Pedaleira + Drive ou Equalizador?

    Autor Mensagem
    ricardocezario
    Veterano
    # set/10


    Galera acabei de adquirir uma pedaleira Boss ME-25, e tenho a chance de escolher entre dois pedais um Dual Overdrive da Boss e um Equalizador da Boss tambem. Qual deles junto com a minha pedaleira daria um melhor resultado?

    Qual me proporcionaria uma melhora legal no som da pedaleira, o Dual Overdrive ou o Equalizador? E qual a melhor forma de ligar eles a pedaleira?

    Levando-se em consideração tenho uma Giannini Les Paul com Dimarzio Fred na ponte e um Peavey Bandit.

    Obrigado desde já.

    Marverick
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Estou no mesmo dilema, a me-25 não oferece muitas equalizações tornando-a muito limitada, estou pensando em pegar um Metal muff, depois um equalizer ai eu seria feliz...

    will789
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ricardocezario
    depende de se vc vai gosta dos drive e dists da sua pedaleira, mas ja ouvi acho q foi aqui, q melhora o som da pedaleira se adicionar um compressor antes dela, é verdade? se alguen q entra aqui souber responder, será bem util.

    guitarg3
    Veterano
    # set/10
    · votar


    sera q procede essa informação q compressor melhora o som da pedaleira? mesmo a propria pedaleira já possuindo um compressor?

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Caramba, nenhuma resposta e muitas duvidas, o pessoal ta precisando da ajuda da galera mais experiente ai mesmo.

    Acho que por um analise fria a melhor opção seria o overdrive, mas penso se o equalizador não daria o "grau" necessario que os drives da pedaleira precisariam.

    Alguem sabe responder?

    Bereta
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Bereta
    · votar


    ricardocezario

    Nunca toquei numa ME-25, mas vamos à minha humilde palpitada.

    Os drives dela são legais e te atendem ou vc sente necessidade de um outro? Se sim, o overdrive deve ser uma de suas possibilidades.

    A equalização dela é realmente limitada ou falta fuçá-la mais? Não sei! Como eu disse, eu não a conheço, mas se sua resposta for que é limitada, um equalizer realmente te dá uma boa melhorada no timbre. É o único pedal que não desligo aqui no meu set.

    Compressor/sustainer não tem por função melhorar o som da pedaleira. São efeitos e têm suas horas de usar ou não.

    Enfim, minha idéia é só te ajudar a se decidir. Vc é quem tem q ver o que realmente vc quer.

    De qualquer forma, a ordem "mais comum" de se ligar esses pedais e pedaleira seria:

    Compressor/Sustainer -> Distorção -> Pedaleira -> Equalizer

    Não existe uma ordem 100% certa, mas essa seria a "mais comum" como eu disse.

    Espero ter contribuído pra que vc fique com mais pulgas atrás da orelha ;-P

    Grande abraço!

    guitarg3
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ricardocezario
    cara essa sua dúvida ai qm pode responder eh só vc.. vc q eh o dono da pedaleira.. vc q deve sentir o q esta faltando e o q pode melhorar nela.. eh um gosto pessoal.. as outras duvidas q vao surgindo no tópico são normais.. e são elas que enriquecem o tópico, que fazem o tópico ser útil para todos da comunidade e não só para vc.

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    guitarg3

    To ligado velho, foi isso que eu quis dizer no outro post, que tem uma boa galera com duvidas e que essa tópico renderia legal.

    Agora voltando pro assunto, vocês acham que um equalizer renderia uma boa melhora a um drive digital?

    guitarg3
    Veterano
    # set/10
    · votar


    cara foi como o Bereta e eu te falamos.. vc q tem q sentir se o eq da sua pedaleira eh ruim.. se for ruim compra um extra.. eh simples.. eh vc q tem q dizer isso.. o q fica bom pra um pra outro pode ficar uma porcaria..

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ricardocezario

    O SD-2 é analógico? Caso afirmativo, eu pegaria ele pq vai te dar um outro "sabor" em termos de distorção. Eu, particularmente, acho que equalizações vc já tem suficientes na ME, no Amp, na guitarra e no próprio SD-2!

    Abs

    ps. se não quiser o SD-2 me avisa que eu cato ele! hehe

    rafajanson
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O Overdrive apenas traria um drive a mais pro seu set, e creio que a ME-25 já traga drives suficientes!! Eu iria de equalizer

    Mas primeiro dá uma boa fuçada na sua pedaleira e vê se precisa mesmo do equalizer!! Esse pedal melhorará o timbre, mas será que realmente é preciso?? Como disseram, essas questoes apenas você pode responder...^^

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MauricioBahia

    Cara, tenho esse SD-2 faz tempo e sempre fui assediado por ele.

    Sempre curti o som dele e sempre vieram me pergutar oque eu tanto usava, meu segredo sempre foi SD-2 mais Triefx Landscape, nada demais né?

    Mas agora resolvi me aventurar pelo lado das pedaleiras e essa ME-25 me chamou bastante atenção pelo timbre, essas inovações digitais melhoraram mesmo hein?

    Grande abraço!

    PS: Aceito negociaçães com o SD-2 sim, tava pensando em dar uma mudada no meu som (Guitarrista sempre se enjooa depois de alguns anos) pegar um Guv'nor. Oque acha?

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10
    · votar


    ricardocezario

    :) Tava de onda quanto ao SD-2. Tenho distorções demais aqui! Só acho que vc vai se arrepender se vender esse pedal!

    Abs e boa sorte!

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MauricioBahia

    Realmente o SD-2 faz uma somzeira e é versatil!
    Como acha que soaria se eu mandasse a seguinte configuração.

    Equalizador (a escolher) + SD-2 + Boss Me-25?

    renansena777
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ricardocezario
    Pega o drive+equalizer barato

    renansena777
    Veterano
    # set/10
    · votar


    a...e nao pega drive boss nao...eu acho q vc consegue coisa boa por um preço melhor

    ogaitnas
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ricardocezario

    Pq vc não usa a pedaleira por um tempo, e depois que tiver uma opinião própria sobre ela, você vê o que adiciona no set...

    Marverick
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara essa pedaleira realmente não tem os drives mais deliciosos, aqueles brilhantes que soam limpo e pesado sem muito grave. Mas ela dispõe também de combinações que possam ser feitas, encontrei sim trimbes bem agradáveis, recomendo-o a retirar os agudos totais, ajustar médios a gosto, e abusar um pouco dos graves... Abraço.

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Valeu Marverick! A pedaleira chega amanha e vou começar a fuçar nela.

    O Dual Overdrive da Boss eu ja tenho, mas me ofereceram um Equalizador Boss mais um SM'59 em troca com ele e pensei se não compensaria, por isso a pergunta.

    Antes de ligar do Overdrive analógico nela vou testar todas as as oportunidades que a pedaleira me oferece, pra depois tentar adicionar algo.

    Valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10
    · votar


    ricardocezario: Equalizador (a escolher) + SD-2 + Boss Me-25?

    Eu não gosto de pedais equalizadores pq as equalizações do amp, guitarra e pedais que tenho já bastam pra mim. Chega de botoezinhos!

    Cara, analógico tem seu lugar. Eu não dispensaria esse pedal nem pelo cacete.

    Abs

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Trocar pedais por efeitos da própria ME-25 não me parece uma boa idéia, a ME-25 está longe de ter a qualidade das pedaleiras digitais profissionais, mas se você gosta do resultado vá em frente. Tem gente que prefere a limpeza do som das digitais mesmo. Eu acho que perde totalmente o timbre original e cria um som artificial que não faz minha cabeça. Mas como não curto também o timbre dos pedais da BOSS, tanto faz essa mudança.

    Eu só recomendaria limitar a pedaleira para efeitos de modulação e usar distorções, compressões, drives e boosts analógicos, veja alguns modelos que trabalhem bem com as limitações do teu amp. Essas foram minhas experiências mas o que serve pra um pode não servir pra outro.

    Se for limitar a pedaleira as modulações, ligue o drive antes dela (logo depois da guitarra ou afinador). Se usar distorção da pedaleira, eu acho que um pedal de drive antes pode criar uma chiadeira desagradável, melhor colocar o drive na frente do amp e configurar a distorção suavemente e aos poucos ir subindo até o ponto que não se aproxime de zumbidos.

    guitarg3
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt
    vc axa q as pedaleiras digitais profissionais.. pop.. boss.. possuem um som realmente de qualidade?

    Strato Tool
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Strato Tool
    · votar


    ricardocezario

    Eu compraria um equalizador. A gama de timbres que o GE-7 proporciona é incrível. Muitas pessoas compram um monte de pedais para chegar ao timbre que procuram, mas muitas vezes o que precisam é apenas um equalizador.

    Abraço

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt

    Mas cara, essa ME-25 não tem a mesma tecnologia que a GT-10 e a ME-70, claro que não comparaveis em recursos, mas a tecnologia e o processamento delas são iguais, não?

    A mesma utilizada até nos drives do OD-20, chamada COSM.

    Se eu estiver errado corrijam-me.

    Marverick
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ricardocezario
    Sério, não são ruins efeitos, galera tá viajando. Disse eu apenas que não é nenhum drive valvulado. Ela tem sim suas limitações em equalização, mas, não tem essa de chiadeira (a não ser se sua guitarra não for blindada total), não tem essa de limitação nos efeitos (ambientações, modulações e afins exercem seus papeis muito bem, digo excelente). Me-25 com seu pequeno porte engana qualquer um... Se puderes por os pedais de distorção, equalize e etc; você só não será um "multi-instrumentista", mas, seu papel como guitarrista será totalmente comprido. E está certo é o mesmo processador...

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pô, legal, amanha ( hoje ) a pedaleira ta chegando e ja vou sentir qual é a dela.

    O pior de tudo é que nem guittarista sou mais...hehe, ultimamente em minhas ultimas bandas virei vocalista, sempre cantei mas agora me oficializei na posição (e evolui muito como cantor depois disso tambem) mas sabe como é né? Sempre da aquela vontade de tocar guitarra novamente, por isso me desfiz de alguns pedais analógicos e comprei a pedaleira, pra me dar maior versatilidade em gravações e tambem em algum show em que eu queira fazer uma base e ligar a guitarra direto no P.A.

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    guitarg3

    Na minha opinião as pedaleiras caras destinadas ao público profissional, dos modelos mais recentes, tem sim som de qualidade, mas isso não significa que eu goste delas. Dá pra fazer shows, gravar discos e tudo mais, principalmente pra gêneros mais contemporâneos de música pop e rock. Elas permitem que você tenha um som mais uniforme, bom pra equalizar, gravar faixas sem gastar muita grana, etc.

    Minha preferência pessoal é por efeitos e distorções analógicas ou efeitos de modulação digitais de aplicação direta (sem ser multi-efeitos), claro, que modelos que soem bem, que sejam bem aceitos e difundidos no mercado e tudo mais. Não gosto de multi-efeitos pois eles se aproveitam de um mesmo processador digital pra produzir diversas abordagens sonoras e o resultado é um apanhado de sons medianos, e não uma montagem especialmente feita para ser um grandioso e único efeito.

    Mas pro som que eu curto é importante também um amplificador valvulado, seja qual for, tendo válvula já funciona bem com efeitos analógicos. Não acho que música "contemporânea" fica melhor com efeitos antigos, é que eu prefiro o timbre natural das guitarras, o uso limitado de efeitos, em grau médio/baixo.

    Eu acho um erro usar multi-efeitos digitais pra tentar simular o som do rock clássico, o timbre natural das guitarras, quando é possível comprar de verdade essas "coisas antigas". Eu não tenho meu VOX AC15 mas tenho um AC4 que pra mim, que não sou profissional, me deixou bastante feliz com os efeitos que tenho.

    As pedaleiras são muito melhor pra fazer uma coisa mais polida e clean, tecnológica, pois com efeitos análogicos fica difícil fazer. Temos vários guitarristas virtuosos que adicionam efeitos digitalmente pra gravar seus CDs por exemplo. O David Gilmour mistura tecnologias, ele pega por exemplo o melhor delay do mercado, o mais configurável, que é um rack caríssimo que nenhum guitarrista de apartamento sonharia comprar, pois o som dele era limitado no passado, com efeitos analógicos da época. Como eu não sigo o timbre dele como referência, não faz sentido pra mim ficar procurando delays digitais altamente tecnológicos, uso um echo digital que é basicamente um delay de curta duração que soa como as primeiras unidades desse efeito produzidas analogicamente no passado. Fiz essa escolha pois o pedal soa bem, tinha excelente custo benefício, e não altera a qualidade orgânica do meu timbre. Já se eu usasse todos meus efeitos numa pedaleira, o meu som sofreria um grande corte de frequências e geraria um sinal modulado de forma bastante limpa e sem a sujeira natural do analógico + válvula que é o charme das guitarras, pra quem curte clássicos. Pra mim, uma Les Paul ligado num Vox, uma Telecaster ligado num Fender, isso é tesão. Pra outras pessoas o legal é pegar uma Ibanez top de linha, com captadores ativos, e colocar num amp transistorizado de alto ganho com uma pedaleira cara, pra tirar timbres dos guitarristas fritadores.

    Eu desconheço guitarristas respeitáveis que curtem distorções digitais dentre os que tocam o som que eu curto ouvir, por isso eu nunca recomendo pra ninguém, sendo que não é impossível pagar por um pedal de distorção com ou sem válvulas, que atue analogicamente, e é uma tecnologia que casa bem com as modulações digitais. Tem coisas que só a eletrônica rústica proporciona!

    Vejo muita gente falando em simular Marshall, acredito que quem busca esse timbre deveria se focar em ter um amp valvulado mais pedais de drive e distorção ao invés de esperar que uma pedaleira crie esse som num amp incapaz de reproduzir naturalmente esse timbre, pois ele surge por conta de circuitos 100% analógicos!

    Son Volt
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Marverick

    A chiadeira que me refiro é você ligar por exemplo um Tube Screamer antes de uma distorção digital num amp transistorizado, não vai sair coisa boa. Veja o tópico do Joe onde ele fala do novo set dele, ele está usando uma pedaleira BOSS para os efeitos de modulação e usa por fora os pedais de distorção. Acho que é um consenso o fato de que pedais de drive/distorção analógicos que normalmente não soam tão bem em transistorizados, de forma alguma vão casar bem com uma distorção de pedaleira logo em seguida. Algumas misturas só ficam bacanas quando elas chegam na válvula do amp (acho que mais precisamente do pré), passando por digitalização antes e ainda chegando num transistor eu aposto que não presta, pois não vai dar aquela "mordida" no som que a galera busca numa distorção. Mas testar é sempre válido e alguém pode descobrir que uma configuração pouco usual soa bem no seu set, ninguém está proibido de nada, só dou uma sugestão baseado na experiência que tive e no que observo dos colegas.

    ricardocezario
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Son Volt

    Concordo quase que totalmente com tudo oque você falou cara!

    Mas olha rapaz, eu me encaixo em uma parcela de guitarristas que passa apertado nesse sentido.

    Curto umas paradas novas, experimentais, com umas modulações malucos e por ai vai, mas tambem adoro aquele timbre classico de guitarra, aquele drive valvulado que bate no peito mesmo e todo o resto que ja sabemos.

    Complicado né?

    Por isso tento trazer pro meu set algo que me deixe disponivel pra poder fazer oque eu quiser na hora que quiser.

    Pretendo ver oque a mistura Analógico + Digital vai me render, e assim que puder posto a minha opinião pra vocês.

    Marverick
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Marverick
    · votar


    Son Volt
    Tens toda razão... Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedaleira + Drive ou Equalizador?