Autor |
Mensagem |
Bananapancakes. Veterano |
# jul/11
Então galera,(sou iniciante nesse assunto) Fiquei sabendo que pra ligação de uma pedaleira, não é só no amplificador, também dá pra ligar no pc (é, eu sou iniciante mesmo ^^ )
Tipo, vou comprar uma Boss ME-70,e como meu amp (atomic drive 20) não é lá aquelas coisas, me falaram que se eu ligar no PC melhora, mas não entendi muito bem como ..
Eu queria saber se dá pra ligar em mais lugares e qual a diferença entre eles,e no caso como fazer a ligação e os cabos necessários ...
Valeu
|
slash_web Veterano |
# jul/11
· votar
Para ligar no pc , é bom para gravação... acho que ela ja vem com o cabo usb.
No amp fica bom tambem , mas ai voce usaria a simulaçao de amps da pedaleira.
qual a duvida em especifico ?
|
# jul/11
· votar
tipo, é eu quero gravar , então seria por um USB que vem com a pedaleira ..
mas eu ligaria o USB na Pedaleira e outro no PC e já iria sair som ?
quero saber como que é tipo essa ligação
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes.
Que eu me lembre, a ME-70 NÃO TEM conexão USB. Para ligar ela direto no PC, você usaria a saída Rec Out/Phones, que tem uma simulação de gabinete embutida. Basta ligar esta saída na tua placa de som. Se a tua placa de som for onboard, furreca E não estiver preparada para sinais em nível de linha (só para microfone), o som pode ficar meio ruim. Neste caso, você precisaria comprar uma placa de som decente, ou usar uma interface de áudio (= placa de som) externa.
No caso de pedaleiras com conexão USB, normalmente você baixa um driver no site do fabricante, instala e segue as instruções. Aí a pedaleira passa a funcionar como uma interface de áudio externa.
|
# jul/11 · Editado por: Bananapancakes.
· votar
Essa saída pra ligar no PC é o line in (azul)?
E meu drive de som é o :
Realtek ALC888/S/T @ ATI SB600 - High Definition Audio Controller
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes.
Isso, usa o line in. Antes de pensar em comprar interfaces externas e não sei mais o que, o melhor é você:
1. Aprender a configurar bem a pedaleira.
2. Ter certeza que consegue tirar dela um bom som ligando direto em linha - SEM usar amplificador, mas fones, monitores com resposta plana, ou em último caso até caixinhas de PC (de qualidade decente, né!).
3. Ligar direitinho na placa de som e gravar.
4. O resultado ser inaceitavelmente ruim comparado com o que você ouve ligando em linha.
5. Ter certeza de que a culpa pelo resultado ruim é da placa de som, e não das ligações e/ou configurações.
Tem tópicos sobre gravação de áudio no PC. Dá uma olhada na busca.
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes.
A propósito, você pode na verdade descobrir que consegue um som ainda melhor deixando a pedaleira de lado e usando um plugin VST como o Amplitube. As simulações de amps de alguns desses plugins são tão boas quanto ou melhores que as que você vai encontrar na ME-70. O problema aí é ficar arrancando os cabelos para diminuir o atraso e configurar tudo direito.
Mas não tem muita saída, até porque sem um conhecimento mínimo sobre como configurar o teu equipamento, não tem como fazer boas gravações no PC.
|
# jul/11
· votar
obrigado, vou dar uma pesquisada (:
|
slash_web Veterano |
# jul/11
· votar
voce ja deu uma brincada com pedaleiras virtuais ?
tipo revalver , amplitube, etc
|
# jul/11
· votar
ainda não :/
|
· votar
mas ae galera, eu pesquisei e só falta eu comprar um adaptador pro cabo para a saída Line-in. No caso se ficar ruim eu tento no microfone ou até nos speakers.
Minha placa de som é de boa qualidade, mas seria assim :
Eu plugaria a guitarra no amp, e plugaria o Line out do amp no line in do pc e já iria fazer som ??
E essas pedaleiras virtuais ai ?
|
Bog Veterano
|
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar
Bananapancakes. mas ae galera, eu pesquisei e só falta eu comprar um adaptador pro cabo para a saída Line-in.
Sim.
No caso se ficar ruim eu tento no microfone ou até nos speakers.
No do mic pode funcionar. É uma entrada. No "speakers" não, aquilo é uma saída, não tem como um sinal de áudio entrar por ali. =P
Minha placa de som é de boa qualidade
Não conheço o modelo, mas lembre-se que nem toda placa que é boa para reproduzir é boa para gravar.
Eu plugaria a guitarra no amp, e plugaria o Line out do amp no line in do pc e já iria fazer som ??
Sinceramente, eu acho que dá para chegar em resultados muito (MUITO) melhores do que usando o teu Meteoro usando um desses VST. A maior parte dos amps que tem line out joga a saída direto do preamp, sem a *essencial* coloração e corte de agudos do falante. Sem isso, o som fica absurdamente abelhudo. Alguns amps têm emulação de falante no line out, mas a grande maioria é muito ruim. Baixa o Amplitube, tem uma versão grátis no site do fabricante (Google it).
Para dar um exemplo, tem algumas coisas feitas com Amplitube nas minhas gravações. Ouve a Mr. Blue Sky:
http://palcomp3.com/bog/#!/mr-blue-sky
A "Eu Sei" e a "Tanto" não tem muita guitarra, mas as que aprarecem também foram feitas com o Amplitube. Não tem amp, pedal nem pedaleira nessas 3 músicas. Não deve ser lá muito o teu estilo, mas acho que serve como exemplo de que dá para fazer MUITA coisa com um programinha desses.
|
· votar
Então eu ligaria a guitarra direto no Line-in e usaria esse Amplitube ?
e depois disso precisaria baixar um programa de edição de áudio tipo audacity ?
Alías, muito boa as múscas cara, gostei :D até baixei.
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes. Então eu ligaria a guitarra direto no Line-in e usaria esse Amplitube ?
Se você tiver um pedalzinho que não seja true bypass, use ele como buffer. Basta ligar a guitarra no pedal e o pedal EM BYPASS no line in. O motivo é que o sinal que sai da guitarra tem impedância bem alta e nível bem baixo. Se você não tiver nenhum pedal, pode ligar direto, mas o som pode ficar um pouco pior.
e depois disse precisaria baixar um programa de edição de áudio tipo audacity ?
Não conheço este programa, mas é bem isso. Eu devo ser a única pessoa no mundo que usa uma versão velhona de um tal de n-Track, mas é porque eu acostumei com esse troço arcaico e tenho preguiça de instalar outro programa. =P
Alías, muito boa as múscas cara, gostei :D
Obrigado. Eu assumo que por default todo mundo aqui gosta de rockão e metal, eu sou muito popzinho. =P
Aliás, se você achar o Amplitube muito complicado, tem uns programas chamados "Metal Amp Room" e "Vintage Amp Room" que são mais simples de usar. Mas esses são pagos (ou... ah, você sabe).
|
# jul/11
· votar
beleza cara (: últma dúvida xD esse pedalzinho ai é caro ? Porque qualquer coisa eu iria comprar o adaptador pro cabo e ja comprava um desse.
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes.
Não sei dos preços no Brasil. Note que eu não falei de um pedal específico. Qualquer pedal com buffer, que não seja true bypass, serve. A imensa maioria dos pedais baratos serve. Você não tem nenhum pedal?
|
# jul/11
· votar
Você não tem nenhum pedal? não :/
Baixei o amplitube, não entendi muito bem ele ..
|
· votar
mas a parte do pedal não tem problema, agra é aprender a mexer no amplitube :p
Tipo, é só selecionar os pedais de efeito que quiser e depois gravar com o programa ?
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes.
Antes de colocar pedais, comece com setups mais simples: só a guitarra e um amp. Tá funcionando com pouco atraso aí? Tipo, você toca a guitarra e o som já sai direto, ou tem um atraso?
O Amplitube pode ser chamado como um plugin de dentro de outro programa ou rodado do próprio programa dele. No começo, é melhor você usar direto só o Amplitube sozinho. Comece experimentando com amps sozinhos, depois mexa nas caixas, sala, microfonação. Quando entender como essas coisas funcionam, aí entram os pedais e efeitos de rack. Dá para fazer MUITA coisa com este programa, então não tenha pressa. Deixe para pensar em gravar quando você tiver entendido como o programa funciona. Isso pode dar um pouco de trabalho, mas já te dá uma dica de como funciona um setup real, porque a interface do Amplitube é montada para parecer com um setup real. E também é um bom treinamento para quando (se) você pegar uma pedaleira.
|
# jul/11
· votar
Tem um atraso pequeno, tipo de um segundo.
entendi, vou mexer aqui pra dar um olhada em como funciona
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes. pequeno, tipo de um segundo
O.o
PÔ, um segundo não é um atraso pequeno, é enorme!
|
# jul/11
· votar
ASEHIUEASHASEIH, nem tanto, eu arrumei melhor ^^
é pouco, mas tem
|
# jul/11
· votar
como arruma ?
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
Bananapancakes.
Tua placa de som tem drivers ASIO? Se for uma placa onboard, você pode instalar um driver genérico, o Asio4all. Você aí abre no Control Panel (supondo que você usa Windows) a configuração do ASIO e reduz o tamanho do buffer - acho que dá para fazer isso direto dentro do Amplitube.
Tem tópicos sobre gravação em PC cara, procura na busca que tem bastante coisa sobre isso.
|