Ligações de Pedaleiras

    Autor Mensagem
    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11


    Então galera,(sou iniciante nesse assunto)
    Fiquei sabendo que pra ligação de uma pedaleira, não é só no amplificador, também dá pra ligar no pc (é, eu sou iniciante mesmo ^^ )

    Tipo, vou comprar uma Boss ME-70,e como meu amp (atomic drive 20) não é lá aquelas coisas, me falaram que se eu ligar no PC melhora, mas não entendi muito bem como ..

    Eu queria saber se dá pra ligar em mais lugares e qual a diferença entre eles,e no caso como fazer a ligação e os cabos necessários ...

    Valeu

    slash_web
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Para ligar no pc , é bom para gravação... acho que ela ja vem com o cabo usb.


    No amp fica bom tambem , mas ai voce usaria a simulaçao de amps da pedaleira.


    qual a duvida em especifico ?

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    tipo, é eu quero gravar , então seria por um USB que vem com a pedaleira ..

    mas eu ligaria o USB na Pedaleira e outro no PC e já iria sair som ?

    quero saber como que é tipo essa ligação

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.

    Que eu me lembre, a ME-70 NÃO TEM conexão USB. Para ligar ela direto no PC, você usaria a saída Rec Out/Phones, que tem uma simulação de gabinete embutida. Basta ligar esta saída na tua placa de som. Se a tua placa de som for onboard, furreca E não estiver preparada para sinais em nível de linha (só para microfone), o som pode ficar meio ruim. Neste caso, você precisaria comprar uma placa de som decente, ou usar uma interface de áudio (= placa de som) externa.

    No caso de pedaleiras com conexão USB, normalmente você baixa um driver no site do fabricante, instala e segue as instruções. Aí a pedaleira passa a funcionar como uma interface de áudio externa.

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bananapancakes.
    · votar


    Essa saída pra ligar no PC é o line in (azul)?

    E meu drive de som é o :

    Realtek ALC888/S/T @ ATI SB600 - High Definition Audio Controller

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.

    Isso, usa o line in. Antes de pensar em comprar interfaces externas e não sei mais o que, o melhor é você:

    1. Aprender a configurar bem a pedaleira.

    2. Ter certeza que consegue tirar dela um bom som ligando direto em linha - SEM usar amplificador, mas fones, monitores com resposta plana, ou em último caso até caixinhas de PC (de qualidade decente, né!).

    3. Ligar direitinho na placa de som e gravar.

    4. O resultado ser inaceitavelmente ruim comparado com o que você ouve ligando em linha.

    5. Ter certeza de que a culpa pelo resultado ruim é da placa de som, e não das ligações e/ou configurações.

    Tem tópicos sobre gravação de áudio no PC. Dá uma olhada na busca.

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.

    A propósito, você pode na verdade descobrir que consegue um som ainda melhor deixando a pedaleira de lado e usando um plugin VST como o Amplitube. As simulações de amps de alguns desses plugins são tão boas quanto ou melhores que as que você vai encontrar na ME-70. O problema aí é ficar arrancando os cabelos para diminuir o atraso e configurar tudo direito.

    Mas não tem muita saída, até porque sem um conhecimento mínimo sobre como configurar o teu equipamento, não tem como fazer boas gravações no PC.

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    obrigado, vou dar uma pesquisada (:

    slash_web
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    voce ja deu uma brincada com pedaleiras virtuais ?

    tipo revalver , amplitube, etc

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ainda não :/

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bananapancakes.
    · votar


    mas ae galera, eu pesquisei e só falta eu comprar um adaptador pro cabo para a saída Line-in. No caso se ficar ruim eu tento no microfone ou até nos speakers.

    Minha placa de som é de boa qualidade, mas seria assim :

    Eu plugaria a guitarra no amp, e plugaria o Line out do amp no line in do pc e já iria fazer som ??

    E essas pedaleiras virtuais ai ?

    Bog
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bog
    · votar


    Bananapancakes.
    mas ae galera, eu pesquisei e só falta eu comprar um adaptador pro cabo para a saída Line-in.

    Sim.

    No caso se ficar ruim eu tento no microfone ou até nos speakers.

    No do mic pode funcionar. É uma entrada. No "speakers" não, aquilo é uma saída, não tem como um sinal de áudio entrar por ali. =P

    Minha placa de som é de boa qualidade

    Não conheço o modelo, mas lembre-se que nem toda placa que é boa para reproduzir é boa para gravar.

    Eu plugaria a guitarra no amp, e plugaria o Line out do amp no line in do pc e já iria fazer som ??

    Sinceramente, eu acho que dá para chegar em resultados muito (MUITO) melhores do que usando o teu Meteoro usando um desses VST. A maior parte dos amps que tem line out joga a saída direto do preamp, sem a *essencial* coloração e corte de agudos do falante. Sem isso, o som fica absurdamente abelhudo. Alguns amps têm emulação de falante no line out, mas a grande maioria é muito ruim. Baixa o Amplitube, tem uma versão grátis no site do fabricante (Google it).

    Para dar um exemplo, tem algumas coisas feitas com Amplitube nas minhas gravações. Ouve a Mr. Blue Sky:

    http://palcomp3.com/bog/#!/mr-blue-sky

    A "Eu Sei" e a "Tanto" não tem muita guitarra, mas as que aprarecem também foram feitas com o Amplitube. Não tem amp, pedal nem pedaleira nessas 3 músicas. Não deve ser lá muito o teu estilo, mas acho que serve como exemplo de que dá para fazer MUITA coisa com um programinha desses.

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bananapancakes.
    · votar


    Então eu ligaria a guitarra direto no Line-in e usaria esse Amplitube ?

    e depois disso precisaria baixar um programa de edição de áudio tipo audacity ?

    Alías, muito boa as múscas cara, gostei :D
    até baixei.

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.
    Então eu ligaria a guitarra direto no Line-in e usaria esse Amplitube ?

    Se você tiver um pedalzinho que não seja true bypass, use ele como buffer. Basta ligar a guitarra no pedal e o pedal EM BYPASS no line in. O motivo é que o sinal que sai da guitarra tem impedância bem alta e nível bem baixo. Se você não tiver nenhum pedal, pode ligar direto, mas o som pode ficar um pouco pior.

    e depois disse precisaria baixar um programa de edição de áudio tipo audacity ?

    Não conheço este programa, mas é bem isso. Eu devo ser a única pessoa no mundo que usa uma versão velhona de um tal de n-Track, mas é porque eu acostumei com esse troço arcaico e tenho preguiça de instalar outro programa. =P

    Alías, muito boa as múscas cara, gostei :D

    Obrigado. Eu assumo que por default todo mundo aqui gosta de rockão e metal, eu sou muito popzinho. =P

    Aliás, se você achar o Amplitube muito complicado, tem uns programas chamados "Metal Amp Room" e "Vintage Amp Room" que são mais simples de usar. Mas esses são pagos (ou... ah, você sabe).

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    beleza cara (:
    últma dúvida xD esse pedalzinho ai é caro ? Porque qualquer coisa eu iria comprar o adaptador pro cabo e ja comprava um desse.

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.

    Não sei dos preços no Brasil. Note que eu não falei de um pedal específico. Qualquer pedal com buffer, que não seja true bypass, serve. A imensa maioria dos pedais baratos serve. Você não tem nenhum pedal?

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Você não tem nenhum pedal?
    não :/

    Baixei o amplitube, não entendi muito bem ele ..

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bananapancakes.
    · votar


    mas a parte do pedal não tem problema, agra é aprender a mexer no amplitube :p

    Tipo, é só selecionar os pedais de efeito que quiser e depois gravar com o programa ?

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.

    Antes de colocar pedais, comece com setups mais simples: só a guitarra e um amp. Tá funcionando com pouco atraso aí? Tipo, você toca a guitarra e o som já sai direto, ou tem um atraso?

    O Amplitube pode ser chamado como um plugin de dentro de outro programa ou rodado do próprio programa dele. No começo, é melhor você usar direto só o Amplitube sozinho. Comece experimentando com amps sozinhos, depois mexa nas caixas, sala, microfonação. Quando entender como essas coisas funcionam, aí entram os pedais e efeitos de rack. Dá para fazer MUITA coisa com este programa, então não tenha pressa. Deixe para pensar em gravar quando você tiver entendido como o programa funciona. Isso pode dar um pouco de trabalho, mas já te dá uma dica de como funciona um setup real, porque a interface do Amplitube é montada para parecer com um setup real. E também é um bom treinamento para quando (se) você pegar uma pedaleira.

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tem um atraso pequeno, tipo de um segundo.

    entendi, vou mexer aqui pra dar um olhada em como funciona

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.
    pequeno, tipo de um segundo

    O.o

    PÔ, um segundo não é um atraso pequeno, é enorme!

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ASEHIUEASHASEIH, nem tanto, eu arrumei melhor ^^

    é pouco, mas tem

    Bananapancakes.
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    como arruma ?

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bananapancakes.

    Tua placa de som tem drivers ASIO? Se for uma placa onboard, você pode instalar um driver genérico, o Asio4all. Você aí abre no Control Panel (supondo que você usa Windows) a configuração do ASIO e reduz o tamanho do buffer - acho que dá para fazer isso direto dentro do Amplitube.

    Tem tópicos sobre gravação em PC cara, procura na busca que tem bastante coisa sobre isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligações de Pedaleiras