Esquema de ligação de pedais - Dúvida!

    Autor Mensagem
    harpsychord
    Veterano
    # jan/11


    "O Buffer pode ter muitas utilidades em um pedalboard. Uma delas é corrigir as imperfeições do sinal através do casamento das impedâncias. A alta impedância e baixa capacitância na entrada do buffer é ideal para casar a impedância com os captadores da guitarra, o que minimiza a degradação do sinal pelo cabo, facilitando a transferência de sinal. O Buffer tem tambem baixa impedância de saída, o que facilita a transmissão do sinal em cabos mais longos. Quando os pedais estão em bypass (true bypass), o comprimento total dos cabos entre a guitarra e o ampli é muito grande, o que acarreta uma perda de sinal maior devido a capacitância total dos cabos (inclusive entre os pedais), exigindo-se assim uma regulagem no amplificador com maior ênfase nos agudos. Quando se aciona algum pedal, o sinal volta a ser bufferizado, aumentando os ruídos em alta frequência. Para solucionar isso, adiciona-se um buffer na entrada do pedal board. A impedância será constante mesmo com os pedais em bypass, minimizando-se as perdas existentes nas interligações de pedais true bypass, bem como a ligação do cabo com o amplificador. Portanto o ideal é possuír 2 buffers, um na entrada e um na saída do pedal board, e ter todos os pedais true bypass.
    "

    DÚVIDA: O esquema a seguir chega a necessitar de buffers??
    Estou substituindo alguns pedais para ficar quase todos true by pass, e queria saber se com o looper esse problema diminui ou aumenta???

    http://img521.imageshack.us/i/dsc07407x.jpg/

    Alguém quer dar dicas para substituir a ordem???
    Faltou eu colocar no esquema o afinador, mas eu tenho a fonte ps12 da landscape que tem uma saída para afinador e entrada e saida de efeitos(que ainda não uso).
    Será se esse esquema vai aumentar perigosa e desnecessariamente o numero de conexões???

    DotCom
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    harpsychord
    Não é nada demais colocar um buffer no circuito, por isso mesmo eu recomendaria... Embutiria ele na pedaleira, logo na entrada.
    Não é que necessite meeesmo, mas como os outros pedais podem variar, mais pra frente você pode querer aumentar ou diminuir o set, etc etc etc, o buffer deixaria seu sistema mais "robusto".

    Mas o ideal é você fazer isso tudo, ver se o resultado te agrada. Se você achar que falta algo, bota o buffer. Se tiver tudo lindo, não bota.

    Do ponto de vista "chato de galocha ao extremo", qualquer set além de um cabo de 0,5m entre a guitarra e o amplificador gera perdas.
    Do ponto de vista prático, o que deve ser considerado é se você tá tendo muito ruído no set ou se o som tá ruim. Se a resposta for "não" às duas questões, ligue o f***-se pra teoria muito exata. Timbre não é ciência exata.

    harpsychord
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Só testando mesmo né. Se bem que já vi que os pedais de buffer são até baratinhos, mas ia faltar era espaço no pedalboard.
    Então o problema seria excesso de ruído ou perda de sinal deixando o som enfraquecido?
    Uma vez li algo a respeito da evolução das chaves de true by pass (se bem que na hora não entendi muito, pois tinha um pouco de eletrônica na explicação e hoje lembro menos ainda). Tinha dizendo que algumas não eram tão "TRUE" assim, e meu medo era colocar mais 5(com o looper), mas isso organizaria muito o set.
    Vou então ter que pagar pra ver hehe vou encomendar em breve.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    harpsychord: Portanto o ideal é possuír 2 buffers, um na entrada e um na saída do pedal board, e ter todos os pedais true bypass.

    O ideal é saber se isso é realmente necessário. No meu Blues Jr. não noto quase alteração no sinal. Se eu colocar um buffer fica muito agudo pro meu gosto. Já no SS que tinha, cópia do Frontman 25, qualquer pedal, mesmo TBP alterava o timbre. Talves isso ajude (ou confunda mais ainda): http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/230301/ hehe

    Ahhh... As vezes é melhor "abafar" o sinal! Como? Colocando um cabo enorme! Veja: http://img824.imageshack.us/img824/6871/60038483.jpg

    O Haynes usou nesse set 6 metros de cabos antes e depois de um dos pedais pra eliminar algumas frequências altas.

    Enfim, é preciso testar! Eu tenho 2 EFX Buffer, mas não uso pq o som ficaria extremamente agudo no meu set, além de ocupar espaço e energia.

    Abs

    harpsychord
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Putz ... li o link.

    " Portanto é plausível acreditar nos posts que relatam bons timbres com sets relativamente xumbregas, é que a coisa pode ter casado bem. Timbre é muito pessoal... "

    Espero que aconteça comigo hehehe

    O negócio e testar e se gostar tá bom então...

    DotCom
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se bem que já vi que os pedais de buffer são até baratinhos, mas ia faltar era espaço no pedalboard.
    Se for botar, tenta embutir nesse "looper" grande que você vai fazer/já tem. O circuito é ridículo de pequeno, não precisa fazer pedal pra ele não.

    Mas é como o Maurício falou, tem que testar.

    harpsychord
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DotCom

    Belíssima idéia!!! Se não ficar legal deve ser bem mais fácil "arrancar" de lá depois. Vou me informar sobre a possibilidade. Valeu.

    harpsychord
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O Eugênio da EFX respondeu prontamente ao meu e-mail:

    "Opa tudo bem?
    Posso fazer sim, sai R$300 o TBP Looper com 2 Buffers, um na entrada e outro na saída,"

    Ou seja, só aumentou 20 contos. Deve ser muito simples mesmo o circuito. Em breve encomendo. Obrigado pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esquema de ligação de pedais - Dúvida!