Acomodação Auditiva: aprenda o que é e como não ser enganado por ela

    Autor Mensagem
    victor.gomes
    Veterano
    # jun/12


    Já vi algumas pessoas comentado sobre o assunto aqui, porém ninguém pareceu saber exatamente o que é e como funciona a "acomodação auditiva"

    Depois de várias horas de pesquisa, escrevi um artigo sobre o assunto.

    Você pode lê-lo por completo aqui: http://guitarcentralsearch.wordpress.com/2012/06/26/acomodacao-auditiv a-descubra-o-que-e-e-como-nao-ser-enganado-por-ela/

    Aqui segue o artigo:


    Quem nunca passou um bom tempo timbrando uma pedaleira, pedal, ou até mesmo o amplificador e no dia seguinte o som estava tão diferente que não parecia o mesmo do dia anterior? Pois bem, no meio dessa história toda nós encontramos alguém que é desconhecida por quase todos, mas pode atrapalhar e muito os guitarristas desavisados.

    Primeiramente vamos entender como nosso ouvido capta as vibrações sonoras e transforma em impulsos nervosos, que são interpretados pelo nosso cérebro como som.

    A orelha funciona como uma espécie de concha acústica, que auxilia na captação de sons do ambiente e os direciona para o canal auditivo (ou conduto auditivo externo). Quando as ondas sonoras chegam ao tímpano (ou membrana timpânica) fazem com que o mesmo vibre, de acordo com a frequência da onda. Essa pequena camada de pele funciona como o diafragma em um microfone. As compressões e rarefações da onda sonora empurram a membrana para frente e para trás. O que mantém o tímpano sempre tensionado é músculo tensor timpânico, que é conectado a um conjunto de ossículos (Bigorna, Martelo e Estribo) que vibram juntamente com o tímpano. No outro extremo desse conjunto está a cóclea, que recebe as vibrações provenientes dos ossos do ouvido interno. A cóclea conduz a vibração, que antes vinha pela ar, à um fluido que preenche quase todo o seu interior, que por sua vez, movimenta células sensoriais cheias de “pelos”. Esses pelos, ao encostarem na membrana tectórica, geram impulsos nervosos que chegam ao nosso cérebro e fazem que a gente ouça o que acontece ao nosso redor

    Ufa, depois do momento Discovery podemos ir ao que nos interessa: a acomodação auditiva.

    Depois de certo tempo recebendo ondas sonoras de um mesmo patamar de frequências, o ouvido começa a se acostumar com as mesmas. O tímpano passa a ser menos tensionado pelo músculo tensor timpânico, quando solicitado a vibrar nas frequências que estão chegando ao ouvido. Logo, nosso cérebro começa a se acostumar com o som que chega até ele.

    Imagine um sujeito com a voz extremamente aguda e irritante. Após alguns minutos de conversa com essa pessoa seu ouvido começa a se acostumar com o timbre da voz e seu cérebro passa a não achar tão irritante aquele som. Isso se deve a acomodação auditiva. Outro exemplo prático que você pode testar em sua casa é: plugue sua guitarra no amplificador e toque normalmente, com o timbre que lhe agrada. Após alguns minutos faça alguma alteração drástica na equalização do amplificador, por exemplo: aumente o grave no máximo e zere os médios e agudos. Logo de cara esse novo som vai lhe causar bastante estranheza, pois todo seu conjunto auditivo não está acostumado a esse timbre. Continue tocando por mais alguns minutos. Perceba que depois de certo tempo a interpretação que você vai ter do timbre vai ser totalmente diferente daquela inicial (não estou dizendo que o som vai ser agradável, porém a percepção do mesmo passa a ser outra). O mesmo vai acontecer se você voltar para equalização inicial.

    Esse fenômeno afeta toda e qualquer pessoa, não apenas músicos. Portanto é preciso tomar muito cuidado na hora de timbrar, equalizar, mixar, gravar, etc.

    É extremamente aconselhável períodos de no máximo 10 minutos para formar um timbre no pedal, pedaleira, amp, etc. Depois deste tempo mude para outro timbre e comece novamente. Por exemplo: após 10 minutos regulando seu timbre high gain da pedaleira, passe a timbrar o seu clean por exemplo, isso irá ajuda-lo a não ser enganado pela acomodação auditiva. Evite também ultrapassar períodos de 1 hora timbrando sons, pois após esse tempo seu cérebro já está cansado e não tem a mesma percepção sonora de antes.



    Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe seu comentário.




    Jim Marshall
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    victor.gomes

    Tópico muito bacana !!!

    E de fato isso acontece mesmo. Quando tinha pedaleira cansei de ficar timbrando som high gain e no dia seguinte achava o timbre uma merda...rs.


    Abraço,
    See ya!

    Tiago Correia
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Tiago Correia
    · votar


    victor.gomes

    Muito interessante. Isso faz lembrar o Olfato. Quando vamos a uma loja de perfumes e ficamos experimentando diversos tipos até ficarmos anestesiados com tantas fragâncias. Vem a mocinha com o pote de grãos de café para cheirarmos e limparmos o olfato.

    Jim Marshall
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tiago Correia

    Quando vamos a uma loja de perfumes e ficamos experimentando diversos tipos até ficarmos anestesiados com tantas fragâncias. Vem a mocinha com o pote de grãos de café para cheirarmos e limparmos o olfato.


    E eu sempre acabo comprando o café....rs.


    Abraço,
    See ya!

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    victor.gomes
    Belo tópico!!!

    Abç!!!

    victor.gomes
    Veterano
    # jun/12
    · votar



    Jim Marshall
    Tiago Correa
    Will Bejar


    Valeu galera.
    E quanto ao negócio do cheiro, não sei exatamente como funciona, mas provavelmente o efeito no cérebro deve ser similar a interpretação do som, por isso o saquinho de café, hehe.

    Abraço.

    Josa_neto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Qual seria o "café" auditivo? Seria bom se descobrissemos :)

    lessofme
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    agora toda vez que eu for testar algo em uma loja eu vou levar uma zoom 505 pra limpar os ouvidos. heauehauehaue
    Se eu fizer isso, tudo vai soar uma maravilha depois.

    victor.gomes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Josa_neto

    Putz, bem pensado! Deve existir alguma coisa que "limpe" o cérebro pra poder analisar sons com mais cuidado.

    lessofme

    hahahahaha. É perigoso acontecer outra coisa em vez de "limpar", hehehe.

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    chega na loja: "Quero comprar uma pedaleira! Me trás uma Pod HD 500 e uma zoom 505 por favor!", imagine a cara do vendedor.

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: CaioRobertoBR
    · votar


    Realmente acontece, quando estou timbrando meu amp e acho que cheguei em um timbre ideal paro de mexer, porém chega no outro dia e nao estou nada satisfeito com o som.

    Bom pelo menos assim vamos mexendo e aprendendo a "encontrar" nosso som.

    gadantas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Legal e importante o tópico. Apenas para lembrar, o Rachmaninoff chamara também a atenção para isso no post de abertura do tópico sobre como tirar o melhor de sua pedaleira.

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bacana mesmo o tópico.

    Creio que na verdade quaisquer das sensações corporais tenham essa acomodação. Citaram o olfato, mas visão também passa por isso. Num quarto escuro, depois de uns minutos começamos a enxergar melhor. Ao voltar pra luz, a mesma coisa.

    Isso trata da capacidade de adaptação do corpo humano.

    Bacana.

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acomodação Auditiva: aprenda o que é e como não ser enganado por ela