Mini Fuzz: Abaixando volume da guita e limpando o som

Autor Mensagem
rafamoraes
Veterano
# mai/09


Bertola e demais,

uma das características mais legais do som do Hendrix é que ele abaixava o volume da guita com o Dallas Arbiter Fuzz Face ligado e o som limpava quase todo, e pelo que pesquisei, isso se deve ao transistor Germanio AC128, raríssimo de se achar. Parece que o Silicio BC517 não tem essa característica. Isso procede? Como faço pra conseguir esse efeito de limpar o som com o fuzz ligado? Tem algum transistor alternativo? Ou como posso conserguir o AC128? Lembrando que o tal site da TCTech tá fora do ar.
Achei no mercado livre o transistor germânio ac187 Npn (que não é o ac128 usado no dallas arbiter do hendrix, segundo o bertola) e muitos outros tipos de germanio. Será q algum deles vai me dar o efeito de som limpo ao abaixar o volume da guita? Se sim, me indiquem um q possa ser o subistituto do BC517 Pnp sem ter q alterar os demais componentes do mini fuzz.
Tirem essa minha grande dúvida, sabios gurus!!!

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


rafamoraes
Cara, o transístor BC517 é um Darlington, que equivale a dois transístores normais juntos. Se vc construir o MiniFuzz com o AC187 (a AC128 é PNP, portanto não serve) ou AC188, ele não funcionará, ou ficará muito baixo. Construa com o BC517 mesmo (ou MPSA13), que ele vai funcionar à contento, inclusive reduzindo a distorção quando se abaixa o volume.
Abç

Felipe90
Veterano
# mai/09
· votar


se não me engano , existe uma tabela de equivalência entre transistores , vc podia procurar no google as vezes vc acha lá no meio da tabela um equivalente pra ele

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Felipe90
No caso é o MPSA13, mas qualquer outro Darlington funciona.rafamoraes
Outra coisa que vc pode fazer é trocar o diodo 1N4148 por dois 1N60 em série, que é de germânio.
Abç

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


Outra coisa que vc pode fazer é trocar o diodo 1N4148 por dois 1N60 em série, que é de germânio.
Abç

Mauricio Luiz Bertola

Ok. Mas como sou novato nessa empreitada, acho mais prudente então tentar construir nos moldes do seu projeto original, pois senão teria q alterar o esquema da placa e suas trilhas, coisa q ja to tendo muito trabalho pra fazer mesmo no esquema original...
Quem sabe mais pra frente, apos obter sucesso com o mini fuzz original eu tente algumas experiências.

Até pq se vc diz q a distorção limpara ao abaixar o volume (que é o grande barato pra mim! :D ) mesmo usando o BC517, não faz sentido inventar chifre na cabeça de cavalo, ne?

Valeu!!

two
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como posso fazer para ter mais "sujeira" em um clone do Fuzz Face? Gosto dele, mas gostaria de um pouco mais, para tocar sons mais grunge.

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Outra duvida (mais uma!!!?? rssrsrs) comprei 2 capacitores de 0,33uF e 50V na primeira compra na loja, pois nao tinha o d 0,22uF. Posso usa-los? Junto com a DPDT q pedi num site ontem eu pedi os d 0,22 e 0,47. Posso usar quais quer deles, em qualquer posição (C1 e C2) ou tem alguma combinação mais adequada dentro desses valores que comprei? Quero tirar todas duvidas antes de montar tudo pra nao ter nenhum erro no final.

Valeu!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


rafamoraes
Cara, ao utilizar 2 1N60, vc não precisará fazer nenhuma alteração na trilha, basta ligá-los em série, um soldado no outro (atentando para a polaridade, claro). Eu pesquisei e percebi que dois capacitores de 0.22uF (na entrada e na saída) são o ideal. Se vc quiser mais grave, altere para mais o valor da entrada, se quiser mais agudos, altere para menos; mas, a rigor vc pode usar qualquer desses valores citados.
two
Use transístores de maior ganho, como o BC238A.
Abç

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Troquei o BC517 (hfe ~ 30.000) pelo BC549 (hfe ~ 500) e o pedal ficou menos violento, pra quem tenta limpar o som com o volume da guitarra, vale a pena testar.

two
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Use transístores de maior ganho, como o BC238A.
Os BC238 A tem maior ganho que os BC517?
Pois são estes que tenho no meu.

Bombastik
Veterano
# mai/09
· votar


two

o problema de usar os transistores de ganho maior é que o fuzz perde a dinâmica de limpar no pot da guitarra...

se vc não usa esse recurso pode ser que goste.

two
Veterano
# mai/09
· votar


Bombastik
Não uso.
Quero saber se os BC 238A tem mais ganho que BC517

two
Veterano
# mai/09 · Editado por: two
· votar


+ Alguém?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


two
Não, não tem. Eu entendi que vc se refería ao Fuzz Face ou ao Bertola's SuperFuzz, que é uma versão dos FF. O BC517 é para ser usado no MiniFuzz e não no SuperFuzz ou no FF comum.
Abç

two
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois eh! Tenho um clone do Fuzz Face (quando peguei o cara me disse que era clone do FF), e ele usa dois BC517, eu gostaria de ter mais ganho nele qual transistor posso usar?

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


two
Dois BC517? Certeza?

Enfim, o BC517 é o transistor de maior ganho que eu conheço, e é um ganho absurdo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


two
Dois BC517!!! Num clone de Fuzz Face!!!????
Nunca ví isso.
Abç

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom

Opa, valeu a dica, mermao!



Mauricio Luiz Bertola



Cara, ao utilizar 2 1N60, vc não precisará fazer nenhuma alteração na trilha, basta ligá-los em série, um soldado no outro (atentando para a polaridade, claro). Eu pesquisei e percebi que dois capacitores de 0.22uF (na entrada e na saída) são o ideal. Se vc quiser mais grave, altere para mais o valor da entrada, se quiser mais agudos, altere para menos; mas, a rigor vc pode usar qualquer desses valores citados.

Então acho que vou colocar o de 0,33 no C1(entrada) e o 0,22 no C2(saída), pois gosto de um som un poquito más grave. Acho que vai casar bem, pois a diferença é sutil.

Quanto ao diodo, desculpando minha ignorancia, quando vc diz q basta liga-los em serie respeitando a polaridade, quer dizer que devo por as perninhas dos 2 diodos ao mesmo tempo nos mesmos buracos feitos p/ um unico diodo? (A polaridade dos diodos juntos deve ser + com +, ou + com - ?)

Bertola isso do diodo germanio 1N60 fara ele ter o efeito do volume/distorção que eu quero?



Desculpe novamente, e obrigado pela atenção!!!

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


Outra coisa, chegando em casa vi q o malandro do vendedor me vendeu um pot q tem escrito "B10K". Esse é o logaritico de 100k, ou ele me vendeu errado? Fará diferença se usar esse de B10k?

grato

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ola !
eu estou montando o seu projeto do mini fuzz tb, e se puder vc me tira algumas dúvidas ?
1 - há algum espessura mais indicada para os fios de conexão entre os componentes como potenciometro, jacks etc ? pq estou usando uns fios que tenho aqui em casa e eles são bem finos. vendo fotos e videos de outros mini-fuzz vejo que os fios que a galera usa pra montagem aparentam ser mais grossos do que os que estou usando aki, inclusive em um video no youtube em que aparece o min-fuzz aberto os fios conseguem sustentar o peso da chave dpdt no "ar". há algum mais específico ?

2 - no pdf no site handmades, creio que tenha um pequeno erro, que pode causar confusão
ao citar o valor dos capacitores, está escrito
C1 - 0,47uf (470uf)
C2 - 0,22uf (220uf)
o correto seria
C1 - 0,47uf (470nf)
C2 - 0,22uf (220nf)

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


rafamoraes
creio que B é linear
e A é logaritmo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


rafamoraes
Vc tem que ligar assim: -+-+ conforme a ordem do esquema.
O "pot" tem que ser de 100K.
Beatlemaniac
Pode usar qualquer fio, desde que não muito fino, nem muito grosso. Não fui eu que elaborou o PDF, eu fiz um têxto em Word mesmo, mas vc está correto.
Abç

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mto obrigado pelos esclarecimentos

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!
Amanhã vou na loja entao tentar trocar o pot pra um de 100k e começar os trabalhos, mas a principio vou tentar fazer o mini fuzz exatamente com as suas especificações originais, e ver o q acontece. Se der tudo certo, ai depois eu faço os testes dos componentes alternativos, principalmente se o efeito da limpeza do som atraves do pot da guita não for satisfatorio. Aí procurarei alternativas pra conseguir esse efeito.

Abraço!!!

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


rafamoraes
B10k? Pot de 10K, linear.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
Pois é. Esse pot não serve.
Abç

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


Caraca vou fazer um mini curso de eletrônica, to apanhando mais do q o judas no sábado de aleluia, pra soldar as peças...
rsrs
Viva as gambiarra!!!
:D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


rafamoraes
Calma, com o tempo vc "pega a manha".
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Caraca vou fazer um mini curso de eletrônica, to apanhando mais do q o judas no sábado de aleluia, pra soldar as peças...
rafamoraes
A ponta do ferro de soldar sempre limpa é fundamental!
Abs

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


qual o melhorMauricioBahia
A ponta do ferro de soldar sempre limpa é fundamental!
Abs

Qual o melhor material (pra quem nao tem a esponja propria p/limpeza) pra limpar o ferro de solda quente? Minhas soldas estão me matando de cançaço e minando meus nervos, pq a solda nunca gruda na placa, ela agarra na ponta do ferro e vira uma meleca...

Valeu, rapaziada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mini Fuzz: Abaixando volume da guita e limpando o som