protegido, ele não ataca justamente onde está protegido pela caneta.

    Desta forma, não é resíduo de Percloreto nas trilhas, pois se o Percloreto entrar na trilha ele vai comer a trilha. É resíduo da caneta. Provavelmente gordura que impede que a solda fixe.

    Ou seja, você tem que após gravar, limpar a caneta muito bem, deixar as trilhas no cobre exposto e muito limpos.

    O álcool com palha de aço que o MauricioBahia citou faz muito bem este trabalho. Secar com secador de cabelos e não colocar a mão na placa é fundamental.

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    pela descrição o que parece é que a caneta não cobriu muito bem as trilhas e o percloreto começou a corroer as trilhas dando uma mancha escura que dificulta a solda. lixe bem com lixa ou bombril e coloque solda logo a seguir pois escurece outra vez pois o local ficou oxidado.

    Porka
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Acho que o problema é esse que o Macaco Veio falou mesmo... acho que deixei a placa muito tempo no Percloreto.

    Outra coisa, eu uso canetinha de escrever em CDs, tem muita diferença da especifica pra placas??

    macaco veio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    é o problema, essas canetas nunca cobrem muito bem. eu comprei uma a um tempão atras, uma que vem escrito nela exatamente assim: Marcador P/Retroprojetor - Pilot, ta velha e quase secando, foi a melhor que ja usei. Recentemente comprei uma Sharpie - Permanent Marker (não achei da pilot), uma grande porcaria, a Pilot velha ainda marca muito melhor.

    assacinodeemos
    Veterano
    # set/12
    · votar


    limpe bem com agua,passe bombril , seque , faça um verniz com pedras de breu e alcool isopropilico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [DIY] Problemas com Percloreto de Ferro