Duvida na fonte pra pedais BOSS

    Autor Mensagem
    rafael_00
    Veterano
    # jun/09


    O negócio foi o seguinte: hoje comprei o meu querido ML-2, que já estava com bateria, toquei menos de 20 minutos e a bendita já tinha acabado.
    Eu não tenho fonte, e tenho outro pedal Boss (DS-1) que também tava sem bateria, então eu vi as entradas de fonte dos pedais, e vi a fonte do meu HUB e fui testar pra ver se a fonte pegava nos meus pedais.
    Testei a fonte no DS-1, e nada (sim todos os cabos estavam plugados), e eu ja desanimado coloquei no ML-2 com a certeza de que não iria dar certo. Porém no ML-2 a fonte do HUB funcionou, e no DS-1 a fonte não funcionou.

    A dúvida que tenho é que: desde que eu comprei meu DS-1 eu NUNCA tinha usado fonte nele, apenas bateria, e agora eu testei no ML-2 que peguei hoje, a fonte funcionou e no DS-1 não.

    Isso pode ter acontecido pela fonte não ser uma fonte realmente de pedal, e o ML-2 pegou por "sorte"?
    Ou o meu DS-1 pode estar com defeito quando usado com fonte?

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rafael_00
    Isso pode ter acontecido pela fonte não ser uma fonte realmente de pedal, e o ML-2 pegou por "sorte"?

    Não... Fonte é fonte. O que acontece é que pedais pedem certas especificações (no caso dos Boss, 9V, centro negativo....).
    Outra coisa importante é o ripple na tensão da fonte: Pedais geralmente não aceitam ripple, ou ficam com ruído. Por isso é bom ter uma fonte estabilizada.

    Seu DS-1 é antigo? Porque os Boss antigos eram feitos pra trabalhar com fonte não-estabilizada. Quando você coloca uma fonte estabilizada, ou eles funcionam mal ou nem funcionam.

    Porém, se você ligá-lo em "daisy chain" (aquelas fontes com várias saídas em paralelo), ele funciona.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Seu DS-1 é antigo? Porque os Boss antigos eram feitos pra trabalhar com fonte não-estabilizada. Quando você coloca uma fonte estabilizada, ou eles funcionam mal ou nem funcionam.

    o que era e eh o ideal num bom pedal, nao sei se os novos boss ainda sao assim, (estabilizados internamente). quando se liga uma fonte estabilizada numa outra ja estabilizada (tipo pedal boss antigo) a primeira tem que ter a tensao (estabilizada) um pouco acima da segunda pra a segunda ter o que cortar. Nos boss geralmente tem um resistor de valor em volta de 470 omhs que esta em serie com a fonte reduzindo e protegendo contra enventual picks quando alimentados por fonte nao estabilizada o que faz nao funcionar quando liga uma estabilizada. este resistor deve ser trocado por um abaixo de 47 omhs pra funcionar.
    Mas se ligar varios boss juntos numa pedaleira esses resistores vao entrando em paralelo e reduzindo de valor ai passa a funcionar. O dificil eh dizer se isso foi um truque intencional da boss pra consumir bateria ou foi erro de projeto na intencao de super protejer o circuito.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    macaco veio
    o que era e eh o ideal num bom pedal, nao sei se os novos boss ainda sao assim, (estabilizados internamente).
    São mais não. Os de hoje não tem mais essa "proteção" não.

    Quando liga em paralelo, esse resistor é "bypassado" de vez, não entrei em detalhes ao ler a informação, mas é o que eles garantem. E realmente funciona O.o

    rafael_00
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DotCom,
    macaco veio

    então quer dizer que o meu DS-1 só irá pegar quando estiver naquelas fontes que podem plugar uns 4 pedais ao mesmo tempo?
    eu achei até estranho, eu não acho que seja antigo, pois eu comprei ele faz uns 4 meses NOVO.
    mas de qualquer forma só testando nessas fontes citadas pra ter certeza.

    mas não está discartada a possibilidade da entrada de fonte estar estragada ou algo do gênero?

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rafael_00
    então quer dizer que o meu DS-1 só irá pegar quando estiver naquelas fontes que podem plugar uns 4 pedais ao mesmo tempo?
    Não é garantido.

    mas não está discartada a possibilidade da entrada de fonte estar estragada ou algo do gênero?
    Pois é, ela pode estar danificada, e aí seu DS-1 não vai funcionar com fonte.

    rafael_00
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DotCom

    então cara acabei de ver a fonte do modem na qual citei.
    as especificações dela:

    AC ADAPTOR
    IMPUT 120VAC 60HZ 12W
    OUTPUT 9VAC 1A

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rafael_00
    É, você não queimou seu ML-2 por sorte. E talvez você que tenha queimado seu DS-1...

    Pelas especificações, essa fonte é AC. Pedal usa DC.

    rafael_00
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    então comprei uma fonte de verdade, não queimei nenhum dos dois, e o DS-1 ta funcionando normal mesmo, agora que vi o tamanho da cagada que eu ia fazer!

    macaco veio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    talvez nao tenha queimado mas correu um grande risco. Essa fonte AC deve ta saindo uns 14 ou 15 volts de tensao de pico, no ML2 pode ser que tenha algum diodo de protecao em serie que retificou em meia onda e deu DC suficiente pra funcionar e no DS1 nao.
    Compre uma boa fonte DC estabilizada de no minimo 300 mA (miliamperes) (0,3 A) e nao mais que 1000 mA ( 1 A ) e uma extensao de cabinhos pra ligar varios pedais em serie.
    se fosse pedais digitais tinha queimado todos.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rafael_00
    Sortudo!

    GugaRuimDeSolo
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    galera, o que seria fonte PADRÃO BOSS???

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    GugaRuimDeSolo
    galera, o que seria fonte PADRÃO BOSS???

    Fonte 9VDC com plug P4 e centro negativo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida na fonte pra pedais BOSS