Punk e Caseiros

Autor Mensagem
    RHenrique
    Veterano
    # jan/09

Salve galera! Bom to criando este tópico pra sanar algumas dúvidas.

Primeiramente, eu pretendo tirar um som mais punk, mas eu curto outros tipos também.

Por punk eu digo punk mesmo, não esses boutique de agora.

Enfim, primeiramente o meu set(sim, é bem iniciante)

Amp: Voxstorm 65r
    Guitarra: Epiphone Special II
    Pedal: Groovin OD-100 Overdrive

Primeiramente gostaria de sugestões pra configurar o que eu já tenho pra um som bem punk.

Estou planejando comprar mais um pedal de baixo custo para a mesma finalidade, qual me sugerem?

E também quero iniciar nos pedais caseiros, fazendo um para este propósito. Tem algum tipo de tutorial ou algo assim para iniciantes em pedais caseiros?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar

RHenrique
    Cara, para um som punk, esse "set" está legal, tirando essa Special II aí que é bem ruinzinha, com corpo de compensado.
    Não conheço esse amp, mas creio que vc podería fazer um dos meus projetos, MiniFuzz ou SuperFuzz.
    Abç

Van_Lorien
    Veterano
    # jan/09
    · votar

RHenrique
    Dá um jeito de trocar essa guitarra, acho que ela não serve nem mesmo pra punk. Quanto ao amplificador, nunca ouvi falar.

Faz como o Mauricio Luiz Bertola disse, começa montando algum dos projetos dele, especialmente o MiniFuzz, olha o site Handmades também, lá tem muito material bom, como tutoriais e projetos, inclusive o MiniFuzz do Bertola.

RHenrique
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: RHenrique
    · votar

obrigado pela ajuda, mas sobre a special II, que eu saiba a special I é de compensado, a II já não é... eu toquei nas duas e já senti uma grande diferença só em pegar nela

sobre o amp, ele é bem ruinzinho mesmo... eu estou esperando chegar um marshall usado numa loja aqui pra testar ele e se pá comprar ;D

edit-
    cara eu num consegui me situar naquele hadmades não...

infhector
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Por punk eu digo punk mesmo, não esses boutique de agora.
    seria algo como: Restos de Nada, Colera, Sex Pistols, Clash
    ou seria mais para algo como: Olho Seco, Hino Mortal, Riistetyt, Discharge ???
    Fala algumas bandas que vc quer ter uma base no tipo de som, pois varia entre 2 extremos.

Ao contrario da galera ae, acho que pra este tipo de som, o mais importante esta no drive e no ampli.

Voce vai tocar sempre com o seu ampli? ou vai tocar em gigs sempre com um ampli diferente? toca em banda? qual?
    Dá mais detalhes, assim fica mais facil de ajudar.

zaqueu_grunge
    Veterano
    # jan/09
    · votar

RHenrique
    Uma guitarra com ponte fixa, humbucker e quem sabe braço colado (ex. tipo SG, LP (de preferencia não essa sua Epi Special, corpo de compensado é foda...), Flying V, Explorer) e um bom amplificador com drive... Marshall Valvestate, Laney LV200/TF200, nem precisa de pedal de drive...

Como o Bertola sugeriu, fuzz fica maneiro pra punk, esse seu pedal não tem muito ganho, se quiser usar pedais compre algum de distorção e não de overdrive.

Abraço

RHenrique
    Veterano
    # jan/09
    · votar

infhector a princípio bandas das antiga como clash, sex pistols, ramones, misfits, e uns mais revival tipo NOFX, Rancid e pá
    sobre o ampli num vai ser sempre com ele não, vai ser com ele até eu comprar outro :D e vai ser pra banda sim, não agora ^^ acabaram de me chamar, tipo tá faltando batera e baixo ;)

zaqueu_grunge esse pedal eu ganhei em sorteio, eu não cmprei ele EHSIUIEHE enfim, sei lá eu curto o som da minha special, não sei se é por ter acostumado, mas eu acho o clean dela incrível

btw, trocar a guitarra está totalmente fora de questão, ela tem muito valor sentimental pois meu avô que deu ela pra mim e ele se ferrou todo pra pagar, eu acho que ia ser uma baita sacanagem com ele me desfazer desta guitarra, além do que to sem fonte de renda fixa

infhector
    Veterano
    # jan/09
    · votar

o ideal seria um Distortion no lugar do Overdrive, mas no geral Overdrive com drive bem acentuado pode-se conseguir bons resultados para punk rock, pra sons mais pesados tipo HC vai faltar, (derrepente tentar usar ele empurrando o drive do ampli e ve se consegue chegar num bom resultado, sem chiadeiras).
    Pra punk num precisa muita coisa não, indispensavel é:
    Guitarra - a sua da pra levar sim (embora uma melhor seria desejavel)
    Ampli - tente pegar o Melhor possivel
    Distorção (caso o ampli nao tenha uma boa, consiga um bom pedal).
    Qual ou quais? bom ai vai do gosto, o melhor a fazer é testar
    De inicio para ensaio o seu equipamento da pro gasto, teste configurações, fuce no pedal e abuse da equalização do ampli, tire o melhor que o equipo possa dar.
    Depois, caso siga em frente com a banda, tente melhorar o equipo.
    (ps. para gigs, um ampli de 100 W RMS é "desejavel")

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar

infhector
    esqueceu de citar Espermogramix, Coquetel Molotov, Não Religião, GBH, Dead Kennedys, Bad Brains, Subhumans, Rattus e Black Flag (crossover)!
    True Punk Rules!!

slash_web
    Veterano
    # jan/09
    · votar

PUNK que é PUNK não liga para a qualidade da coisa... vai lá e tira o melhor dela :E!

mas hein , pega qualquer pedal mano... algum distorçao , bota no talo e destroi tudo!

pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar

RHenrique

Pra iniciar no pedal caseiro, nada melhor que o fuzz do Bertola! no site www.handmades.com.br tem tudo que vc precisa saber sobre a montagem dele.

Conheço o seu amp, o voxstorm, o clean até acho usável, mais o canal sujo deixa muito a desejar, acho a equalização dele pouco eficiente.

No seu lugar, eu compraria um amplificado melhor, talvez um laney LV que tem uma boa dist, então usaria o overdrive da Groovin que é um bom pedal, para empurrar a distorção do ampli, o que geraria um som bem punk.

Essa epiphone special II eu nunca testei, se vc gosta dela e acha que vale a pena, talvez covenha colocar um cap melhor na ponte, um Malagoli Intruder seria muito bom!

Vc teria um som pesado e definido, definição não é muito importante para os Sex Pistols da vida, que básicamente não contém solos nem riffs mais complexos, mais para um Clash, vem a calhar.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Punk e Caseiros