Pedal só funciona em 220 (em tomada 110)

    Autor Mensagem
    Dandy.guitar
    Veterano
    # nov/09


    eae pessoal bom ta acontendo uma coisa um pouco estranha no meu pedal.. na verdade é na fonte..
    bom meu pedal estava com problemas (ate fiz um tópico) depois consegui arrumar.

    Mas depois a fonte "estragou" tipo.. eu ligo o pedal tudo normal, a "luzinha" acende dai quando ele ta desligado sai o som normal (sem efeito) mas quando eu ligo o efeito simplesmente tudo some dai depois de algum tempo volta a funcionar (mas parecendo mais um trator/ o som fica meio ROCO).

    o pedal é de distorção mas o som nao é normal TÃO roco como fica, tirando que o som some e reaparece.. some e reaparece.. entao eu mechendo em tudo pra ver se arrumava coloquei a fonte em 220 (em tomada 110) e funcionou "normal".

    eu disse normal poiso efeito fica bom mas demora cerca de um segundo pra ele ligar .. ele vai "aparecendo" aos poucos claro melhor que antes ta mas nao é 100% instantânio.

    vcs sabem qual é o possivel problema??

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Dandy.guitar

    Não é a polaridade da fonte? Que pedal é esse é que fonte é essa?

    Abs

    Dandy.guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MauricioBahia

    meu pedal é um groovin distorcion ds-200 (ou algo assim) e a fonte nem sei a marca (nao estou em casa por isso nao posso ver) mas é uma de 15 reais :P
    mas quando fui comprar e atendente falou que as "configurações" estavam corretas com a do pedal

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Dandy.guitar

    Eu não confio muito em atendentes não... hehe Olha, se eu vc vc, antes de plugar novamente no pedal, tiraria uma foto da fonte (onde tem as especificações) dela e postaria aqui.

    A fonte tem que ter polaridade como neste desenho pra ser compatível com o pedal Groovin que usa fontes padrão Boss, se não me engano.

    http://support.moonpoint.com/hardware/power/adapters/powerplug-negativ e.jpg

    Ou mesmo a fonte pode estar defeituosa!

    Abs

    MaicolBrevia
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Dandy.guitar

    primeira coisa a se fazer, não use mais essa fonte!!!! tá???

    depois, testa ele com bateria 9v pra ver se está correto o efeito dele.

    depois, veja se vc consegue testar o pedal com alguem que tenha outra fonte que esteja funcionando em 110 e 220, e vá na loja com seu pedal e mostra pro "atendente" o ocorrido.

    acho que esta errada a ligaçao do trafo da fonte, acho eu!

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sua fonte deve ser não-estabilizada.

    O que acontece com essas fontes é que a tensão não fica constante ao variar a carga. Se você só ligar um pedal nela, a tensão é superior a 9v (por isso não recomendo usar fontes não-estabilizadas em pedais. além do risco de ruídos, elas realmente podem danificar seu pedal).

    Quando você mudou a chave para 220, a tensão dela com pouca carga baixa de 12-14 para uns 7-8 volts, bem no limite para um pedal funcionar. Como ela demora um pouco pra carregar os capacitores, o pedal só funciona depois que eles estão bem carregados.

    Enfim, depois da explicação dada, o que você deve fazer:
    Troque de fonte, pois essa não vale a pena consertar, a menos que você saiba fazer e tenha as ferramentas em casa.

    Compre uma nova, dessa vez estabilizada.

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Compre uma fonte melhor, qq hayonik, onner que vc acha em loja de eletrônica vai servir, é só conferir a polaridade (nesses pedais é negativo central) e já era.

    E essa de ligar a fonte em 220 em tomada 110 e funcionar é cags completa, tem algo bem torto nessa sua fonte.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    E essa de ligar a fonte em 220 em tomada 110 e funcionar é cags completa, tem algo bem torto nessa sua fonte.
    Com fontes não-estabilizadas usadas com pouca carga, isso pode acontecer.

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    DotCom

    hmm interessante, de qq forma quer dizer que a fonte não serve para o que ele está ligando nela certo...

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ogaitnas
    Não era indicada nem quando funcionava em 110... hehehe

    alanstu
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: alanstu
    · votar


    Compra uma fonte boa estabilizada, vc pode perder o seu pedal pelo detalhe da fonte.
    Como eu ja disse o pessoal gasta uma fortuna (não sei se é o seu caso) em pedais pedaleiras e usam fontes genéricas, causando danos irreparaveis aos aparelhos na maioria das vezes a longo prazo.
    Dá uma lida no manual veja a voltagem correta e qual a polaridade da fonte.

    E mesmo assim antes de usar a fonte no equipamento teste com um multimetro para ver se a voltagem está correta e a polaridade tb, acredito que a maioria dessas fontes estabilizadas ou não não são testadas.

    se estiver fora da voltagem provavelmento o som do pedal não vai ser o esperado, dai vc regula horas e horas o pedal e o som fica um lixo, e o problema é somente a fonte.

    Tem uns que so de inverter a polaridade sai fumaça tem vez que nem queima mas o timbre fica tosco.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    O normal, ao inverter a polaridade da fonte, é queimar o pedal.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    DotCom: O normal, ao inverter a polaridade da fonte, é queimar o pedal.

    Concordo, ma semana passada tava ligando meu Onner/Greatone Delay com oplug da fonte invertida por engano o que deixou o som baixo e com um "hum". Por isso falei da inversão.

    Mas eu acho que deve ser a qualidade da fonte mesmo que produz chiado etc... Não deve ser uma fonte pra pedais.

    Abs

    Dandy.guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eae pessoal muito obrigado por todas as respostas esclareceu bastante =D


    vcs sabem quanto ta em media uma fonte estabilizada??

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Dandy.guitar
    depende da fonte. compra uma hayonic pra pedais que o preço é bom. 40 reais

    Dandy.guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    DotCom


    ok.. vo ver isso hoje =]

    vlw pela ajuda

    Dandy.guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tirei uma foto do pedal e da fonte (éra pra eu ter tirado de baixo do pedal que é onde tem as especificações ) mas como to atrasado nao vai dar tempo de tirar outra.. mas ja da pra vcs terem uma ideia =]

    http://img265.imageshack.us/i/imagemth.jpg/

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Dandy.guitar

    A polaridade da fonte tá ok.

    compra uma hayonic pra pedais que o preço é bom. 40 reais (2)

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal só funciona em 220 (em tomada 110)