Autor |
Mensagem |
Johnny Thunders Veterano |
# nov/08
Saudações! Alguém já montou um tremolo com o CMOS 4016? Ele é bico de fazer, mas o circuito quando não está em uso fica mandando um sinal poc, poc, poc sem parar. Alguma dica?
|
Diino Veterano |
# nov/08
· votar
Johnny Thunders
provavelmente impedância. soluções prováveis:
*aumentar a impedância de entrada * detectar a frequencia desse (ploc) e fazer um filtro para atenuar (isso implica em perda de frequencias, consequentemente, timbre) *mudar o CI
eu nao conheço tremolo com isso ai, tem como mandar o esquema? talvez a gente possa ajudar vendo como estao dispostos os componentes, pode ter algo errado tb.
abç!
|
# nov/08
· votar
Salve Diino!
O esquema está em: www.geocities.com/diygescorp/robovox.gif Vou testar as dicas.
|
Diino Veterano |
# nov/08
· votar
Johnny Thunders
estranho esse circuito, mas de toda a forma, veja essas minhas dicas. eu percebi que ele nao tem nenhum CI externo a nao ser ele, a impedância de entrada fica por conta daquele potenciômetro na entrada/saída. eu to numa correria danada cara, sexta feira (se ninguém te ajudar ate lá) eu vou analizar com calma, ver o datasheet e tentar descobrir o que ta dando ai.
abç!
|
# nov/08
· votar
Tranquilo! Bom feriado!
|
DotCom Veterano |
# nov/08
· votar
Johnny Thunders Quando não está em uso... Como assim? Quando não tem nada conectado a ele?
|
# nov/08
· votar
Explicando melhor: o pedal está ligado e com os cabos e não estou tocando e ele fica enviando o sinal para o amp. Parece que este CI apenas faz um "liga e desliga" e esse tal de poc-poc vem do terra. Não sei...
|
DotCom Veterano |
# nov/08
· votar
Johnny Thunders Esse CI é uma chave digital.
O que ele faz é ficar abrindo e fechando cada chave, permitindo e barrando a passagem de sinal periodicamente.
Nessa abertura e fechamento, é ocasionado o ploc, que provavelmente é algum capacitor se carregando ou descarregando rapidamente.
Então: 1) Verifique se as ligações pro terra estão bem feitas. 2) Tenta colocar um resistor (de 1M) entre o positivo do IN e o terra. 3) Se (2) não funcionar, faça um buffer de entrada. (Se precisar de ajuda com o buffer, mande uma MP)
Geralmente isso atenua "plocs" em pedais.
|
# nov/08
· votar
Vou testar a dica do resistor. Já coloquei um capacitor cerâmico entre o in e o out e diminui um pouco o ruído sem interferir no sinal. Eu tenho uns esquemas de buffers mas não sei usá-los. Agora discurpe a ignorância, o que é uma MP? (este é o primeiro forum de que participo). Abraço!
|
mjcmello Veterano |
# nov/08
· votar
Johnny Thunders
No outro post você pediu um auxílio aqui para este circuito. Eu dei uma olhada no esquema e não entendi muito bem qual foi a idéia do cara que projetou isso.
Pelo que pude perceber, isto é uma chave eletrônica onde ele monta um circuito oscilador que fica ligando e desligando a voz. Com relação ao toc-toc, parece que esta frequência está baixa. Experimenta voltar os capacitores pra 10n e vê se o toc-toc pára.
|
# dez/08
· votar
Virei o circuito do avesso. Acho que esse ruído é intrínseco do CI. Voltado os caps para 10n, ele volta a ser o circuito original chamado Robovox. Até que é legalzinho, mas acho que este circuito fica mesmo para amadorismo. Abraço a todos!
|