Autor |
Mensagem |
rafamoraes Veterano |
# mai/09
Bertola e demais,
uma das características mais legais do som do Hendrix é que ele abaixava o volume da guita com o Dallas Arbiter Fuzz Face ligado e o som limpava quase todo, e pelo que pesquisei, isso se deve ao transistor Germanio AC128, raríssimo de se achar. Parece que o Silicio BC517 não tem essa característica. Isso procede? Como faço pra conseguir esse efeito de limpar o som com o fuzz ligado? Tem algum transistor alternativo? Ou como posso conserguir o AC128? Lembrando que o tal site da TCTech tá fora do ar. Achei no mercado livre o transistor germânio ac187 Npn (que não é o ac128 usado no dallas arbiter do hendrix, segundo o bertola) e muitos outros tipos de germanio. Será q algum deles vai me dar o efeito de som limpo ao abaixar o volume da guita? Se sim, me indiquem um q possa ser o subistituto do BC517 Pnp sem ter q alterar os demais componentes do mini fuzz. Tirem essa minha grande dúvida, sabios gurus!!!
Abraço
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/09
· votar
rafamoraes Cara, o transístor BC517 é um Darlington, que equivale a dois transístores normais juntos. Se vc construir o MiniFuzz com o AC187 (a AC128 é PNP, portanto não serve) ou AC188, ele não funcionará, ou ficará muito baixo. Construa com o BC517 mesmo (ou MPSA13), que ele vai funcionar à contento, inclusive reduzindo a distorção quando se abaixa o volume. Abç
|
Felipe90 Veterano |
# mai/09
· votar
se não me engano , existe uma tabela de equivalência entre transistores , vc podia procurar no google as vezes vc acha lá no meio da tabela um equivalente pra ele
|
|
# mai/09
· votar
Felipe90 No caso é o MPSA13, mas qualquer outro Darlington funciona.rafamoraes Outra coisa que vc pode fazer é trocar o diodo 1N4148 por dois 1N60 em série, que é de germânio. Abç
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
Outra coisa que vc pode fazer é trocar o diodo 1N4148 por dois 1N60 em série, que é de germânio. Abç Mauricio Luiz Bertola
Ok. Mas como sou novato nessa empreitada, acho mais prudente então tentar construir nos moldes do seu projeto original, pois senão teria q alterar o esquema da placa e suas trilhas, coisa q ja to tendo muito trabalho pra fazer mesmo no esquema original... Quem sabe mais pra frente, apos obter sucesso com o mini fuzz original eu tente algumas experiências.
Até pq se vc diz q a distorção limpara ao abaixar o volume (que é o grande barato pra mim! :D ) mesmo usando o BC517, não faz sentido inventar chifre na cabeça de cavalo, ne?
Valeu!!
|
two Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Como posso fazer para ter mais "sujeira" em um clone do Fuzz Face? Gosto dele, mas gostaria de um pouco mais, para tocar sons mais grunge.
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Outra duvida (mais uma!!!?? rssrsrs) comprei 2 capacitores de 0,33uF e 50V na primeira compra na loja, pois nao tinha o d 0,22uF. Posso usa-los? Junto com a DPDT q pedi num site ontem eu pedi os d 0,22 e 0,47. Posso usar quais quer deles, em qualquer posição (C1 e C2) ou tem alguma combinação mais adequada dentro desses valores que comprei? Quero tirar todas duvidas antes de montar tudo pra nao ter nenhum erro no final.
Valeu!!
|
|
# mai/09
· votar
rafamoraes Cara, ao utilizar 2 1N60, vc não precisará fazer nenhuma alteração na trilha, basta ligá-los em série, um soldado no outro (atentando para a polaridade, claro). Eu pesquisei e percebi que dois capacitores de 0.22uF (na entrada e na saída) são o ideal. Se vc quiser mais grave, altere para mais o valor da entrada, se quiser mais agudos, altere para menos; mas, a rigor vc pode usar qualquer desses valores citados. two Use transístores de maior ganho, como o BC238A. Abç
|
DotCom Veterano |
# mai/09
· votar
Troquei o BC517 (hfe ~ 30.000) pelo BC549 (hfe ~ 500) e o pedal ficou menos violento, pra quem tenta limpar o som com o volume da guitarra, vale a pena testar.
|
two Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Use transístores de maior ganho, como o BC238A. Os BC238 A tem maior ganho que os BC517? Pois são estes que tenho no meu.
|
Bombastik Veterano |
# mai/09
· votar
two
o problema de usar os transistores de ganho maior é que o fuzz perde a dinâmica de limpar no pot da guitarra...
se vc não usa esse recurso pode ser que goste.
|
two Veterano |
# mai/09
· votar
Bombastik Não uso. Quero saber se os BC 238A tem mais ganho que BC517
|
two Veterano |
# mai/09 · Editado por: two
· votar
+ Alguém?
|
|
# mai/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
two Não, não tem. Eu entendi que vc se refería ao Fuzz Face ou ao Bertola's SuperFuzz, que é uma versão dos FF. O BC517 é para ser usado no MiniFuzz e não no SuperFuzz ou no FF comum. Abç
|
two Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Pois eh! Tenho um clone do Fuzz Face (quando peguei o cara me disse que era clone do FF), e ele usa dois BC517, eu gostaria de ter mais ganho nele qual transistor posso usar?
|
DotCom Veterano |
# mai/09
· votar
two Dois BC517? Certeza?
Enfim, o BC517 é o transistor de maior ganho que eu conheço, e é um ganho absurdo.
|
|
# mai/09
· votar
two Dois BC517!!! Num clone de Fuzz Face!!!???? Nunca ví isso. Abç
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
DotCom
Opa, valeu a dica, mermao!
Mauricio Luiz Bertola
Cara, ao utilizar 2 1N60, vc não precisará fazer nenhuma alteração na trilha, basta ligá-los em série, um soldado no outro (atentando para a polaridade, claro). Eu pesquisei e percebi que dois capacitores de 0.22uF (na entrada e na saída) são o ideal. Se vc quiser mais grave, altere para mais o valor da entrada, se quiser mais agudos, altere para menos; mas, a rigor vc pode usar qualquer desses valores citados.
Então acho que vou colocar o de 0,33 no C1(entrada) e o 0,22 no C2(saída), pois gosto de um som un poquito más grave. Acho que vai casar bem, pois a diferença é sutil.
Quanto ao diodo, desculpando minha ignorancia, quando vc diz q basta liga-los em serie respeitando a polaridade, quer dizer que devo por as perninhas dos 2 diodos ao mesmo tempo nos mesmos buracos feitos p/ um unico diodo? (A polaridade dos diodos juntos deve ser + com +, ou + com - ?)
Bertola isso do diodo germanio 1N60 fara ele ter o efeito do volume/distorção que eu quero?
Desculpe novamente, e obrigado pela atenção!!!
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
Outra coisa, chegando em casa vi q o malandro do vendedor me vendeu um pot q tem escrito "B10K". Esse é o logaritico de 100k, ou ele me vendeu errado? Fará diferença se usar esse de B10k?
grato
|
Beatlemaniac Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola ola ! eu estou montando o seu projeto do mini fuzz tb, e se puder vc me tira algumas dúvidas ? 1 - há algum espessura mais indicada para os fios de conexão entre os componentes como potenciometro, jacks etc ? pq estou usando uns fios que tenho aqui em casa e eles são bem finos. vendo fotos e videos de outros mini-fuzz vejo que os fios que a galera usa pra montagem aparentam ser mais grossos do que os que estou usando aki, inclusive em um video no youtube em que aparece o min-fuzz aberto os fios conseguem sustentar o peso da chave dpdt no "ar". há algum mais específico ?
2 - no pdf no site handmades, creio que tenha um pequeno erro, que pode causar confusão ao citar o valor dos capacitores, está escrito C1 - 0,47uf (470uf) C2 - 0,22uf (220uf) o correto seria C1 - 0,47uf (470nf) C2 - 0,22uf (220nf)
|
Beatlemaniac Veterano |
# mai/09
· votar
rafamoraes creio que B é linear e A é logaritmo
|
|
# mai/09
· votar
rafamoraes Vc tem que ligar assim: -+-+ conforme a ordem do esquema. O "pot" tem que ser de 100K. Beatlemaniac Pode usar qualquer fio, desde que não muito fino, nem muito grosso. Não fui eu que elaborou o PDF, eu fiz um têxto em Word mesmo, mas vc está correto. Abç
|
Beatlemaniac Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola mto obrigado pelos esclarecimentos
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Valeu!!! Amanhã vou na loja entao tentar trocar o pot pra um de 100k e começar os trabalhos, mas a principio vou tentar fazer o mini fuzz exatamente com as suas especificações originais, e ver o q acontece. Se der tudo certo, ai depois eu faço os testes dos componentes alternativos, principalmente se o efeito da limpeza do som atraves do pot da guita não for satisfatorio. Aí procurarei alternativas pra conseguir esse efeito.
Abraço!!!
|
DotCom Veterano |
# mai/09
· votar
rafamoraes B10k? Pot de 10K, linear.
|
|
# mai/09
· votar
DotCom Pois é. Esse pot não serve. Abç
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
Caraca vou fazer um mini curso de eletrônica, to apanhando mais do q o judas no sábado de aleluia, pra soldar as peças... rsrs Viva as gambiarra!!! :D
|
|
# mai/09
· votar
rafamoraes Calma, com o tempo vc "pega a manha". Abç
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/09
· votar
Caraca vou fazer um mini curso de eletrônica, to apanhando mais do q o judas no sábado de aleluia, pra soldar as peças... rafamoraes A ponta do ferro de soldar sempre limpa é fundamental! Abs
|
rafamoraes Veterano |
# mai/09
· votar
qual o melhorMauricioBahia A ponta do ferro de soldar sempre limpa é fundamental! Abs
Qual o melhor material (pra quem nao tem a esponja propria p/limpeza) pra limpar o ferro de solda quente? Minhas soldas estão me matando de cançaço e minando meus nervos, pq a solda nunca gruda na placa, ela agarra na ponta do ferro e vira uma meleca...
Valeu, rapaziada!
|