A/B Box simples handmade

Autor Mensagem
rafamoraes
Veterano
# out/09 · Editado por: rafamoraes


Aguém tem um esquema/tutorial pra se fazer um AB/box simples?
Usei a busca aki e não achei um, desulpem se passei batido.

Galera tô querendo fazer um AB/box pra usar com um afinador, após muitas pesquisas inclusive aki, não tenho grana e não acho q compense gastar 300, 400 conto num pedal tuner, apesar d q preciso muito pois toco com banda e nos shows tá difícil sem afinador...
Não quero um pedal tunner barato (behringer ou fender) por 2 motivos: Roubar sinal e ser fraco de precisão, demorar a sair a nota, etc.
Assim, pretendo fazer um AB/box com uns 30 a 40 reais no máximo e comprar um afinador decente e fodão da boss ou outra marca por uns 100 reais, um daqueles que não é pedal, pra montar tudo na minha pedalboard q tb é handmade by myself.
Aí eu usaria o AB/box pra selecionar a linha dos meus pedais efeito, ou a linha do afinador apenas.
O ABbox da EFX custa 75 reais, fora o frete, e como já tenho alguma experiência em handmades quero fazer o meu.

A pergunta é: Alguém tem aí um esquema ou tutorial de um AB/box simples? É que no handmades só tem um ABY, e esse gasta 2 DPDTs, 2 leds, sai mais caro e mais trabalhoso, e ocupa mais espaço numa caixinha e na pedalboard. Então preciso de um esquema simples pra AB/box, pode ser com ou sem led, melhor com, mas se não tiver led tb não tem problema. Alguém tem?

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rafamoraes: Alguém tem aí um esquema ou tutorial de um AB/box simples?

1 DPDT
1 Lata de sardinhas
3 Jacks Mono

Vai gastar uns R$10,00 e fica nutrido.

Basta olha e copiar:
http://img104.imageshack.us/img104/6130/abefxeffects.jpg

Que beleza!!!! Ainda serve como Footswitch:
http://img260.imageshack.us/img260/4149/absardinha.jpg

Abs

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


rafamoraes
Basta olha e copiar:
http://img104.imageshack.us/img104/6130/abefxeffects.jpg


Ou pegar um Snake, no ML. Eu peguei um, sai por R$55. Tudo bem, é bem mais que R$10, mas os R$40 a mais valem pelos minutos de trabalho e pelo acabamento.

Digão00
Veterano
# out/09
· votar


como por led???

Hansen
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
Ficou joia hein? Eu fiz um no mesmo esquuema há um mês, só que usei um velho footswith que tinha pra montar o circuito. O acabamento eu fiz um desenho no computer e imprimi, daí colei no metal e coloquei contact.. num ficou ruim não :-)

Digão00
Colocando Led se não estou enganado vc terá que fazer um circuito mais elaborado, com alimentação externa via fonte 9v ou pilha.

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Digão00: como por led???

Usa a busca que tem explicando. No handmades.com.br também. Tem 3 opções que eu conheço: Compra uma chave 3PDT, fazer o circuito Millenium ou o tal do Pentellium.

Hansen: O acabamento eu fiz um desenho no computer e imprimi, daí colei no metal e coloquei contact.. num ficou ruim não :-)

Ah... não tive saco de fazer acabamento não. Fui de sardinha mesmo que é mais prático.

Abs

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


Pedais na lata de sardinha é o que há, fica muito legal, fora a cara de ahhh que fazem qdo vêem hehe eu tenho uns pedais mesmo e um footswitch para a gt6 hehe

rafamoraes
Veterano
# out/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


MauricioBahia

O teu é o mais simples q tem, ne?
Só muda de um jack saída pro outro, é isso?
Não tem Led?
Nesse teu não liga em fonte nenhuma, ne?

Esse seu já serve. Mas tem algum esquema do teu + o Led?

Abraço

Lima DSix
Veterano
# out/09
· votar


ou galera e para selecionar entre dois out e dois in??

quero usar para deixar duas guita ja plugadas, e em um out o set e no outro o afinador tambem,,, comofás??
esse seria o ABY??

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


rafamoraes: O teu é o mais simples q tem, ne?

Acho que sim. Essa foto é da AB/Box da EFX que tirei da caixa original e coloquei na lata de sardinha.

Com LED deve ter sim, mas eu não tenho aqui comigo. Imagino que precise de 2 leds pra sinalizar onde esta saindo/entrando o sinal.

Abs

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


Socooooorro a DPDT no soldafria tá R$7,50 ;(

Difícil ficar por menos que R$10,00 agora...

rafamoraes
Veterano
# out/09
· votar


Bruno Faria
Socooooorro a DPDT no soldafria tá R$7,50

Tão metendo a mão mesmo

Abraço

Lima DSix
Veterano
# out/09
· votar


ou galera e para selecionar entre dois out e dois in??

quero usar para deixar duas guita ja plugadas, e em um out o set e no outro o afinador tambem,,, comofás??
esse seria o ABY??


Alguem?

Lima DSix
Veterano
# out/09 · Editado por: Lima DSix
· votar


up!

ó vo explicar melhor minha duvida!

Tem como fazer UM pedal que possa selecionar entre duas saidas ( uma chave ) e duas entradas (outra chave)!

E uma nova duvida... e se é possível colocar 2 leds bicolores ... um para indicar em qual out está e o outro em qual in está! e Como fás??

Lima DSix
Veterano
# out/09
· votar


alguem!?

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Lima DSix
Tem como fazer UM pedal que possa selecionar entre duas saidas ( uma chave ) e duas entradas (outra chave)!
Não. Use 2 A/B Box.

E uma nova duvida... e se é possível colocar 2 leds bicolores ... um para indicar em qual out está e o outro em qual in está! e Como fás??
Fazendo 2 pedais...

muka gibson
Veterano
# out/09 · Editado por: muka gibson
· votar


MauricioBahia

Desculpa a burrice, mas, a DPDT tem lado de cima e de baixo??digo, como fazer para saber exatamente em que lado devo soldar cada componente??

Lima DSix
Veterano
# out/09 · Editado por: Lima DSix
· votar


muka gibson

a dpdt é assim

ps.: os pontinhos , '.' , é só para fazer um espaço

B..o.....o B
.....\.../
A..o---o A
...../...\
C..o.....o C

O 'A' fica sempre 'ativado'
quando voce aperta a chave ela muda entre, além do 'A', o 'B' e o 'C'...
entao nao altera nada se voce inverter na vertical... ao invés de B>A>C estiver C>A>B

abrss espero ter ajudado

muka gibson
Veterano
# out/09
· votar


Lima DSix
valew!!!

Lima DSix
Veterano
# out/09
· votar


muka gibson

:)
sempre que puder to ai pra ajuda!

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


rafamoraes
Aqui no recife só tem em uma loja e o cara quer R$ 80,00 por uma chave.
Quem tiver dúvidas por ir na rua da Concórdia e procurar.

Entra no site [url=www.tonepad.com]Tonepad[/url] e procura na parte de FX um projeto de pedal AB que tem lá. Eu Montei um dele sábado agora e utilizei apenas a parte do circuito referente ao sinal de áudio, num coloquei led.

Tb uso para acionar meu afinador.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5
80 reais na chave? foda...

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


DotCom: 80 reais na chave? foda...

Compre pelo EBay chaves 3PDT. Foram 8 chaves por R$80,00 (com frete)!

Abs

B.Frusciante
Veterano
# out/09
· votar


ou galera e para selecionar entre dois out e dois in??

quero usar para deixar duas guita ja plugadas, e em um out o set e no outro o afinador tambem,,, comofás??
esse seria o ABY??



Você pode simplesmente inverter o A/B box para poder ligar as duas guitarras(considerando que não vai utilizá-las ao mesmo tempo).

Aí você ligaria cada guitarra nos dois jacks que serviriam como saída no projeto inicial, e o set de pedais no outro jack que serviria como entrada.

Se você quiser ligar ainda um afinador da forma que você falou, teria que fazer outro a/b box, dessa vez funcionando como o que o tópico mostra.




O interessante desses circuitos simples é que a partir deles você, tendo imaginação, poderá criar várias outras coisas.


Meu exemplo:

Eu estava sem caixa de som pro PC, tinha apenas uma caixa de guitarra que a entrada é mono, ou seja, se eu ligasse aquele cabo estéreo do PC direto na caixa, só iria reproduzir o som de um dos canais!
-Solução que encontrei:
Criar um circuito que junte os dois canais em apenas um.

-Como eu fiz?
Simples, circuito com um jack stereo e um mono. Somente.
Esquema:




__________________________________
[Canal 1] | |[Canal 0]
Jack estéreo -------(Terra)----------------Jack mono
[Canal 2] |__________________________________|[Canal 0]



Para quem não entendeu, eu liguei os dois canais do jack estéreo no único canal do jack mono, e o terra do estereo no terra do mono.


Funcionou perfeitamente. E incrivelmente não houve perda de sinal audível. Funcionalidade e qualidade com menos de 5 reais. Eu coloquei o circuito em uma caixinha de plástico preto e cinza que eu tinha aqui. Ela é vendida em todas as lojas de eletrônica por R$ 10,00 aproximadamente.

Além disso, ela também serve para transformar um sinal mono em um estéreo(ou seja, é recíproco). Isso serviu também para mim quando eu ligava o microfone direto na placa de som, mas o som era mono e chegava apenas em um canal. Quando eu liguei o mic no circuito e o circuito no PC o som passou a ser estéreo, facilitando assim a situação.



Abraços!

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


B.Frusciante
Agora no caso de dividir o sinal mono para o stereo tu perde sinal, neh?

Acredito que deva haver perda. Por isso que alguns projetos de ABY têm um circuitozinho de boost antes de dividir.

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
Cara dei um lance lá no eBay, vamos ver se eu venço neh?
Num comprei direto pq aqui pro Recife minhas encomendas acima de 50 dollares sempre foram taxadas. Acho que o volume ainda é pequeno e eles conseguem um controle maior.

Se eu vencer posso repassar algumas chaves pro pessoal aqui do fórum pelo mesmo valor.

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


R1C4RD5

Cara, vem num envelope. Difícil taxarem eu acho.

Boa sorte! ;-)

Abx

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


Pessoal eu venci o lance das chaves 3PDT.
Foram 10 chaves por U$ 49.90 com frete grátis, ou seja deu menos de R$ 9.00 por chave, então quando chegar eu aviso por aqui para que o pessoal que tem dificuldade de achar pegar algumas.

Obs.: Não estarei vendendo, apenas repassando para aqueles que assim como eu não encontram esta chave facilmente. O preço será o mesmo que paguei + frete.

Para vc's terem uma idéia, fui na "rua das eletrônicas" daqui e num achei verniz para placa de circuito impresso. Potenciometro logaritmo é uma raridade. Válvula qnd tem custa o dobro que a mesma em SP. Cara é foda mesmo e moro numa Capital.

fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


Tô afim de fazer esse pedal galera... Ficar revesando guitarra/violão na pedaleira é ruim. Vou fazer com uma lata de atum, mas aí vêm minha pergunta: quais cuidados com aterramento eu tenho que tomar? Tem foram o alumínio por dentro ou alguma coisa assim? vlw!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fill.zanchez

Faz o esquema que eu postei nas fotos acima. Não precisa se preocupar com aterramento pq não tem energia rolando. Só os jacks, por si só, já dão o aterramento necessário. A lata de sardinha já blinda o pedal.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A/B Box simples handmade